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Marketing Farmacêutico

Código: MI144175     Sigla: MARKFARM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Sociais

Ocorrência: 2022/2023 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Laboratório de Tecnologia Farmacêutica
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MICF 41 MICF - Plano Oficial 4 - 3 52 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Aproximar o estudante do ciclo de estudos (CE) de Ciências Farmacêuticas à realidade dos recursos do marketing desde a indústria farmacêutica até às farmácias comunitárias.

Enquadrar o técnico de saúde nos conceitos de marketing em geral.

Sensibilizar para os impactos das tecnologias digitais no marketing actual.

Desenvolver as capacidades básicas para evoluir e aprofundar os conhecimentos nesta área.

Resultados de aprendizagem e competências

Proporcionar aos farmacêuticos as bases para a utilização dos recursos de marketing.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimento do enquadramento das várias áreas de actividade dos farmacêuticos desde a indústria à farmácia comunitária.

Programa

1. O conceito de Marketing

1.1. Definições, o papel do Marketing

2. Os Estudos de Mercado

3. O desenvolvimento da análise de marketing-mix

3.1. O Produto

3.2. O Preço

3.3. A Distribuição (Placement)

3.4. A Comunicação (Promotion)

4. O Marketing de Serviços

4.1. As Pessoas, os Processos e as Evidências Físicas

4.2. O marketing-mix na perspectiva de do Consumidor, da Conveniência, da Comunicação e do Custo

4.3. O enquadramento da Análise, da Adaptação, da Avaliação e da Activação

5. O Plano de Marketing

5.1. A análise SWOT

5.2. Desenvolvimento do Plano de Marketing

6. A evolução do Marketing

6.1. Do Marketing 1.0 ao 5.0

6.2. O Marketing Relacional

7. O Marketing 5.0 - a integração das tecnologias digitais no pensamento, planeamento e implementação do Marketing actual.

Bibliografia Obrigatória

Lindon Denis 070; Mercator XXI. ISBN: 972-20-2744-1
Philip Kotler, Iwan Setiawan e Hermawan Kartajaya; Marketing 4.0 Mudança do tradicional para o digital, 2017
Kotler, P.; Kartajaya, H.; Setiawan, I.; Marketing 5.0

Bibliografia Complementar

Philip Kotler; Marketing 3.0, 2014
Philip Kotler; Princípios de Marketing, 1998
Emanuel Rosen; Marketing Boca a Boca, 2001

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Apresentação e desenvolvimento das matérias nas aulas teóricas (2 horas/semana) com recursos a meios audiovisuais (Power Point e pequenos filmes).

Nas teórico-práticas (2 horas/semana) as matérias são desenvolvidas e consolidadas com a apresentação de notícias, artigos e outros materiais audiovisuais pelos alunos. 


O docente responsável encontra-se disponível para atendimento dos alunos nas horas anunciadas no início do semestre e por marcação prévia e acordada em qualquer outra altura.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 40,00
Teste 20,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 22,00
Trabalho de investigação 4,00
Total: 26,00

Obtenção de frequência

A assistência dos alunos às aulas teóricas não é obrigatória.

A assistência dos alunos às aulas teórico-práticas é obrigatória.

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação Final: 10%(Frequência TP)+30%(Participação TP)+40%(Trabalho proposto)+20%(Avalição das respostas às questões colocadas).

Provas e trabalhos especiais

Trabalho proposto no âmbito da disciplina.

Trabalho de estágio/projeto

n.a.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Conforme as normas de avaliação da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, 2010/2011, sem prejuízo do cumprimento da legislação especial aplicável.

Melhoria de classificação

Os alunos podem requerer melhoria de classificação de acordo com as normas de avaliação da Faculdade de farmácia da Universidade do Porto, 2010/2011.

Observações

Disponibilidade para contactar com áreas menos habituais no MICF, nomeadamente de Gestão e Marketing.
Língua de Ensino: Português e, eventualmente, Inglês.


Uma ficha da UC mais detalhada está disponível no Sigarra e ficará também disponível na plataforma moodle. 

Estudantes de Mobilidade

Para além dos estudantes que possam rapidamente desenvolver competências de compreensão do Português (nomeadamente Espanhóis e Italianos), aceitam-se Estudantes de Mobilidade com fluência em Inglês. A UC é leccionada em Português, no entanto, o docente disponibiliza bibliografia e apoio em inglês. Para além disso, os processos de avaliação dos Estudantes de Mobilidade são passíveis de ser, a seu pedido, em inglês.


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