Resumo (PT):
José Rodrigues
Traduções do ser apaziguando o tempo
Vertentes e modos de um percurso
Este trabalho é uma abordagem à obra de José Rodrigues segundo uma perspectiva que valoriza o modo como os materiais e as técnicas podem ser trabalhados e relacionados tornando-se portadores de sentidos a partir da sua condição material; como pode ser evidenciada a sua capacidade expressiva independentemente de estratégias narrativas ou descritivas eventualmente coexistentes e como podem tornar-se ampliadores de interpretações, estimulando a atenção do observador para o registo comunicativo da obra na sua materialidade. Assim, não pretende ser um estudo crítico do trabalho de José Rodrigues realizado durante determinado período nem conter um levantamento ou inventário exaustivo da sua obra; pelas mesmas razões, não tem carácter de biografia. Concentramo-nos no estudo de alguns momentos do seu percurso artístico, entre 1960 e 2007, que eficazmente permitem documentar o ponto de vista adoptado.
O curso da investigação indicou-nos um tema subjacente a um relevante número de obras, desde a fase inicial da produção de José Rodrigues até à actualidade, que define uma coerência interna do seu trabalho e que se impôs compondo um círculo de significados: a dialéctica materialização/desmaterialização. Concretizado de vários modos e nas diversas vertentes de expressão, esse tema de fundo é abordado em cada momento de acordo com o processo criativo do artista que exige uma permanente reintegração das experiências anteriores nas novas construções resultantes de cada momento vivencial.
O trabalho é constituído por um volume de texto e por um volume de anexos, contendo este fichas de informação básica sobre as obras, dividido em quatro tomos que abrangem a diversidade de áreas de expressão de José Rodrigues: o primeiro dedicado à Escultura, o segundo dedicado à produção nas áreas da Cenografia, Medalhística, Cerâmica, Vidro e Escultura em Prata/Ourivesaria, o terceiro, dedicado ao Desenho e Obra Gráfica e o quarto tomo documentando a indissociável relação escultura-desenho presente na sua obra, através do exemplo de um tema interpretado nas duas disciplinas.
Abstract (EN):
José Rodrigues
Translations of Being Pacifying Time
Aspects and Modes of a Path
This dissertation offers an approach to José Rodrigues’ body of work that highlights the way in which materials and techniques are worked and interconnected to become bearers of meaning anchored in their material condition; how their expressive quality is evidenced regardless of narrative or descriptive techniques that may coexist; and how they amplify interpretation, drawing the viewer’s attention to the communicative content in the work’s materiality. This dissertation does not, therefore, purport to be a critical study of José Rodrigues’ oeuvre carried out during a specific time period, nor does it include a systematic analysis or exhaustive inventory of his work; for the same reasons, it is not a biographic study. We have put our focus on studying a few moments of his artistic path, between 1960 and 2007, that allow us to effectively document our approach.
The course of the research uncovered a theme underlying a significant number of pieces, from the initial phase of José Rodrigues’ production until the present time, a theme that points to the coherent aspects within his body of work and that further imposed itself by creating a circle of meanings: the dialectics of materialization/dematerialization. We approached this underlying theme, materialized in various ways and forms of expression, in different ways according to the artist’s creative process that requires a constant reintegration of previous experience into the new constructions that, in turn, result from each experiential moment.
The dissertation is made up of one volume of text and one volume of appendixes, the latter containing information on individual pieces and divided into four tomes encompassing the creative diversity of José Rodrigues: the first one is dedicated to his Sculpture; the second to his production in the fields of Scenography, Art Medals, Ceramics, Glass and Silver Sculpture/Jewelry; the third to Drawing and Graphic Work; and the fourth to the documentation of the indissociable relationship between sculpture and drawing through a theme interpreted by the artist in both disciplines.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Notes:
Tese constituída por dois Volumes sendo o segundo volume constituído por 4 tomos (Volume I - corpus; Volume II - Anexos)
Volume II - Tomo I - Escultura
Volume II - Tomo II - Cenografia, Medalhística, Cerâmica, Vidro, Escultura em Prata/Ourivesaria
Volume II - Tomo III - Desenho e Obra Gráfica
Volume II - Tomo IV - Duas Expressões, o mesmo tema