Código: | MI074281 | Sigla: | TPROAL |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências Tecnológicas |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://moodle.up.pt/course/view.php?id=1257 |
Unidade Responsável: | Laboratório de Bromatologia e Hidrologia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MICF | 21 | MICF - Plano Oficial | 4 | - | 3 | 52 | 81 |
Enquadramento:
A qualidade e disponibilidade dos alimentos que consumimos é cada vez mais reconhecida como um fator determinante na saúde humana. Simultaneamente, a formação multidisciplinar do farmacêutico nas áreas da química, nutrição e saúde, é uma característica que importa valorizar e colocar ao serviço da comunidade.
Esta UC pretende demonstrar que, para além das questões relacionadas com a produtividade alimentar, foco dos profissionais das áreas técnicas da agricultura e tecnologia alimentar, a escolha e otimização dos processos tecnológicos mais adequados com vista à maximização das propriedades nutricionais e bioativas dos alimentos numa vertente ambientalmente sustentável requer uma formação abrangente de química e saúde, onde o farmacêutico se impõe.
Paralalemente a uma noção breve de tecnologia alimentar, será dado relevo às tecnologias de processamento alimentar emergentes, em particular em alimentos com potencial nutracêutico ou funcional. Será ainda focada a questão da valorização dos resíduos/desperdícios agro-alimentares, que apresenta um elevado impacto económico e ambiental, constituindo uma oportunidade para a obtenção de produtos de valor acrescentado, incluindo os de utilização farmacêutica.
Em cada ano letivo é definida uma temática a desenvolver nas aulas laboratoriais/TP: em 2021/2022, com acordo dos estudantes inscritos, poderá versar a problemática associada à desadequação nutricional de diversos alimentos, cuja ingestão potencia o desenvolvimntos de diversas doenças da atualidade, bem como o delineamento de estratégias para correção deste problema do ponto de vista legal e industrial (ver programa laboratorial).
Principais objetivos de aprendizagem: pretende-se que os estudantes desenvolvam a capacidade de:
No âmbito das competências transversais, esta Unidade Curricular tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento das seguintes:
Pretende-se que os estudantes:
- compreendam a importância da tecnologia alimentar como ferramenta para maximizar as propriedades nutricionais e bioativas dos alimentos, contribuindo para uma alimentação mais saudável e para uma melhor gestão económica e ambiental dos recursos.
- saibam distinguir as vantagens e desvantagens das metodologias emergentes de processamento alimentar.
- compreendam a importancia da implementação de sistemas HACCP e compreendam todas as fases do processo.
- desenvolvam uma faceta empreendedora, apresentando propostas para a resolução de problemas concretos, do ponto de vista tecnologico e ambiental, nomeadamente na procura e desenvolvimento de novos alimentos funcionais e de novas fontes proteicas.
- tenham capacidade de coordenar conhecimentos adquiridos noutras UCs, nomeadamente alimentação humana, química analítica, fitoquímica, etc., aplicando-os na resolução de problemas associados à saude.
- compreendam de forma critica o potencial que a formação multidisciplinar disponibilizada pelo MICF da FFUP apresenta, e do papel que podem vir a desempenhar nas diversas áreas da industria alimentar e farmacêutica, na produção de alimentos mais saudáveis e de suplementos alimentares.
Contribuições para a profissão farmacêutica
Incluindo-se maioritariamente nas competências do farmacêutico nas questões relacionadas com as analises bromatológicas e hidrológicas, suporta o seu papel enquanto agente de saúde publica na procura de fontes sustentáveis de recursos e na sua utilização adequada para produção de alimentos funcionais e suplementos alimentares, que permitam minorar o impacto das doenças cronicas da sociedade moderna.
Componente teórica
Componente laboratorial e teórico prática
As aulas teóricas são lecionadas tendo por base o recurso a meios audiovisuais (datashow e videos), procurando fomentar a participação ativa dos alunos.
As aulas praticas incluem visitas de estudo a indústrias da área alimentar.
As aulas e atividades a desenvolver no decurso do semestre são disponibilizadas via Moodle.
Designação | Peso (%) |
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Teste | 60,00 |
Trabalho de campo | 10,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de relatório/dissertação/tese | 11,00 |
Estudo autónomo | 12,00 |
Frequência das aulas | 52,00 |
Trabalho laboratorial | 6,00 |
Total: | 81,00 |
A assistência dos alunos às aulas teóricas não é obrigatória. Contudo, existirão questões/desafios moodle nos dias das aulas teóricas, cuja classificação contribui para 5% da classificação final.
Os estudantes deverão participar em pelo menos uma visita de estudo.
A componente prática/laboratorial pode decorrer em regime de horário livre (a agendar com cada grupo), não obrigatoriamente na hora do calendário, e inclui reuniões para acompanhamento da evolução dos trabalhos com o professor (obrigatório).
A avaliação é distribuída. A nota final resulta da avaliação obtida em 2 testes (60%) e da avaliação da componente prática/laboratorial (40%).
Não estão previstas quaisquer provas ou trabalhos especiais para a disciplina, excepto nas dos casos previstos por lei para os alunos de regime especial.
Conforme as normas de avaliação da FFUP 2022/23
Os alunos que, por lei, estão dispensados da frequência das aulas, não estão dispensados da participação em pelo menos uma visita de estudo, bem como da apresentação do trabalho de pesquisa.
Para efeitos de melhoria de classificação os alunos serão sujeitos a um exame escrito focando a totalidade da matéria ministrada, nas aulas teóricas e práticas e sendo este realizado na época de recurso.
Caso venha a verificar-se necessidade de limitação na lotação para aulas presenciais
Caso todas as aulas sejam à distancia