Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > MI074130

Parasitologia

Código: MI074130     Sigla: PARAST

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Saúde

Ocorrência: 2022/2023 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Laboratório de Microbiologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MICF 181 MICF - Plano Oficial 4 - 6 39 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

A disciplina de Parasitologia, tem o objetivo geral de fornecer os fundamentos da associação entre seres vivos com particular realce para o parasitismo que compromete a saúde do homem e de alguns animais. As infeções parasitárias têm uma importância significativa no mundo que nos rodeia, desde o mundo mais rico do hemisfério norte até às zonas mais pobres de áfrica, e requerem vigilância especial fruto das alterações climáticas a que estamos diariamente a assistir. A disciplina de parasitologia pretende sensibilizar os alunos para esta realidade.

Resultados de aprendizagem e competências

A disciplina de parasitologia deve proporcionar aos alunos a capacidade de:

1) Identificar os parasitas que atingem o homem por observação macro/microscópica das diversas estruturas que contribuem para sua caracterização

2) Analisar e compreender os ciclos evolutivos e os mecanismos de transmissão ao homem das parasitoses mundialmente mais prevalentes.

3) Saber qual o diagnóstico laboratorial indicado para as principais parasitoses mundiais.

4) Aconselhar as principais medidas profiláticas associadas ao tratamento, controlo e/ou erradicação de endo e ectoparasitoses.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Pressupõem-se conhecimentos básicos de Fisiologia, Microbiologia Geral, Imunologia, Biologia Celular, Genética, Bioquímica, Farmacologia e alguma experiência laboratorial em microbiologia.

Programa

Programa teórico
Introdução à parasitologia. Estudo dos protozoários e helmintas com interesse médico-sanitário e respetivas protozooses e helmintoses. Referências à história do parasita e da respetiva parasitose, morfologia das diferentes formas parasitárias, ciclo de vida, patogénese da infeção, sintomatologia, distribuição geográfica, diagnóstico laboratorial, tratamento e profilaxia Protozoários: Plasmodium spp.;Leishmania spp.;Trypanosoma cruzi e T. bruceiToxoplasma gondiiGiardia lambliaBalantidium coliTrichomonas vaginalis;Cryptosporidium parvumCystoisospora belliCyclospora cayetanensisEntamoeba histolytica e outras amibas. Abordagem sucinta de outros flagelados do tubo digestivo com interesse médico pouco claro. Helmintas. Fasciola hepatica;Schistosoma sppTaenia solium e T. saginata; Hymenolepis nana e H. diminuta; Echinococcus granulosusDipylidium caninumDiphyllobothrium latumAscaris lumbricoidesEnterobius vermicularisTrichuris trichiuraStrongyloides stercoralisAncylostoma duodenale e Necator americanus, larva migrans cutânea e visceral; Trichinella spiralis. Introdução à artropodologia médica. Estudo dos artrópodes que mais frequentemente causam infeção humana e estudo da respetiva infeção: os percevejos Cimex lectularis e Cimex hemipterus; a sarna Sarcoptes scabiei; as pulgas Xenopsylla cheopis e Pulex irritans e os piolhos Pediculus humanus e Phtirus pubis.

Programa laboratorial 
Estudo macroscópico e/ou microscópico da morfologia das formas parasitárias de: Plasmodium spp.; Leishmania spp., Toxoplasma gondii; Trypanosoma spp; Giardia lamblia; Amibas; Trichomonas spp; Cryptosporidium parvum; Cystoisospora belli; Ascaris lumbricoides; Trichuris trichiura; Enterobius vermicularis; Ancilostomídeos; Storngyloides stercoralis; Fasciola hepatica; Schistosoma spp.; Tenia spp.; Hymenolepis spp.

Apresentação e discussão de um trabalho efetuado pelos alunos em grupo, sobre um tema previamente fornecido e relacionado com a Parasitologia.

Bibliografia Obrigatória

Neves David Pereira; Parasitologia humana. ISBN: 978-85-388-0220-4
Marcelo Urbano ferreira; Parasitologia Contemporânea, Guanabara Koogan, 2012. ISBN: 978-85-277-2188-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas:

1,5 horas /semana. Aulas magistrais, ilustradas com projeções.

Aulas laboratoriais:

1,5 horas /semana. Aulas com observação macroscópica e microscópica de diferentes elementos parasitários

No início do semestre é definido pelo regente da disciplina um horário de atendimento ao aluno (2 horas/semana).

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 10,00
Exame 70,00
Trabalho laboratorial 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 20,00
Estudo autónomo 20,00
Frequência das aulas 30,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

A frequência das aulas laboratoriais é obrigatória; não têm frequência os alunos cuja assiduidade é inferior a 75% das aulas previstas.

A realização e apresentação de um trabalho de grupo é obrigatória, sendo considerados sem frequência os alunos que não realizem nem apresentem o referido trabalho.

A frequência dos alunos às aulas teóricas não é obrigatória

Fórmula de cálculo da classificação final

Componentes de Avaliação

Avaliação laboratorial

Realiza-se numa aula laboratorial e consiste na execução de trabalho (s) realizado (s) nas aulas laboratoriais. A aprovação tem a nota mínima de 9,5 valores.

Os alunos que por lei estão dispensados da presença nas aulas, são chamados a realizar a avaliação laboratorial numa das turmas onde ela aconteça, tendo para isso de contactar o professor para serem distribuídos nas referidas turmas.

A aprovação na avaliação laboratorial será válida durante 3 anos letivos subsequentes àquele em que foram obtidas e eventualmente mais dois anos após análise caso a caso.

Apresentação de um trabalho sobre um tema na área da parasitologia

Nas aulas laboratoriais serão apresentados os trabalhos efetuados pelos alunos durante cerca de 20 min seguidos de uma discussão de 10 minutos. A avaliação será de 0 a 20 valores. A apresentação do trabalho é obrigatória.

Avaliação teórica da matéria lecionada nas aulas laboratoriais e teóricas

A avaliação será realizada em 2 frequências, sendo a matéria teórica lecionada nas aulas teóricas e laboratoriais dividida, entre as duas provas. A aprovação dos alunos implica que a média das duas frequências seja igual ou superior a 9,5 valores. Não estão previstas provas orais 

Cálculo da Classificação Final

Nota final de avaliação global da disciplina: 70% da média das frequências + 20% da nota da avaliação laboratorial +10% da nota da apresentação do trabalho

Provas e trabalhos especiais

Os alunos que por lei estão dispensados da presença de aulas são chamados a realizar a avaliação laboratorial. A aprovação nesta avaliação é um pré-requisito para a admissão do aluno às provas escritas. 
Avaliação Especial (TE, DA, ...) é realizada de acordo as normas de avaliação da FFUP.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Avaliação Especial (TE, DA, ...) é realizada de acordo as normas de avaliação da FFUP.

Melhoria de classificação

Sempre que um aluno queira fazer melhoria de classificação terá obrigatoriamente que se apresentar a exame laboratorial e às duas frequências/exame. 
A classificação global será a mais alta das obtidas nas duas provas realizadas. 
A melhoria de classificação poderá ser requerida apenas 1 única vez, numa das duas épocas, normal ou de recurso, imediatamente subsequentes àquela em que obtiveram aprovação.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-16 às 17:00:14 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias