Go to:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Start > Project: 0098_PAISACTIVO_1_E

Project: 0098_PAISACTIVO_1_E

Project name: PAISACTIVO - Paisajes cortafuegos: activación del espacio rural para un territorio resiliente
Project code: 0098_PAISACTIVO_1_E
Proposing institution/Lead promoter/Coordinating entity: Agencia Gallega de Desarollo Rural
Partner(s)/Co-promoter(s)/Participating institution(s): Ayuntamiento de Monterrei; Câmara Municipal de Baião; Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa; Direção-Geral do Território; Faculdade de Letras da Universidade do Porto; Fundacion Juana de Vega; Universidade de Santiago de Compostela
Date of approval: 2023-09-28
Start date: 2023-09-01
Completion date: 2026-10-30
Total Financial Support
União Europeia - FEDER: 1.186.114,70 EUR
Financial Support to the University of Porto
Total of the University of Porto: 69.922,71 EUR
União Europeia | União Europeia - FEDER | Faculdade de Letras da Universidade do Porto: 69.922,71 EUR
Objectives, activities and expected/achieved results
O projeto PAISACTIVO (Paisagens corta-fogos: ativação das zonas rurais para um território resiliente) visa aumentar a resiliência do território face ao risco de incêndio, potenciando e melhorando a gestão sustentável das zonas agroflorestais, enquanto protege e dinamiza os aglomerados rurais, promovendo a sua sustentabilidade.

Objetivos do projeto:
Desenvolver, no âmbito do projeto PAISACTIVO, um novo instrumento de planeamento e de ação, abrangente e inovador, que proporcione uma abordagem atualmente inexistente e que faça avançar os conhecimentos, as ferramentas, as práticas e a cooperação necessários para a sua aplicação.

Resultados esperados:
- A implementação do novo quadro de intervenção nas zonas rurais - os Projetos Territoriais Modelo -, que articulam, ao nível dos projetos municipais, abordagens holísticas das aldeias e da paisagem em que se inserem.
- O reforço das capacidades e know-how das equipas técnicas dos parceiros, em especial daqueles com responsabilidades em matéria de ordenamento do território e de gestão do território.
- A promoção de novas atividades ecológicas, agroecológicas ou agrossilvopastoris para a valorização da biomassa como motor de desenvolvimento das zonas abandonadas.
- A coaprendizagem institucional e a inovação transfronteiriça conjunta, com melhores abordagens de gestão territorial em ambos os lados da fronteira, facilitando assim a coordenação da prevenção do risco de incêndio. Esta ação complementará a colaboração já consolidada no domínio do combate aos incêndios.
- A promoção de um ecossistema de partilha de experiências e inovação na gestão das terras e na resiliência das aldeias.
- A sensibilização e capacitação dos estudantes da zona de intervenção em matéria de resiliência territorial e adaptação às alterações climáticas como estratégia de desenvolvimento das zonas rurais.
Recommend this page Top