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Investigação em Farmácia Prática

Código: MI213298     Sigla: IFP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Saúde

Ocorrência: 2022/2023 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Laboratório de Farmacologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MICF 36 MICF - Plano Oficial 3 - 3 52 81

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Proporcionar aos estudantes conhecimentos e competências sobre investigação em farmácia prática de forma a permitir a participação em equipas e interpretar os resultados de investigações que sirvam de base para a tomada de decisão no exercício da profissão farmacêutica.

Resultados de aprendizagem e competências

Ao concluírem esta unidade curricular, os estudantes devem ter a capacidade:
•    De identificar a diferença entre uma ideia de investigação e uma verdadeira questão de investigação desenvolvida com apoio de num protocolo.
•    De identificarem os métodos de investigação mas apropriados para uma dada questão de investigação na área de farmácia prática.
•    De compreender a escolha de testes estatísticos para conseguir identificar diferenças, associações e causalidade.
•    De desenvolver um projeto de investigação aplicável num ambiente de exercício profissional (i.e., hospitalar ou ambulatorial).

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

A unidade curricular de Investigação em Farmácia Prática requer estudantes com a maturidade esperada de um estudante de 3º ano que está a concluir a primeira parte do seu mestrado integrado. Beneficia do ensino prévio de várias unidades curriculares de Química Farmacêutica, Tecnologia Farmacêutica e Farmacognosia e da unidade curricular de Farmacologia prevista para decorrer em simultâneo.

Programa

Programa teórico

  1. Protocolo de investigação (busca de literatura)
  2. Criação de uma base de dados
  3. Desenhos de estudos epidemiológicos
  4. Viés e limitações nos estudos
  5. Conceitos básicos de estatística aplicada
  6. Investigação com questionários
  7. Estudos com doente simulado
  8. Estudos de utilização de medicamentos
  9. Investigação qualitativa
  10. Síntese de evidência, qualitativa e quantitativa
  11. Escrita de um artigo científico
  12. Apresentação oral e em poster


Programa teórico-prático
Durante as aulas teórica-práticas os estudantes irão desenvolver, em grupo de três, um projeto de investigação, integrando e aplicando os conhecimentos e competências adquiridos ao longo das aulas teóricas, que deverá ser entregue para a avaliação final da unidade curricular.

Bibliografia Obrigatória

varios; Pharmacy Practice Research Methods, Babar ZUD, 2020. ISBN: 978-981-15-2992-4

Bibliografia Complementar

McDowell I; Measuring Health, 2006. ISBN: 978-0-19-516567-8
varios; Epidemiology kept simple, Gerstman BB, 2003. ISBN: 0-471-40028-9

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O ensino da disciplina de Investigação em Farmácia Prática pretende-se que seja um ensino híbrido (B-learning) maioritariamente presencial mas complementado com ensino tutorial recorrendo a uma plataforma de e-learning.

AULAS TEÓRICAS:

As aulas teóricas são ministradas com recurso a um sistema de apresentação (Power Point e pequenos filmes). Fomenta-se ainda a participação nas aulas mediante questionamentos sobre materia ainda não exposta pelo docente.

AULAS TEÓRICO-PRÁTICAS:

Nas aulas teórico-práticas, os estudantes deverão apresentar um trabalho colaborativo (em grupos com o máximo de cinco elementos). No final do semestre, cada grupo deverá ter desenvolvido uma pequena investigação cujos resultados deverão ser entregues em formato de apresentação oral ou poster a congresso.

Software

EndNote

Palavras Chave

Ciências Físicas > Matemática > Estatística > Estatística médica
Ciências da Saúde > Ciências farmacológicas > Farmácia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho prático ou de projeto 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 40,00
Frequência das aulas 52,00
Total: 92,00

Obtenção de frequência

Assiduidade: as aulas teóricas não são obrigatórias, ainda que altamente recomendadas. As aulas Laboratoriais seguem as normas de avaliação em vigor, ou seja, o estudante não pode exceder o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas previstas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final consiste no somatório da avaliação do trabalho apresentado pelo grupo (cotação máxima de 16 valores) com a da avaliação distribuída individual resultante da participação nas aulas (cotação máxima de 4 valores).
Os estudantes que não apresentem projeto, ou que a participação nos projetos seja considerada insatisfatória, não superarão a UC na epoca normal, devendo apresentar-se na epoca de recurso a um exame oral sobre o componente teorico da UC.

Melhoria de classificação

Estudantes que desejem melhorar a classificação obtida na época normal (por melhoria ou por recurso) terão a oportunidade de realizar um exame oral sobre a parte teórica da UC na epoca de recurso.
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