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Tecnologias de Processamento Alimentar

Código: MI074281     Sigla: TPROAL

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Tecnológicas

Ocorrência: 2022/2023 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.up.pt/course/view.php?id=1257
Unidade Responsável: Laboratório de Bromatologia e Hidrologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MICF 21 MICF - Plano Oficial 4 - 3 52 81

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: if required: study materials, assistance and evaluations in English

Objetivos

Enquadramento:

A qualidade e disponibilidade dos alimentos que consumimos é cada vez mais reconhecida como um fator determinante na saúde humana. Simultaneamente, a formação multidisciplinar do farmacêutico nas áreas da química, nutrição e saúde, é uma característica que importa valorizar e colocar ao serviço da comunidade.

Esta UC pretende demonstrar que, para além das questões relacionadas com a produtividade alimentar,  foco dos profissionais das áreas técnicas da agricultura e tecnologia alimentar, a escolha e otimização dos processos tecnológicos mais adequados com vista à maximização das propriedades nutricionais e bioativas dos alimentos numa vertente ambientalmente sustentável requer uma formação abrangente de química e saúde, onde o farmacêutico se impõe.

Paralalemente a uma noção breve de tecnologia alimentar, será dado relevo às tecnologias de processamento alimentar emergentes, em particular em alimentos com potencial nutracêutico ou funcional.  Será ainda focada a questão da valorização dos resíduos/desperdícios agro-alimentares, que apresenta um elevado impacto económico e ambiental, constituindo uma oportunidade para a obtenção de produtos de valor acrescentado, incluindo os de utilização farmacêutica.

Em cada ano letivo é definida uma temática a desenvolver nas aulas laboratoriais/TP: em 2021/2022, com acordo dos estudantes inscritos, poderá versar a problemática associada à desadequação nutricional de diversos alimentos, cuja ingestão potencia o desenvolvimntos de diversas doenças da atualidade, bem como o delineamento de estratégias para correção deste problema do ponto de vista legal e industrial (ver programa laboratorial).
 
Principais objetivos de aprendizagem: pretende-se que os estudantes desenvolvam a capacidade de:

  • Compreender as alterações nos alimentos decorrentes do processamento alimentar 
  • comparar metodologias de processamento do ponto de vista do seu impacto nutricional, bioativo, sensorial, económico e ambiental
  • utilizar as competências adquiridas noutras unidade curriculares para, numa abordagem multidisciplinar, apresentarem soluções que permitam melhorar a qualidade/disponibilidade de alimentos e reduzir o impacto ambiental.

No âmbito das competências transversais, esta Unidade Curricular tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento das seguintes:

  • Competências Cognitivas: pensamento crítico, reflexivo e criativo;
  • Competências Metodológicas: gestão de tempo, capacidade de planeamento e capacidade de decisão;
  • Competências Sociais: comunicação interpessoal e trabalho colaborativo, gestão de conflitos e de negociação.

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que os estudantes:

- compreendam a importância da tecnologia alimentar como ferramenta para maximizar as propriedades nutricionais e bioativas dos alimentos, contribuindo para uma alimentação mais saudável e para uma melhor gestão económica e ambiental dos recursos.

- saibam distinguir as vantagens e desvantagens das metodologias emergentes de processamento alimentar.

- compreendam a importancia da implementação de sistemas HACCP e compreendam todas as fases do processo.

- desenvolvam uma faceta empreendedora, apresentando propostas para a resolução de problemas concretos, do ponto de vista tecnologico e ambiental, nomeadamente na procura e desenvolvimento de novos alimentos funcionais e de novas fontes proteicas.

- tenham capacidade de coordenar conhecimentos adquiridos noutras UCs, nomeadamente alimentação humana, química analítica, fitoquímica, etc., aplicando-os na resolução de problemas associados à saude. 

- compreendam de forma critica o potencial que a formação multidisciplinar disponibilizada pelo MICF da FFUP apresenta, e do papel que podem vir a desempenhar nas diversas áreas da industria alimentar e farmacêutica, na produção de alimentos mais saudáveis e de suplementos alimentares.



Contribuições para a profissão farmacêutica

Incluindo-se maioritariamente nas competências do farmacêutico nas questões relacionadas com as analises bromatológicas e hidrológicas, suporta o seu papel enquanto agente de saúde publica na procura de fontes sustentáveis de recursos e na sua utilização adequada para produção de alimentos funcionais e suplementos alimentares, que permitam minorar o impacto das doenças cronicas da sociedade moderna.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Componente teórica

  1. A indústria alimentar: enquadramento histórico, económico e legislativo.
  2. Processamento alimentar: conceitos, evolução e aplicações.
  3. Conservação e processamento de alimentos por processos químicos, físicos e biológicos.
  4. Novas tecnologias de processamento alimentar.
  5. Embalagem
  6. Processamento industrial de produtos alimentares mais comuns em Portugal: óleos e gorduras, chocolate, café, leite e derivados, carne e produtos cárneos, pescado, cereais e massas, açúcar e derivados, bebidas, etc.
  7. Resíduos alimentares e seu reaproveitamento.



Componente laboratorial e teórico prática

  1. Inovação na área alimentar: trabalho desenvolvidos em grupo com componente de pesquisa bibliográfica e laboratorial;
  2. HACCP (teoria  e aplicação prática);
  3. Visitas de estudo a indústrias da área alimentar.



Bibliografia Obrigatória

J.S. Smith, Y.H. Hui; Food processing, Blackwell Publishing, 2004. ISBN: 0-8138-1942-3 (disponível para consulta no laboratório)
P. Fellows; Food Processing Technologies: principles and practice, CRC Press, 2000. ISBN: 1855735334 (disponível online na Biblioteca Virtual da UP)
Campbell-Platt Geoffrey 340; Food science and technology. ISBN: 978-0-632-06421-2

Bibliografia Complementar

Sun Da-Wen 340; Emerging technologies for food processing. ISBN: 0-12-676757-2
Oluwatosin Ademola Ijabadeniyi; Food Science and Technology: Trends and Future Prospects, de Gruyer, 2020. ISBN: 978-3110667455
Charis Galanakis; Food Technology Disruptions, Academic Press, 2021. ISBN: 9780128214701

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas teóricas são lecionadas tendo por base o recurso a meios audiovisuais (datashow e videos), procurando fomentar a participação ativa dos alunos.
As aulas praticas incluem visitas de estudo a indústrias da área alimentar.
As aulas e atividades a desenvolver no decurso do semestre são disponibilizadas via Moodle.


Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia da produção > Tecnologia alimentar
Ciências Naturais > Ciências agrárias > Produtos agrícolas > Produtos alimentares
Ciências da Saúde > Ciências Médicas > Medicina > Dietética

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 60,00
Trabalho de campo 10,00
Trabalho prático ou de projeto 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 11,00
Estudo autónomo 12,00
Frequência das aulas 52,00
Trabalho laboratorial 6,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

A assistência dos alunos às aulas teóricas não é obrigatória. Contudo, existirão questões/desafios moodle nos dias das aulas teóricas, cuja classificação contribui para 5% da classificação final.
Os estudantes deverão participar em pelo menos uma visita de estudo.
A componente prática/laboratorial pode decorrer em regime de horário livre (a agendar com cada grupo), não obrigatoriamente na hora do calendário, e inclui reuniões para acompanhamento da evolução dos trabalhos com o professor (obrigatório). 

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação é distribuída. A nota final resulta da avaliação obtida em 2 testes  (60%) e da avaliação da componente prática/laboratorial (40%).

Provas e trabalhos especiais

Não estão previstas quaisquer provas ou trabalhos especiais para a disciplina, excepto nas dos casos previstos por lei para os alunos de regime especial.

Trabalho de estágio/projeto

A componente prática/laboratorial compreende a elaboração de um projeto, em grupo, tendo por base um tema relacionado com a alimentação, ajustado anualmente às tendências de mercado e cientificas. Neste projeto os estudantes reúnem periodicamente com o professor para discutir estratégias e objetivos e para acompanhamento da evolução do mesmo em termos de escrita e de execuação laboratorial.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Conforme as normas de avaliação da FFUP 2022/23 
Os alunos que, por lei, estão dispensados da frequência das aulas, não estão dispensados da participação em pelo menos uma visita de estudo, bem como da apresentação do trabalho de pesquisa.

Melhoria de classificação

Para efeitos de melhoria de classificação os alunos serão sujeitos a um exame escrito focando a totalidade da matéria ministrada, nas aulas teóricas e práticas e sendo este realizado na época de recurso.

Observações

Horário: O horário das aulas práticas não é necessariamente fixo: pode ser ajustado à disponibilidade de cada grupo pela especificidades do trabalho que escolherem desenvolver, exceto nas aulas de HACCP e nas visitas de estudo, cujo horário será definido pelas industrias.

Estudantes estrangeiros: a UC está preparada para acolher estudantes de outras nacionalidades que compreendam o inglês. As aulas serão ministradas em português, com disponibilização de material de apoio bilingue. Caso haja numero suficiente de estudantes  em sala, e acordo de todos, as aulas teóricas poderão decorrer em inglês. O professor disponibiilizará acompanhamento individual dos estudantes estrangeiros que o solicitem, tal como a todos os estudantes da UC que o solicitem.


Caso venha a verificar-se necessidade de  limitação na lotação para aulas presenciais



  • Não se prevê alteração substanciais nos objetivos, programa, resultados de aprendizagem e competências da UC nem forma de avaliação da UC

  • as aulas teóricas manter-se-ão em regime presencial até ao limite definido para a lotação da sala atribuída, com videoconferência síncrona, nos horários estabelecidos e com recurso a plataformas como o Colibri-Zoom e o Panopto para os estudantes que não tenham acesso presencial

  • As aulas laboratoriais e praticas decorrem nos espaços respetivos, respeitando 50% da lotação usual, com a divisão das turmas em turnos par e ímpar.

  • dado que os trabalhos a desenvolver por cada grupo são distintos dos colegas, poderá agendar-se horas especificas para cada grupo poder desenvolver trabalho laboratorial ou TP, consoante o trabalho que optem por desenvolver na UC, reduzindo o numero de estudantes em sala

  • as visitas de estudo serão virtuais, com a colaboração das industriais envolvidas, algumas das quais já manifestarão concordância.

  • os estudantes que estiverem no turno laboratorial/TP não presencial continuarão a desenvolver o trabalho de grupo, sendo agendada uma hora para apoio pelo docente


Caso todas as aulas sejam à distancia 



  • Não se prevê alteração substanciais nos objetivos, programa, resultados de aprendizagem e competências da UC nem forma de avaliação da UC

  • as aulas teóricas decorrerão com videoconferência síncrona, nos horários estabelecidos e com recurso a plataformas como o Colibri-Zoom e o Panopto

  • as visitas de estudo serão virtuais

  • A componente laboratorial será substituída por trabalhos de natureza TP

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