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Impacto Ambiental dos Medicamentos

Código: MI155192     Sigla: IAM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Saúde

Ocorrência: 2022/2023 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Laboratório de Toxicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MICF 19 MICF - Plano Oficial 4 - 3 52 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A avaliação do impacto ambiental dos medicamentos corresponde a uma área fundamental do conhecimento e prática Farmacêutica, nomeadamente nos seguintes domínios:

- Na preparação e avaliação de processos de introdução de novos medicamentos no mercado.

- No impacto dos fármacos e respectivos metabolitos, bem como dos excipientes e outros produtos de utilização farmacêutica.

- Na recolha e destruição de medicamentos fora de uso.

- No tratamento de águas residuais contaminadas com produtos de utilização farmacêutica.

O objectivo principal desta unidade curricular é fornecer aos estudantes uma informação actual do ponto de vista teórico, prático e regulador sobre o impacto ambiental dos medicamentos e outros produtos relacionados com a área da saúde, bem como no desenvolvimento de processos de eliminação dos riscos ambientais inerentes.

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes devem ficar preparados para utilizar os conhecimentos adquiridos na sua actividade profissional como farmacêuticos, docentes e investigadores, nomeadamente no aconselhamento que fornecem à comunidade, na transmissão destes conhecimentos de forma integrada aos novos profissionais, no acompanhamento da separação e destruição dos medicamentos e outros produtos na área da saúde, na execução de estudos de impacto ambiental e/ou na interpretação dos respectivos resultados. Neste último ponto os conhecimentos adquiridos possuem especial relevância na avaliação de relatórios de submissão de novos medicamentos às autoridades reguladoras nacionais e internacionais.

Contribuição dos resultados de aprendizagem para os objetivos do MICF

 

Contribuição para o Ato Farmacêutico:

b
) Registo, fabrico e controlo dos medicamentos de uso humano e veterinário e dos dispositivos médicos;
h) Informação e consulta sobre medicamentos de uso humano e veterinário, dispositivos médicos, sujeitos e não sujeitos a prescrição médica, junto de profissionais de saúde e de doentes, de modo a promover a sua correta utilização
i) Acompanhamento, vigilância e controlo da distribuição, dispensa e utilização de medicamentos de uso humano e veterinário, de dispositivos médicos;
l) Execução, interpretação e validação de análises toxicológicas, hidrológicas, e bromatológicas;


Contribuição para o Quadro 2 da Diretiva da 2005/36/EC

 (c) conhecimento adequado do metabolismo e dos efeitos dos medicamentos, da ação das substâncias tóxicas e da utilização dos medicamentos;
(d) conhecimentos adequados para avaliar dados científicos relativos a medicamentos, a fim de poder fornecer informações apropriadas com base nestes conhecimentos.
e) conhecimento adequado dos requisitos (legais e outros) associados ao ato farmacêutico.

 

Contribuição para as competências definidas no documento “FIP Global Competency Framework”:

1.2 Promoção da saúde
1.2.2 Aconselhamento na promoção da saúde, controlo e prevenção de doenças e estilos de vida saudáveis

1.2.3 Identificar e apoiar as prioridades e iniciativas nacionais e locais em matéria de saúde

1.3 Aconselhamento e Informação sobre Medicamentos
1.3.1 Aconselhamento do paciente/população no uso seguro e racional dos medicamentos (incluindo na seleção, uso, contraindicações, armazenamento, e efeitos adversos de medicamentos com ou sem necessidade de prescrição)

 

2.3 Ato de dispensar

2.3.2 Comunicar com precisão os medicamentos defeituosos ou de qualidade inferior às autoridades competentes () 2.3.7 Rotular os medicamentos (com a informação necessária e apropriada)

 

2.4 Medicamentos

2.4.1 Aconselhar os doentes sobre as condições adequadas de armazenamento dos medicamentos e assegurar que os medicamentos são armazenados adequadamente (por exemplo, humidade, temperatura, data de validade, etc.)

3.6.5 Melhorar e gerir a prestação de serviços farmacêuticos.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

São necessários os conhecimentos de química, farmacologia, bioquímica e microbiologia adquiridos do 1º ao 4º ano da licenciatura em Ciências Farmacêuticas.

Programa

Ensino Teórico:

1. Definição actual de ecotoxicologia e respectiva aplicabilidade aos medicamentos.

2. Contaminação e poluição.

3. Ocorrência, destino e efeitos dos produtos farmacêuticos no ambiente.
3.1 Vias de exposição do ambiente aos diferentes produtos farmacêuticos.
3.2 Exposição ambiental a grandes volumes de produtos farmacêuticos.
3.3 Razões para a avaliação dos riscos ambientais suscitados pelos produtos farmacêuticos.
3.4 Factores a ter em conta na avaliação dos riscos ambientais.
3.5 Destino dos fármacos nas estações de tratamento de águas residuais (ETARs).
3.6 Resíduos de fármacos em efluentes de ETARs.
3.7 Resíduos de produtos farmacêuticos em compartimentos aquíferos e nos solos.
3.8 Classes terapêuticas para as quais alguns efeitos ecotoxicológicos poderão ser previsíveis.

4. Eliminação de medicamentos.
4.1 Aterros.
4.2 Encapsulação.
4.3 Inertização.
4.4 Vitrificação.
4.5 Incineração.
4.6 Destruição Química e Física
4.7 Destruição dos produtos farmacêuticos em estações de tratamento de águas residuais.

5. Directivas da EMEA para a avaliação do impacto ambiental de produtos farmacêuticos.

6. Resíduos hospitalares.


Ensino Laboratorial

Na componente laboratorial serão ministrados os fundamentos teóricos e executadas as técnicas dos seguintes trabalhos laboratoriais:

1. Estudo da indução da proliferação dos peroxissomas no fígado de ratinho pelo bezafibrato.

2. Estudo da inibição da bomba sódio/potássio ATPase pelo alumínio em sinaptossomas preparados a partir de cérebro de ratinho.

3. Monitorização da qualidade da água doce com o microcrustácio Daphnia magna.

4. Avaliação do efeito de contaminantes ambientais sobre a actividade de um biomarcador: a acetilcolinesterase.

5. Avaliação da mutagenicidade de amostras ambientais pelo teste de Ames.

Bibliografia Obrigatória

Daughton Christian G. 340; Pharmaceuticals and personal care products in the environment. ISBN: 0-8412-3739-5
Kummerer Klaus ed.; Pharmaceuticals in the environment: sources, fate, effects and risks. ISBN: 3-540-41067-8

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

a) Aulas teóricas: 2/semana, 13 semanas. Apresentação do conteúdo programático na primeira aula. As aulas teóricas são ministradas com auxilio de suporte visual em "Powerpoint". b) Trabalhos de laboratório: Os trabalhos laboratoriais (2 horas/semana/ 10 semanas) são efectuados de forma a servir de suporte prático a matérias ministradas nas aulas teóricas.

Palavras Chave

Ciências Naturais > Ciências do ambiente > Ecologia > Ecotoxicologia

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 29,00
Frequência das aulas 26,00
Trabalho laboratorial 26,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

A assistência dos estudantes às aulas laboratoriais é obrigatória sendo considerados sem frequência os alunos cuja assistência seja inferior a 3/4 das aulas efectivamente leccionadas, desde que estas representem mais de 50% das aulas previstas. - A assistência dos alunos às aulas teóricas não é obrigatória.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação é feita apenas com exame final cotado para 20 valores, correspondendo 14 valores à parte teórica e 6 valores à parte laboratorial.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas de avaliação da FFUP.

Melhoria de classificação


  • Na época de recurso, apenas é possível melhorar a classificação da componente teórica, carecendo de inscrição nos serviços académicos para o efeito.

Observações

Estudantes de Mobilidade

Para além dos estudantes que possam rapidamente desenvolver competências de compreensão do Português (nomeadamente Espanhóis e Italianos), aceitam-se Estudantes de Mobilidade com fluência em Inglês. A UC é leccionada em Português, no entanto, os docentes disponibilizam bibliografia e apoio em inglês. Para além disso, os processos de avaliação dos Estudantes de Mobilidade são passíveis de ser, a seu pedido, em inglês.

Alterações decorrentes do Plano de Contingência Covid-19

Cenário de limitação na lotação das salas e laboratórios para aulas presenciais

  • Alterações nos “Objetivos”, “Resultados de Aprendizagem e Competências” e “programa”:
    • Sem alterações substanciais
  • Alterações nos “Métodos de ensino e atividades de aprendizagem”:
    • As aulas teóricas serão presenciais de acordo com a limitação da lotação da sala de aulas, com videoconferência síncrona, nos horários estabelecidos e com recurso a plataformas como o Colibri-Zoom e o Panopto para os estudantes que não tenham acesso à sala de aulas;
    • As aulas laboratoriais decorrem nos laboratórios, respeitando 50% da lotação usual, com a divisão da turma em turnos par e ímpar (indexação do turno às semanas par e ímpar do ano: https://calendar.center/pt/semana-par-ou-impar/).
      • As aulas de explicação dos trabalhos laboratoriais serão pré-gravados em vídeo e disponibilizadas (previamente às respetivas aulas laboratoriais) aos estudantes. 
  • Alterações no “Tipo de Avaliação”, “Componente de Avaliação”, “Componente de Ocupação”; Obtenção de Frequência”; “Fórmula de cálculo da classificação final” e “Melhoria de Classificação”:
    • Sem alterações substanciais, podendo, no entanto, alguns processos de avaliação decorrerem à distância

Cenário de todas as aulas decorrerem à distância

  • Alterações nos “Objetivos”, “Resultados de Aprendizagem e Competências” e “programa”:
    • Sem alterações. No entanto, a ausência da componente laboratorial compromete parcialmente o objetivo descrito do desenvolvimento de competências metodológicas e o resultado de aprendizagem associado à interpretação de protocolos e dados experimentais
  • Alterações nos “Métodos de ensino e atividades de aprendizagem”:
    • As aulas teóricas serão lecionadas em videoconferência síncrona, nos horários estabelecidos e com recurso a plataformas como o Colibri-Zoom e o Panopto;
    • As aulas laboratoriais são lecionadas em sessões síncronas em que se apresentam e se discutem os protocolos laboratoriais, assim como os resultados experimentais esperados.
    • O trabalho colaborativo na área da comunicação de risco em toxicologia será calendarizado ao longo do semestre em sessões síncronas
  • Alterações no “Tipo de Avaliação”, “Componente de Avaliação”, “Componente de Ocupação”; Obtenção de Frequência”; “Fórmula de cálculo da classificação final” e “Melhoria de Classificação”:
    • Sem alterações substanciais, devendo, no entanto, alguns processos de avaliação decorrerem à distância
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