Código: | MI072113 | Sigla: | IMUNOL |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências da Saúde |
Ativa? | Sim |
Página Web: | http://moodle.up.pt |
Unidade Responsável: | Laboratório de Microbiologia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MICF | 241 | MICF - Plano de Transição 2023/24 | 2 | - | 6 | 52 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Anabela Cordeiro da Silva | Regente |
Teórica: | 2,00 |
Prática e Laboratorial: | 2,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teórica | Totais | 1 | 2,00 |
Anabela Cordeiro da Silva | 2,00 | ||
Prática e Laboratorial | Totais | 11 | 22,00 |
Lucilia Helena Ataíde Saraiva | 6,00 | ||
Anabela Cordeiro da Silva | 16,00 |
Principais objectivos de aprendizagem: pretende-se que os estudantes desenvolvam a capacidade de:
Aquisição das noções básicas dos componentes que constituem os tecidos e orgãos implicados na resposta imunológica.
Conhecimento da composição dos diferentes constituintes celulares e moleculares presentes nos fluidos biológicos. Aquisição da metodologia experimental básica utilizada nas determinações das diferentes populações celulares e domínio da técnica de microscopia para análise das diferentes estruturas.
No âmbito das competências transversais, esta Unidade Curricular tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da:
Competências Cognitivas: pensamento analítico, crítico, reflexivo e criativo;
Competências Metodológicas: gestão de tempo, capacidade de planeamento e competências digitais.
Competências Sociais: comunicação interpessoal e trabalho colaborativo.
Evolução da prática experimental do aluno ao longo do semestre para uma maior autonomia e aplicação a novas situações.
Os estudantes devem ter a capacidade de:
A unidade curricular Imunologia requer conhecimentos prévios relacionados com a Biologia Molecular e Celular assim como de Microbiologia Geral. Estas unidades curriculares devem, por isso, anteceder o ensino da Imunologia. Os seus conhecimentos são fundamentais para a compreensão dos diferentes componentes da resposta imunológica assim como o conhecimento dos diferentes agentes invasores que induzem uma resposta imunológica.
Teórico:
Sistema imunológico;
Imunidade Inata / adquirida;
Complemento;
Antigénios;
A estrutura e função das Imunoglobulinas.
Reacções Antigénio – Anticorpo: Afinidade; Avidez; Especificidade dos anticorpos.
Resposta imunológica dirigida.
Resposta humoral primária e secundária.
Tipos de interacções celulares e moléculas imunológicas; Complexo Major de Histocompatibilidade e Receptores das células T e B, complexo CD3 moléculas acessórias e coestimulatórias.
Reconhecimento, apresentação via MHC classe I ou classe II. Superantigénio;
Imunidade Celular: Imunorregulação: papel das células dendriticas, das células NKT e células T reguladoras.
T auxiliares: Th1,Th2, Th17, Th9.
Citoquinas e activação de macrófagos.
Mecanismos de citotoxicidade.
Imunomodelação e imunometabolismo.
Imunogenética: Factores genéticos que inflênciam a resposta imunológica.
Imunização – Imunização passiva e activa.
Tolerância e Autoimunidade.
Estados de hipersensibilidade.
Imunologia Tumoral.
Imunodeficiências primárias e secundárias.
Laboratoriais:
Isolamento de células mononucleadas do sangue periférico Humano.
Imunofluorescência de células espléticas em lâmina e análise das populações celulares por citometria de fluxo.
Separação de proteínas antigénicas por SDS_PAGE e análise da imunogenicidade por Western Blot.
Doseamento de imunoglobulinas no soro pela técnica de ELISA e detecção das células produtoras de anticorpos por ELISAspot.
Detecção qualitativa da expressão do RNAm que codifica para diferentes interleuquinas por PCR.
Diferentes sistemas de detecção do complexo imunológico antigénio-anticorpo: Imunodifusão radial, Técnica de Rocket, Imunohistoquimica.
Utilização da técnica de aglutinação em Latex para detecção de anticorpos autoimunes.
Apresentação pelos alunos e discussão de artigos ciêntificos relacionados com as técnicas utilizadas durante os trabalhos experimentais.
As aulas serão lecionadas pelos docentes da UC. Ocasionalmente poderão ser lecionadas por convidados, cuja área de especialização seja considerada pelo regente uma mais-valia para as referidas aulas. Alguns trabalhos laboratoriais terão o apoio de estudantes de doutoramento com treino e conhecimento das técnicas a serem lecionadas nos mesmos. Todas as aulas serão no entanto acompanhadas pelos docentes da UC.
AULAS TEÓRICAS:
AULAS LABORATORIAIS:
PLATAFORMA DE E-LEARNING:
PERÍODOS DE ATENDIMENTO PEDAGÓGICO
Estabelecidos na 1ª aula teórica. Os docentes estão contactáveis por e-mail institucional ou pelo fórum de dúvidas da plataforma Moodle.
O método de ensino foi adaptado ao ensino à distância durante o período de quarentena devido à epidemia Covid-19.
Designação | Peso (%) |
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Teste | 25,00 |
Exame | 75,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 4,00 |
Frequência das aulas | 4,00 |
Total: | 8,00 |
- A assistência dos alunos às aulas laboratoriais é obrigatória, sendo considerados sem frequência os alunos cuja assistência seja inferior a 75% das aulas previstas.
- A assistência dos alunos às aulas teóricas não é obrigatória.
- Frequência: a frequência é válida para o ano letivo corrente e para os 2 anos letivos seguintes. Assim, para o ano letivo corrente, consideram-se válidas as frequências obtidas nos anos letivos 2020/21 e 2021/22.
- Os alunos com a UC em atraso que tenham frequência da mesma e realizado o mini-teste estão dispensado da realização do mesmo no presente ano letivo. Contudo é dada a oportunidade de subida de classificação se o aluno pretender repetir o mesmo.
- Componente distribuída da avaliação:
Mini-teste sobre a matéria dada nas aulas laboratoriais. A classificação final da avaliação distribuída será expressa no final do semestre lectivo, numa escala de 0 a 20 valores.
- Exame final:
O exame final consistirá numa prova escrita e incidirá sobre as matérias lecionadas nas aulas teóricas. A classificação do exame final será expressa numa escala de 0 a 20 valores.
O exame é de realização obrigatória e os estudantes terão que obter uma classificação mínima no exame final igual ou superior a 9,5 valores em 20.
Não estão previstas provas orais.
- Para obter aprovação à unidade curricular, os estudantes precisam de obter uma classificação final mínima de 10 valores (ver cálculo da classificação final, resultante das duas componentes de avaliação), de acordo com as “Normas de Avaliação” da FFUP. Apenas a classificação final será arredondada às unidades.
Cálculo da classificação final:
A classificação final da unidade curricular corresponderá à classificação obtida no Exame final escrito (contributo percentual de 75%) acrescida da classificação obtida na avaliação distribuída (contributo percentual de 25%). A classificação final será expressa numa escala numérica inteira de 0 a 20.
Alunos considerados em regime especial, entre outros casos abrangidos pela Lei, são os alunos que são pais de crianças com menos de 3 anos de idade, os indivíduos abrangidos pelo serviço militar obrigatório, dirigentes associativos, atletas de alta competição, indivíduos que exerçam funções efectivas previstas no artigo 73 do Decreto-Lei 448/79 de 13 de Novembro, ratificado, com alterações, pela Lei n º 19/80 de 16 de Julho. - Os exames para os alunos em regime especial são realizados de acordo com o estabelecido na legislação aplicável a cada situação específica.
Conforme normas de avaliação FFUP.
O aluno tem direito a requerer a repetição das provas do exame final para melhoria de nota de acordo com as normas de avaliação da FFUP.
Pressupõem-se os conhecimentos básicos de Biologia, Genética Molecular e Microbiologia. Recomenda-se a revisão constante desses conhecimentos ao longo do curso de Imunologia.
A disciplina poderá eventualmente ser ministrada em Inglês.
Estudantes de Mobilidade
Para além dos estudantes que possam rapidamente desenvolver competências de compreensão do Português (nomeadamente Espanhóis e Italianos), aceitam-se Estudantes de Mobilidade fluentes em Inglês. A UC é lecionada em Português, no entanto, os docentes disponibilizam bibliografia e apoio em inglês. Para além disso, os processos de avaliação dos Estudantes de Mobilidade são passíveis de ser, a seu pedido, em inglês.
Alterações decorrentes do Plano de Contingência Covid-19
Cenário de limitação na lotação das salas e laboratórios para aulas presenciais
Cenário de todas as aulas decorrerem à distância