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Estágio

Código: MI075243     Sigla: ESTGIO

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Saúde

Ocorrência: 2022/2023 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MICF 210 MICF - Plano Oficial 5 - 30 810 810

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: obs: the number of pharmacies able to receive English-speaking students is reduced.

Objetivos

O estágio curricular tem por objetivo garantir uma formação adequada ao exercício farmacêutico em farmácia (comunitária e hospitalar) de modo a que este venha a ser desempenhado de forma competente e responsável, designadamente nas suas vertentes técnica e deontológica. Está regulamentado pela Diretiva 2013/55/EU e pelo Regulamento n.º 706/2018 e deliberação 2272-F/2007 da Reitoria da UPorto.

O estágio é parte integrante do plano de estudos do MICF, sendo a sua conclusão condição indispensável para a obtenção do grau de Mestre em Ciências Farmacêuticas. É neste estágio que, após 9 semestres de formação teórica e laboratorial, grande parte das competências inerentes ao farmaceutico se efetivam, num contexto de pratica profissional e perante os desafios inerentes à mesma. 

Tem obrigatoriamente a duração de 6 meses e decorre em Farmácias abertas ao público ou em Serviços Farmacêuticos de Hospitais centrais ou distritais em Portugal, com protocolos assinados com a FFUP, ou ao abrigo de protocolos de cooperação com entidades europeias similares, sempre sob orientação de farmacêuticos monitores nos locais de estágio e Professores Orientadores da FFUP. 

Pretende-se que o estudante conheça o modo de relacionamento das instituições de saúde e dos profissionais de saúde, entre si e com os utentes, adquira autonomia na capacidade de compreensão, integração e resolução de problemas profissionais de ordem técnica, científica e ética, que integram as atividades do “Ato Farmacêutico” (artigo 75, Lei n.º 131/2015), complementando assim as atividades que foram previamente desenvolvidas na componente academica do MICF, nomeadamente:

a) Desenvolvimento e preparação das formas farmacêuticas dos medicamentos;
b) Registo, fabrico e controlo dos medicamentos de uso humano e veterinário e dos dispositivos médicos;
e) Preparação, controlo, seleção, aquisição, armazenamento e dispensa dos medicamentos de uso humano e veterinário e de dispositivos médicos em farmácias abertas ao público, serviços farmacêuticos hospitalares e serviços farmacêuticos privativos de quaisquer outras entidades públicas e privadas, sem prejuízo do regime de distribuição ao público de medicamentos não sujeitos a receita médica fora das farmácias, nos termos da legislação respetiva;
f) Preparação de soluções anti-séticas, de desinfetantes e de misturas intravenosas;
g) Interpretação e avaliação das prescrições médicas;
h) Informação e consulta sobre medicamentos de uso humano e veterinário, dispositivos médicos, sujeitos e não sujeitos a prescrição médica, junto de profissionais de saúde e de doentes, de modo a promover a sua correta utilização;
i) Acompanhamento, vigilância e controlo da distribuição, dispensa e utilização de medicamentos de uso humano e veterinário, de dispositivos médicos;
j) Monitorização de fármacos, incluindo a determinação de parâmetros farmacocinéticos e o estabelecimento de esquemas posológicos individualizados;
k) Colheita de produtos biológicos, execução e interpretação de análises clínicas e determinação de níveis séricos;

O estágio encontra-se ainda totalmente alinhado com as competências definidas no documento “FIP Global Competency Framework” para o inicio da carreira profissional do farmaceutico, nomeadamente:

1. Saúde Pública Farmacêutica (resposta a emergências, promoção da saúde, informação e aconselhamento sobre medicamentos)
2. Assistência Farmacêutica (avaliação e fabrico de medicamentos, dispensação, monitorização, consulta e diagnóstico do paciente)
3. Organização e gestão
4. Competências profissionais / pessoais



Adicionalmente, e de forma a estimular a procura constante de melhoria nos locais de estágio, nas relações com os utentes, com a comunidade e com os profissionais de saude, bem como o reconhecimento da necessidade continua de formação, é pedido que os estudantes desenvolvam atividades e projetos que contribuam para o melhor uso dos medicamentos e serviços, para a identificação, implementação e monitorização de novos serviços, de acordo com as necessidades locais, proponham e implementem estratégias de educaçao para a saúde da população, entre outros, num estreito alinhamento com a orientação 3.3.1 da FIP. Estas atividades são obrigatórias, devem ser bem suportadas do ponto de vista cientifico, e fazem parte integrante do relatorio de estágio e são apresentados e defendidos nas provas publicas para a obtenção do grau de mestre.



Resultados de aprendizagem e competências

No final do estágio, os estudantes devem ser capazes de:

- Resolver problemas profissionais de ordem técnica, científica e ética.
- Demonstrar competências para a prática profissional em farmácia comunitária e hospitalar.
- Compreender o modo de relacionamento das instituições de saúde e dos profissionais de saúde, entre si e com os utentes
- Reconhecer o papel multidisciplinar do farmacêutico na sociedade, a necessidade de se adaptarem à evolução das exigências dos serviços de saúde e dos utentes, e de atualização constante de conhecimentos.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Para frequentarem estágio os estudantes deverão ter frequentados todas as UCs do curso e ter ECTs suficientes para se inscreverem na UC.
Caso reunam condição para estagiar no semestre anterior (1º semestre do 5º ano) poderão ser abertas colocações antecipadas, mediante pedido justificado.

Programa

 Farmácia Comunitária


1. Organização da farmácia
1.1       Caracterizar o quadro legal em vigor para o setor das farmácias
1.2.      Composição e função dos recursos humanos;
1.3.      Contactos com os diversos espaços físicos e equipamentos;
1.4.      Integrar o estagiário no domínio das relações de trabalho (ex. relacionamento com diretor técnico, farmacêutico adjunto, outros farmacêuticos, estagiários, outros profissionais de saúde, utentes da farmácia).
2. Fontes de informação
2.1.      Contactar com as publicações de existência obrigatória e saber como utilizá-las;
2.2.      Conhecer e consultar os centros de informação e documentação nacionais e internacionais, quer em suporte de papel quer on-line;
2.3.      Efetuar pesquisa bibliográfica em fontes primárias, secundárias e terciárias e reproduzir informação utilizando diversas fontes de informação.
3.Classificação e distinção dos medicamentos e outros produtos existentes na farmácia e quadro legal aplicável.
3.1.      Medicamentos sujeitos a prescrição médica obrigatória.
3.2.      Medicamentos não sujeitos a prescrição médica obrigatória.
3.3.      Medicamentos manipulados.
3.4.      Medicamentos homeopáticos e produtos farmacêuticos homeopáticos.
3.5.      Produtos dietéticos.
3.6.      Produtos para alimentação especial.
3.7.      Produtos fitoterapêuticos.
3.8.      Produtos cosméticos e dermofarmacêuticos.
3.9.      Produtos e medicamentos de uso veterinário.
3.10.    Dispositivos médicos: Material ortopédico, ótico, acústico, pediátrico e higiénico; Artigos de penso, sutura e drenagem; Sistemas para aplicação parentérica; Material para ostomizados e urostomizados.
4.Encomendas e Aprovisionamento
4.1.      Conhecer os fornecedores e as normas legais de aquisição.
4.2.      Aprender critérios de aquisição.
4.3.      Rotação de stock; ponto de encomenda.
4.4.      Efetuar, rececionar e conferir encomendas.
4.5.      Efetuar marcação de preços.
4.6.      Armazenar corretamente os medicamentos, conhecer o quadro legal em vigor.
4.7.      Respeitar os prazos de validade e de devolução de medicamentos.
4.8.      Garantir um sistema de manutenção do parque medicamentoso e outros produtos.
4.9.    Aspetos e características de compra, venda e exposição.
4.10.    Matérias-primas e reagentes (prazo de validade e conservação adequada).
5. Dispensa de medicamentos
5.1.      Receção da prescrição médica e validação da mesma.
5.2.      Interpretação e avaliação farmacêutica.
5.3.      Verificação de possíveis interações.
5.4.      Medicamentos genéricos, sistema de preços de referência.
5.5.      Dispensa de psicotrópicos e/ou estupefacientes; cuidados e legislação.
5.6.      Reconhecimento dos principais acordos existentes com SNS e outras entidades.
5.7.      Posologia e modo de administração.
5.8.      Aconselhamento.
5.9.      Informação oral e escrita (quando necessária).
5.10.    Contra indicações.
5.11.    Dispensa de medicamentos não sujeitos a prescrição médica obrigatória e outros produtos de saúde.
5.12.    Promoção da adesão à terapêutica.
5.13.    Cuidados a ter na conservação domiciliária do medicamento.
6.Medicamentos e produtos manipulados
6.1.      Definição de manipulados.
6.2.      Material de laboratório.
6.3.      Regras de manipulação.
6.4.      Preço dos medicamentos manipulados.
6.5.      Ensaio de novas fórmulas.
7.Automedicação
7.1.      Aspetos éticos e legais da automedicação.
7.2.      Identificação de quadros sintomáticos que exigem cuidados médicos.
7.3.      Avaliação dos benefícios e do risco da automedicação.
7.4.      Terapia farmacológica versus medidas não farmacológicas.
7.5.      Promoção do uso racional do medicamento: indicações terapêuticas, posologia, modo de administração, interações e contra indicações.
8.Aconselhamento e dispensa de outros produtos
8.1.      Produtos de dermofarmácia, higiene e cosmética.
8.2.      Produtos dietéticos para alimentação especial / pediátrica.
8.3.      Fitoterapia e suplementos nutricionais.
8.4.      Homeopatia.
8.5.      Medicamentos e outros produtos de uso veterinário.
8.6.      Dispositivos médicos.
9.Outros cuidados de saúde prestados na farmácia
9.1.      Programas de educação para a saúde
9.2.      Cuidados de saúde prestados na Farmácia: Programas de educação para a saúde; Distribuição domiciliária de medicamentos; Protocolos da diabetes, hipertensão e asma; Determinação de parâmetros fisiológicos e bioquímicos).
9.3.      Seguimento da evolução da saúde do doente; Encaminhamento para o médico assistente.
10.Contabilidade e gestão na farmácia
10.1.    Requisitos legais e administrativos do processamento de receituário e faturação.
10.2.    Estudo da incidência do receituário em relação à zona, variabilidade sazonal.
10.3.    Fiscalidade.
10.4.    A informática na Farmácia.
11.Relacionamento com entidades e utentes
11.1.    Integrar o estagiário no domínio das entidades externas à farmácia.
11.2.    Diálogo com o médico e outros profissionais de saúde, aspetos éticos.
11.3.    Interação com o utente.
12. Marketing na Farmácia Comunitária
12.1.    Utilização de uma comunicação eficaz.
12.2     Aspetos de comunicação e imagem.
13. Qualidade
13.1.    Conhecer as normas da qualidade aplicadas à farmácia.
13.2.    Implementar os procedimentos da qualidade.
13.3.    Observância das Boas Práticas de Farmácia.

 Farmácia Hospitalar

1.Organização e gestão dos Serviços Farmacêuticos
1.1.      Gestão de Recursos humano.
1.2.      Gestão de recursos económicos.
2.Seleção, aquisição e armazenamento de produtos farmacêuticos
2.1.      Gestão de existências.
2.2.      Sistemas e critérios de aquisição.
2.3.      Receção e conferência de produtos adquiridos.
2.4.      Armazenamento dos produtos/prazos de validade.
3.Sistemas de distribuição de medicamentos
3.1.      Distribuição clássica.
3.2.      Reposição de stock por níveis.
3.3.      Distribuição personalizada.
3.4.      Sistema de Distribuição Individual Diária em Dose Unitária (SDIDDU).
3.5.      Distribuição de medicamentos a doentes em ambulatório.
3.6.      Medicamentos sujeitos a controlo especial (Psicotrópicos e estupefacientes,   Hemoderivados, Medicamentos extraformulário, Anti-infeciosos, Antissépticos e desinfetantes, Citotóxicos).
4.Produção e controlo de medicamentos
4.1.    Conceito integrado de garantia de qualidade.
4.2.    Preparação de misturas intravenosas.
4.3.   Misturas para nutrição parentérica.
4.4.    Manipulação de fármacos citotóxicos.
4.5.    Preparações extemporâneas estéreis.
4.6.    Preparações de formas farmacêuticas não estéreis.
4.7.    Radiofarmácia.
4.8.    Reembalagem.
4.9.    Métodos e processos de aprendizagem.
5.Informação sobre medicamentos e outras atividades de Farmácia Clínica
5.1.      Consulta de bibliografia
5.2.      Critérios de seleção, registo e arquivo de informação.
5.3.      Apoio informativo a outros profissionais de saúde e comissões técnicas.
5.4.      Respostas a pedidos de informação sobre medicamentos, aplicados a situações clínicas.
5.5.      Farmacovigilância.
5.6.      Participação do farmacêutico em ensaios clínicos.
5.7.      Nutrição artificial.
5.8.      Farmacocinética clínica: monitorização dos fármacos na prática clínica.
5.9.      Acompanhamento da “visita médica”.
5.10.    Reuniões periódicas de aperfeiçoamento. Discussão de casos clínicos, sessões clínicas hospitalares, sessões bibliográficas, revisões de atualização farmacoterapêutica.
5.11     “Comissões técnicas” existentes no hospital e suas atividades.


 

Bibliografia Obrigatória

none; none

Observações Bibliográficas

Deverão utilizar as referências indicadas pelos orientadores de estágio em farmácia comunitária ou hospitalar e todas as necessárias para elaboração dos trabalhos a incluir no relatório final.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Dadas as valências e especificidades de cada local de estágio, o Diretor Técnico de cada local de estágio, ou outro Farmacêutico em quem delegue, será o responsável pela orientação dos métodos de ensino e de aprendizagem do Estagiário, assumindo o papel de Monitor do estudante. O papel do Monitor de Estágio é da maior relevância, incluindo o acompanhamento dentro da unidade de Estágio e nas ações formativas que o estudante vier a desenvolver. Deverá ter por base o Manual de Estágio disponibilizado pela FFUP, garantindo-se assim equidade na formação de todos os Estudantes.

A seleção dos locais de estágio em Farmácia Comunitária é da responsabilidade da FFUP, ouvida a Ordem dos Farmacêuticos sempre que tal se justifique, e mediante o estabelecimento de protocolos de colaboração.

O Orientador do Estudante, selecionado aleatoriamente entre os professores da UC de estágio na FFUP, acompanha-o na escolha, delineamento, desenvolvimento e escrita das atividades e projetos cinetificos  com ligação à prática farmacêutica, adaptados ao local de estágio onde se encontram, e que fazem parte do relatório final. Adicionalmente, os Orientadores constituem o elemento de ligação entre os estagiários e as unidades de estágio, competindo-lhe manter a coordenação e o apoio ao estagiário na sua inserção no ambiente profissional.

Serão disponibilizadas aos estudantes formações pré-estágio, a decorrer em Outubro-Novembro (1º semestre), onde serão abordados diversos temas pertinentes para a atividade farmacêutica, com a participação ativa de profissionais ligados ao sector. Adicionalmente, e durante o estágio, os estudantes poderão ter formações complementares providenciadas pela FFUP, pela Ordem dos Farmacêuticos, ANF, ou outras entidades competentes.

 


Palavras Chave

Ciências da Saúde

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 104,00
Estudo autónomo 50,00
Realização de Estágio 810,00
Trabalho de campo 50,00
Total: 1014,00

Obtenção de frequência

Os estudantes deverão realizar estágio presencial, com uma média de 35 a 40 horas semanais, durante 6 meses. Neste tempo inclui-se a frequência do estágio e a preparação dos trabalhos de intervenção a incluir no relatório, bem como as formações e reuniões que venham a realizar.

Fórmula de cálculo da classificação final

Apresentação e defesa pública do relatório de estágio - componentes prática e técnico-cientifica (atividades e projetos cientificos com ligação à prática profissional (100%).

Provas e trabalhos especiais

Não estão contemplados.

Trabalho de estágio/projeto

Apresentação de um relatório de estágio com forte componente científica, resultante de atividades e projetos cientificos com ligação à prática profissional.

 

 

 

Melhoria de classificação

Só repetindo 6 meses de estágio.

Observações

Na eventualidade de se vir a verificar dificuldades na componente presencial dos estágios decorrente da pandemia COVID, será feito um ajuste caso a caso. Poderá ocorrer alteração para regime de turnos, com ou sem componente de trabalho a distancia, regime equivalente a teletrabalho, ou mesmo interrupção, sendo qualquer tempo de interrupção efetivo compensado no final do estágio ou através de atividades reconhecidas como equivalentes, de forma a garantir o reconhecimento do diploma.

Para frequentarem estágio os estudantes deverão ter frequentados todas as UCs do curso.
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