Hematologia I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências da Saúde |
Ocorrência: 2024/2025 - SP 
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O objectivo de Hematologia I é estudar a abordagem clínica e laboratorial a um doente para avaliação hematológica, estudar o processo hematopoiético, a fisiopatolologia do eritrócito e as anemias, dando particular enfase às patologias eritrocitárias de maior prevalência em Portugal. Pretende-se que o estudante, com base nos conhecimentos teóricos, saiba compreender e executar um estudo laboratorial hematológico e proceder à sua sua leitura e interpretação, na abordagem de um doente hematológico.
Resultados de aprendizagem e competências
O conteúdo teórico desta unidade curricular pretende dotar o estudante de conhecimentos hematológicos, bioquímicos, fisiológicos, imunológicos e genéticos necessários para compreender os mecanismos envolvidos na produção de células sanguíneas e no desenvolvimento de patologias do eritrócito. Estes conhecimentos vão permitir ao estudante uma melhor compreensão dos achados clínicos e laboratoriais, essenciais para o diagnóstico e prognóstico dessas doenças, bem como do seu tratamento.
Paralelamente, na componente laboratorial desta unidade curricular, o estudante realizará estudos laboratoriais hematológicos usados para diagnóstico de doenças hematológicas. A apresentação e discussão de casos clínicos ilustrativos das patologias em estudo, contribuirá para uma melhor integração dos conhecimentos teóricos e laboratoriais e, ainda, para o estudante desenvolver capacidades de resolução e análise perante um doente com anemia ou outra patologia do eritrócito.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Hematopoiese. Abordagem laboratorial para estudo hematológico.
Eritrócito: morfologia, composição da membrana e do citoplasma, metabolismo, senescência e remoção.
Anemias: adaptação fisiológica, manifestações clínicas e sintomatológicas. Classificação da anemia. Metabolismo do ferro, vitamina B12 e ácido fólico. Apresentação clínica, laboratorial e tratamento de diferentes tipos de anemia. Anemia ferripriva; anemia sideroblástica; anemia das doenças crónicas e neoplásicas; anemias macrocíticas megaloblásticas e não megaloblásticas; anemias hemolíticas: talassemias e hemoglobinopatias, esferociotse e eliptocitose hereditárias; deficiência em glucose-6-fosfato desidrogenase; doença hemolítica do recém-nascido.
Aplicação da citometria de fluxo ao estudo de anemias.
Estudo genético para diagnóstico de eritroenzimopatias, talassemias e hemoglobinopatias, patologias da membrana do eritrócito e de perturbações no ciclo do ferro.
Execução laboratorial de hemogramas, contagem de reticulócitos e estudo laboratorial de anemias.
Bibliografia Obrigatória
Hoffbrand AV; Essential Haematology, Wiley-Balckwell, 2011. ISBN: ISBN: 978-1-4051-9890-5
Hillman Robert S; Hematology in Clinical Practice: a guide to diagnosis and management. ISBN: 0-07-137502-3
Bibliografia Complementar
Hoffbrand AV; Color Atlas of Clinical Hematology. ISBN: 0-7234-3115-9
Hoffbrand AV; Postgraduate Hematology, 2016
Beutler E; Williams Hematology
Williams William J; Hematology
Lewis S, Mitchell; Dacie and Lewis Practical haematology
Lee G Richard; Wintrobe's Clinical Hematology
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Na primeira aula os estudantes são informados sobre o programa teórico e laboratorial da unidade curricular, sobre a avaliação de conhecimentos e bibliografia recomendada. As aulas teóricas magistrais são ilustradas com diaporamas. Nas aulas são apresentados e discutidos casos clínicos ilustrativos das patologias em estudo.
Na primeira aula laboratorial o aluno aprende a fazer colheitas de sangue e nas restantes executa individualmente as determinações hematológicas previstas no programa.
A frequência das aulas teóricas e laboratoriais é obrigatória (75% das aulas). É feita uma avaliação de conhecimentos em exame escrito final. O exame incide sobre toda a matéria leccionada nas aulas teóricas e laboratoriais.
Os alunos com classificação inferior a 9,5 são considerados reprovados.
Software
não aplicável
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
0,00 |
Elaboração de projeto |
0,00 |
Elaboração de relatório/dissertação/tese |
0,00 |
Estudo autónomo |
120,00 |
Frequência das aulas |
42,00 |
Realização de Estágio |
0,00 |
Trabalho de campo |
0,00 |
Trabalho de investigação |
0,00 |
Trabalho escrito |
0,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Presença em pelo menos 75% das aulas teóricas e laboratoriais.
Fórmula de cálculo da classificação final
Nota final = nota do exame teórico escrito (0 a 20 valores)
Melhoria de classificação
Na época de recurso do exame final
Observações
Poderá haver alterações ao programa, decorrentes da evolução da pandemia.