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Saúde Pública

Código: MI075140     Sigla: SPUBL

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Saúde

Ocorrência: 2022/2023 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Laboratório de Microbiologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MICF 186 MICF - Plano Oficial 5 - 4,5 39 121,5
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2022-08-18.

Campos alterados: Resultados de aprendizagem e competências, Observações, Programa

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A Saúde Pública tem como objetivos, o estudo da saúde das populações, compreender a relação entre a exposição (risco e intervenções) e as suas consequências na saúde das populações, programar intervenções para melhorar a saúde global das populações. A Saúde Pública tem, assim, uma missão dirigida às populações no âmbito da educação, promoção e proteção da saúde, cuidados e tratamento da doença, e reabilitação do dano.

Resultados de aprendizagem e competências


Com a presente Unidade Curricular pretende-se que os estudantes:
- Conheçam os princípios em que se fundamenta a Saúde Pública.
- Identifiquem as principais necessidades e problemas de saúde a nível Nacional e Internacional.
- Conheçam os fundamentos das diversas estratégias de prevenção primária, secundária, terciária e quaternária.
- Conheçam as características dos Sistemas de Saúde, principais projetos e programas de saúde nacionais, europeus e mundiais.
- Compreendam a dinâmica e a distribuição da saúde e da doença na comunidade e seus determinantes.
- Descrevam o uso da epidemiologia na escolha de prioridades, planeamento e avaliação de intervenções em saúde pública, e interpretem estudos epidemiológicos.
- Participem adequada e eficazmente na comunidade como educadores e profissionais de saúde pública, nomeadamente: participando na resposta a emergências da saúde pública; aconselhando na promoção da saúde, controlo e prevenção de doenças e estilos de vida saudáveis; avaliando, validando e produzindo informação de educação para a saúde, aconselhamento e cuidados de saúde; comunicando de modo efetivo com profissionais de saúde e população em geral; garantindo a qualidade da investigação em saúde pública com uma correta análise dos riscos/benefícios e dos resultados obtidos em experimentação pré-clínica, ensaios clínicos e clínica.  

No âmbito das competências transversais, esta Unidade Curricular tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento das seguintes competências:
- Cognitivas: pensamento analítico, crítico, reflexivo e criativo;
-Metodológicas: gestão de tempo, capacidade de planeamento e competências digitais;
- Sociais: comunicação interpessoal e trabalho colaborativo.


Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Pressupõem-se conhecimentos básicos de Fisiologia, Farmacologia, Farmacoterapia, Microbiologia em todas as suas vertentes, Imunologia, Bioquímica, e Bioestatística.

Programa

Componente teórica
I. Introdução e conceitos fundamentais em Saúde Pública.
II. Áreas de intervenção da Saúde Pública.
III. A saúde em Portugal, na Europa e no Mundo. Identificação das principais necessidades e problemas de saúde. Sistemas de Saúde: principais programas e projetos de saúde nacionais e internacionais. Direção-Geral de Saúde e Serviço Nacional de Saúde.
IV. Epidemiologia. Conceitos básicos. Epidemiologia molecular. Biomarcadores. Farmacogenómica. Medicina personalizada. Indicadores epidemiológicos. Tipos de estudos epidemiológicos. Medidas de avaliação risco/benefício - medidas de frequência, associação e impacto. Pesquisa epidemiológica.
V. Saúde e doença. Conceitos. História natural da doença e suas fases. Prevenção da doença, medidas preventivas e níveis de prevenção. Doenças transmissíveis e não transmissíveis. Cuidados de saúde.
VI. Ciclo de seminários de Saúde Pública.

Componente prática
Indicadores demográficos e de saúde. Medidas de avaliação risco/benefício - medidas de frequência, associação e impacto. Pesquisa epidemiológica. Exercícios práticos. Análise e discussão de artigos científicos no âmbito da epidemiologia e saúde da comunidade. 

Bibliografia Obrigatória

Mary Louise Fleming & Elizabeth Parker & Ignacio Correa-Velez; Introduction to Public Health, 4th Edition, 2019. ISBN: 9780729543057
David D Celentano & Moyses Szklo; Gordis Epidemiology, 6th Edition, 2019. ISBN: 9780323552295
Mary-Jane Schneider; Introduction to Public Health , Jones & Bartlett Learning; Edição: 5, 2016. ISBN: 978-1284089233/1284089231

Bibliografia Complementar

Roberto A. Medronho ; Epidemiologia, Atheneu Editora, 2012. ISBN: 9788573799996

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas teóricas e práticas serão ministradas com recurso a apresentações power-point e vídeos. Este tipo de metodologia permite um melhor acompanhamento da matéria exposta e permite o recurso a esquemas, gráficos, imagens e filmes. Algumas aulas teóricas contemplam vários seminários ministrados por profissionais e investigadores de Saúde que irão expor diversas temáticas atuais e de elevada pertinência no âmbito da Saúde Pública.

As aulas práticas serão utilizadas na resolução de exercícios práticos sobre estudos epidemiológicos, indicadores demográficos e de saúde, e medidas de risco. Análise e discussão de artigos científicos no âmbito da Saúde Pública. 

- Plataforma e-Learning (Moodle): é disponibilizada aos estudantes uma página da Unidade Curricular na plataforma Moodle com os conteúdos pedagógicos e as ferramentas de comunicação essenciais para a aprendizagem. Nesta página encontram-se disponíveis não só os conteúdos em formato PDF de todos os diapositivos das aulas, como também artigos científicos, vídeos didáticos, e material bibliográfico diverso de apoio ao ensino da UC.
- A comunicação com os estudantes é facilitada pela ferramenta dos avisos da plataforma da Moodle e pelo e-mail.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 20,00
Exame 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 82,50
Frequência das aulas 39,00
Total: 121,50

Obtenção de frequência

A frequência dos estudantes às aulas teóricas não é obrigatória. A frequência dos estudantes às aulas práticas é obrigatória, sendo considerados sem frequência os estudantes cuja assiduidade seja inferior a 75% das aulas lecionadas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação da disciplina segue o previsto nas "Normas de Avaliação" em vigor na FFUP. A nota final da disciplina será obtida tendo em conta dois parâmetros:
- Avaliação distribuída (trabalho realizado nas aulas práticas) - 20%;
- Exame escrito final sobre os assuntos expostos nas aulas teóricas e práticas - 80%. 
Apenas os estudantes que obtiverem a classificação final de 9,5 valores no exame escrito final serão considerados aprovados. Aquando aprovação no exame final, a classificação final do estudante será obtida através da ponderação da nota obtida no exame final e na avaliação distribuída. As componentes da avaliação distribuída não são suscetíveis de melhoria.
- Não se aplica a prova oral na avaliação desta Unidade Curricular.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

É realizada de acordo com as normas em vigor na FFUP.

Melhoria de classificação

O estudante tem o direito de requerer do exame final, para melhoria de nota, de acordo com as normas em vigor na FFUP. A repetição de provas só poderá ser realizada uma única vez. A classificação final na disciplina será a mais alta das duas classificações obtidas nas provas realizadas.

Observações

Estudantes de Mobilidade: 
Para além dos estudantes que possam rapidamente desenvolver competências de compreensão do português, aceitam-se estudantes de mobilidade com fluência em inglês. A Unidade Curricular é lecionada em português, no entanto, os docentes disponibilizam bibliografia e apoio em inglês. Para além disso, a pedido do estudante de mobilidade, os processos de avaliação são passíveis de serem em inglês.
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