Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > TA07005

Análises Toxicológicas II

Código: TA07005     Sigla: AT2

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Saúde

Ocorrência: 2022/2023 - SP Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Laboratório de Toxicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Toxicologia Analítica Clínica e Forense

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
TACF 18 MTACF - Plano Oficial 1 - 6 56 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

A UC de Análises Toxicológicas II tem como objectivo desenvolver a competência dos estudantes deste mestrado na análise e compreensão dos aspectos gerais da toxicologia analítica nos domínios das substâncias orgânicas não voláteis (com particular destaque para os grupos dos fármacos, drogas de abuso e pesticidas, entre outros). Pretende, ainda, que os estudantes obtenham a capacidade de usar os conhecimentos adquiridos de uma forma integrada para a avaliação da toxicidade dos compostos, em particular no que respeita à contribuição da toxicologia analítica para a avaliação do risco toxicológico.

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes devem adquirir conhecimentos que permitam aplicar as metodologias analíticas na análise e compreensão do risco associado à exposição a xenobióticos. Devem adquirir competências na utilização integrada destes conhecimentos para a avaliação, comunicação e gestão do risco associado à exposição a xenobióticos num contexto clínico, ocupacional e forense.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Componente teórica

AVALIAÇÃO DA TOXICIDADE DOS COMPOSTOS NUMA PERSPECTIVA REGULADORA. Ensaios convencionais e New Generation Risk Assessment.

GRUPOS DE COMPOSTOS COM ESPECIAL INTERESSE EM TOXICOLOGIA

FÁRMACOS. Intoxicações por fármacos. Grupos de fármacos principlamente envolvidos.

PESTICIDAS 
Generalidades. O uso destes compostos e respectivo risco/benefício. Insecticidas: organoclorados, anticolinesterásicos, piretróides. Herbicidas, fungicidas e fumigantes. Para cada grupo referem-se exemplos típicos de compostos mais usados em Portugal e seu envolvimento em intoxicações. Mecanismos de toxicidade, toxicocinética e bioacumulação.

DROGAS DE ABUSO 
Mecanismos de toxicidade. Impacto individual, social, e gravidade das intoxicações com diferentes tipos de drogas de abuso. epigenética das adições.

Outros: Toxinas (o caso concreto dos cogumelos tóxicos) e Segurança alimentar (o caso concreto dos materiais de embalagem).

Componente laboratorial

Os Estudantes desenvolvem, sob orientação tutorial, um protocolo analítico que desenham, implementam e testam durante as aulas laboratoriais, produzindo no final uma monografia que deverá conter todo o trabalho de pesquisa conducente à implementação do protocolo analítico, a descrição detalhada do mesmo, bem como a análise crítica dos resultados obtidos com a sua execução laboratorial.

Bibliografia Obrigatória

Klaassen Curtis D. 340; Casarett and Doull99s toxicology. ISBN: 978-0-07-176923-5

Bibliografia Complementar

Timbrell John A.; Principles of biochemical toxicology. ISBN: 978-0-8493-7302-2
Brunton Laurence 340; Goodman & Gilman.s manual of pharmacology and therapeutics. ISBN: 978-0-07-110443-2
Nelson Lewis S. 070; Goldfrank.s toxicologic emergencies. ISBN: 978-0-07-160593-9

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas: apresentações em PowerPoint; procura-se associar às matérias ministradas informações e casos concretos dentro dos temas com maior impacto a nível social e científico. Todos os documentos de apoio às aulas são disponibilizados em plataforma de e-learning (Moodle). Os trabalhos laboratoriais são efectuados em grupo. Os estudantes serão ainda orientados no planeamento e execução autónoma de um protocolo analítico dentro do conteúdo programático. A monografia resultante deste trabalho constituirá, juntamente com o exame escrito, uma das componentes da avaliação da UC.

 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 36,00
Frequência das aulas 56,00
Trabalho laboratorial 40,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Condições de Frequência: A assistência dos alunos às aulas laboratoriais é obrigatória, sendo considerados sem frequência os alunos cuja assistência seja inferior a 3/4 das aulas efectivamente leccionadas, desde que estas representem mais de 50% das aulas previstas. A assistência dos alunos às aulas teóricas não é obrigatória.

Fórmula de cálculo da classificação final

Fórmula de avaliação: Exame final escrito sobre o conteúdo programático teórico (máximo 10 valores) e monografia (máximo 10 valores).
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-19 às 17:17:59 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias