Resumo (PT):
A capacidade de reflexão sobre aspetos da prática letiva é uma das dimensões
atualmente valorizadas nos modelos de formação inicial de professores. A eficácia dos meios
usados para o seu desenvolvimento nos estudantes é uma questão em aberto. O conhecimento
relacionado com o efeito que as ferramentas utilizadas na formação inicial de professores têm
na capacidade de reflexão pode ser aprofundado mediante a análise de um dos géneros de texto
em que esta se objetiva: o relatório de observação de aulas.
Tendo por objeto de estudo a secção do relatório de observação de aulas centrada na elaboração
de comentário crítico, a análise visa a descrição linguística e pragmática dos enunciados
em que é vazada a reflexão crítica. Os resultados apontam para uma organização discursiva
com forte investimento em movimentos de justificação/explicação e de reparação, em conformidade
com os princípios de cortesia/delicadeza no discurso (Fonseca 1996), e em estratégias
de atenuação de que se revestem os enunciados do segmento discursivo em análise (Briz 2007),
nomeadamente os assertivos e apreciativos.
Os dados são relevantes para a regulação dos processos de formação conducentes ao desenvolvimento
do pensamento crítico e da reflexão sobre a prática letiva em futuros professores.
Abstract (EN):
At present, when considering models for initial teachers training the capacity to
reflect on different aspects of teaching is valued. The efficiency of the approaches used to develop
this capacity in the students is an open question. Knowledge about the results of the tools used
in initial teachers training may be enhanced by the analysis of one of the texts types where the
reflexion is transcribed, the classroom observation report.
The section of the classroom observation report centred in the critical comment is the object
of study. Hence, the analysis looks at the linguistic and pragmatics description of the utterances
where the critical reflection takes form. The results show a discursive organisation with a strong investment in movements of justification/explanation and repair, accordingly to the principles of courtesy/politeness in speech (Fonseca 1996), and in strategies of attenuation commonly present in the utterances of the discursive segment under analysis (Briz 2007), namely the assertive and appreciative ones.
Data is relevant for the regulation of formation processes leading to the development of critical thinking and reflection about classroom practice for future teachers.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific