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Alimentação Humana II

Código: MI073227     Sigla: ALHUM2

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Saúde

Ocorrência: 2022/2023 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Laboratório de Bromatologia e Hidrologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MICF 165 MICF - Plano Oficial 3 - 6 52 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

As matérias escolhidas e o método de ensino utilizado têm como objectivos: a) informar e motivar os estudantes para os problemas da Alimentação/Nutrição/Saúde; b) preparar os estudantes, enquanto técnicos de Saúde, para o desempenho da profissão junto da Comunidade; c) incentivar os estudantes a desenvolver a informação obtida em diferentes fontes, transmitindo-a de forma clara, simples e elucidativa à Comunidade; e d) fornecer aos estudantes conhecimentos de alimentação e nutrição que lhes permitam incluir no aconselhamento farmacêutico, a alimentação e a dietoterapia, tão relevante nalgumas patologias.
Sempre que possível serão convidados peritos nas diferentes áreas de estudo da UC, nomeadamente profissionais da Farmácia Comunitária, da Farmácia Hospitalar, da área legislativa e do controlo da qualidade de diferentes produtos referenciados ao longo das matérias ministradas. Deste modo os estudantes têm contacto com as diferentes áreas de trabalho relacionadas com a UC, adquirindo mais competências para futuros escolhas profissionais.

Resultados de aprendizagem e competências

A disciplina Alimentação Humana II é, do grupo de unidades curriculares dedicadas aos problemas da alimentação e do alimento, a que aborda com maior profundidade as consequências na saúde de uma alimentação menos adequada e/ou como a alimentação pode ajudar a prevenir/debelar um problema de saúde. Os estudantes deverão ser capazes de perceber quais as doenças mais fortemente correlacionadas com a alimentação, a forma como uma correta alimentação pode ajudar a ultrapassar certos problemas de saúde e o papel essencial que o farmacêutico pode desempenhar nesta temática.
É também discutida a importância do farmacêutico na equipa multidisciplinar para os casos que necessitam de alimentação entérica e/ou parentérica e a importância de estarem familiarizados com estas matérias para terem um papel ativo nas decisões a serem tomadas.
O contacto com profissionais das diferentes áreas de trabalho envolvidas na UC ajuda a que os estudantes entendam melhor a importâncias das matérias ministradas.

 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Tratando-se de uma disciplina aplicada serão tidos em consideração os conhecimentos ministrados em disciplinas básicas, nomeadamente Química Orgânica, Bioquímica, Fisiologia, Microbiologia, Fitoquímica e Farmacognosia I e Métodos Instrumentais de Análise, bem como Alimentação Humana I.

Programa

Programa teórico

1. Alimentação / Nutrição /Saúde.                   
Definições: saúde, alimentação, nutrição, dietética e nutrição clínica. Importância do alimento na sociedade. Importância do alimento em Ciências Farmacêuticas. 
Desafios para a indústria alimentar para responder às preocupações dos consumidores, às tendências de futuro e aos novos comportamentos com a pandemia.
Papel do Farmacêutico no aconselhamento nutricional e de suplementos alimentares. Intervenção dos farmacêuticos enquanto profissionais de saúde na educação alimentar.

2. Suplementos alimentares: importância em farmácia comunitária. Enquadramento legal
Diferenças relativamente aos medicamentos. Evolução das vendas entre farmácias e outros estabelecimentos (mass market). Exemplos de SA vendidos para diferentes situações e sua composição: sistemas digestivo, urinário e cardiovascular; sistema nervoso e perturbações do sono; menopausa, gravidez e lactação; saúde osteoarticular; cabelo e unhas; visão; emagrecimento; suplementos para desportistas.
Suplementos alimentares e o fortalecimento do sistema imunitário. Nutrientes, prebióticos, probióticos e posbióticos. Eixo Intestino-Cérebro. Alimentação, sono e exercício regular.

3. Nutrição artificial (entérica e parentérica) Apoio nutricional. Produtos disponíveis. Realimentação progressiva. Alimentação modificada para certos problemas temporários.        Contraste entre a prática da nutrição na saúde e doença. Objetivos da nutrição clínica: Tratar / Prevenir a má-nutrição. Efeitos físicos e psicossociais da subnutrição. Efeito da doença e do estado nutricional; erros metabólicos congénitos e adquiridos.
Nutrição entérica. Benefícios fisiológicos, bioquímicos e metabólicos. Indicações específicas. Contraindicações. Produtos disponíveis no mercado. Fórmulas disponíveis: dietas de fórmula definida; suplementos alimentares / alimentos médicos; alimentos naturais. Fórmulas monoméricas, poliméricas, modulares, especiais e fórmulas padrão. Métodos de infusão.
Alimentação parentérica total e total periférica. Bolsas tricompartimentadas. Cuidados na preparação de misturas nutritivas parentéricas. Papel do farmacêutico como elemento integrante da equipa multidisciplinar para instituição do suporte nutricional.

4. Patologias cuja prevenção/controlo pode conseguir-se pela dietoterapia:

- Desordens deficitárias de iodo: Bócio e Cretinismo, uma das maiores prioridades na saúde e nutrição internacional; a causa mais comum de dano cerebral com prevenção. Ciclo do iodo. Ingestão, necessidades e disponibilidade. Alimentos bociógenos. Deficiência no Homem e tipos de correção.

- Cuidados nutricionais nas doenças dos ossos: Osteoporose, osteopenia, osteonecrose e osteomalácia. Fatores de risco acrescido. Prevenção da osteoporose e tipos da doença e suas causas. Recomendações de ingestão de cálcio e vitamina D. Fatores que influenciam positivamente a absorção e que a dificultam. Nutrientes com efeito benéfico nos ossos; constituintes alimentares com efeitos adversos nos ossos. Suplementos de Cálcio. Alimentos ricos em Cálcio.

- Intervenção nutricional na diabetes. Definição de Diabetes mellitus; importância a nível mundial e nacional e previsão para os próximos anos. Tipos de diabetes, perturbações do metabolismo e complicações aos diferentes níveis (micro e macrovasculares; olhos, rins, coração, vasos e nervos). Fatores de risco modificáveis e não modificáveis. Fatores de risco acrescido. Regime alimentar para tratamento do diabético: objetivos, necessidades nutricionais e atividade física regular. Proteína e nefropatia diabética. Consumo limitado de lípidos e suplementos. Vitaminas e minerais. Hidratos de carbono, fibra e açúcares. Índice glicémico. Situações de especial atenção no diabético. Adoçantes artificiais.

- Alimentação na doença celíaca: conceito, prevalência e critérios de diagnóstico. Regime alimentar: importância na saúde e bem-estar do doente; alimentos proibidos e permitidos; importância da rotulagem dos alimentos e da confiança nas marcas. Cuidados a ter na manipulação dos ingrediente e alimentos processados.

- Anemias nutricionais: deficiências de ferro e de vitaminas (B12 e B9 -ácido fólico). Sintomas, diagnóstico e tratamento. Alimentos ricos e formas de aumentar a absorção. Alimentos aconselhados e a evitar. Ferro e gravidez, amamentação e suplementos.
Problemática relativa ao ácido fólico; fortificação ou não dos alimentos. Estudos que demonstram o interesse da fortificação e alguns que a questionam.

- Importância da alimentação nas doenças hereditárias do metabolismo das proteínas: o caso particular da alimentação no doente com fenilcetonúria.

- Cuidados nutricionais nas doenças neurodegenerativas

- Vitamina D e saúde humana: revisão do conhecimento atual sobre a sua importância.

- Psoríase versus Alimentação

- Alimentação e prevenção do cancro. Carcinógenos e Quimiopreventivos dos alimentos. Recomendações dietéticas. Suporte nutricional a pacientes cancerosos.

Programa das aulas práticas e laboratoriais

Elaboração de uma monografia sobre um suplemento alimentar - pretende-se que os estudantes avaliem um produto comercializado, de acordo com a sua rotulagem e alegações, incluindo as vantagens e desvantagens dos diferentes ingredientes, ações sinérgicas e antagónicas, e referindo as situações em que serão aconselhados e/ou desaconselhados.

Análise laboratorial de controlo da qualidade de suplementos alimentares comercializados:
- Teor de antioxidantes e capacidade antioxidante
- Composição em ácidos gordos ómega-3
- Teor total e perfil em tocoferóis (Vitamina E) de um suplemento.
- Avaliação dos aminoácidos presentes em suplementos e verificação da adequação do rótulo
- Quantificação da cafeína em suplementos alimentares e produtos para desportistas.

No final de cada aula laboratorial os estudantes fazem um relatório em que além de apresentarem os resultados obtidos, discutem a qualidade do produto, no que se refere à rotulagem, aos possíveis efeitos esperados, à dose disponibilizada e ao cumprimento da legislação. 

Bibliografia Obrigatória

Caballero Benjamin 340; Encyclopedia of food sciences and nutrition. ISBN: 0-12-227055-X
P. Ferranti, E.M. Berry, J.R. Andreson; Encyclopedia of Food Security and sustainability Vol. 2, Elsevier, 2019. ISBN: 978-0-12-812687-5

Observações Bibliográficas

Artigos científicos recomendados pelos docentes ao longo do período de aulas.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas: apresentações em PowerPoint; procura-se associar às matérias ministradas informações e curiosidades sobre o tema e ligação dessas matérias ao quotidiano. Considera-se fundamental criar uma relação interativa estudantes-professor para que a abordagem dos temas atinja o interesse daqueles e simultaneamente os motive de modo a exigirem o aprofundamento das questões e/ou a colocarem outras questões relacionadas.
Todas as aulas incluem exemplos práticos de trabalhos efetuados sobre o tema tratado e comentários de situações do dia a dia, sempre com o intuito de incutir o pensamento crítico aos estudantes e de os preparar para situações que viverão a nível profissional no futuro.

No caso das aulas laboratoriais, pretende-se desenvolver uma dinâmica de trabalho em equipa, o espírito crítico e a curiosidade acerca dos produtos em avaliação, preparando os estudantes para situações do dia a dia.

A monografia a desenvolver pelos estudantes será dedicada a suplementos para melhoria da imunidade.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 75,00
Trabalho escrito 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 15,00
Estudo autónomo 30,00
Frequência das aulas 52,00
Total: 97,00

Obtenção de frequência

A assistência dos estudantes às aulas teóricas não é obrigatória.
No que se refere às aulas práticas, as aulas laboratoriais são de fequência obrigatória. As aulas de preparação da monografia, por um grupo de estudantes, não são obrigatórias, embora o docente esteja, na sala atribuída, à disposição dos estudantes para ajudar a resolver problemas que vão surgindo com o trabalho.
Considerando 12 semanas de aulas, e de acordo com o referido acima, considera-se ser possível 1 falta às aulas laboratoriais.


Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação distribuída sem exame final.

A avaliação final resultará da informação obtida em duas frequências escritas, a realizar nos períodos definidos (75% da nota) e ainda da valoração referente à monografia (25% da nota).

Não será considerada uma nota mínima nas frequências. A nota final será o somatório dos diferentes eventos de avaliação.

Assim: 1ª freq.+ 2º freq. + Monog = Nota final

Freq. (máx. 6 val. teórica + 1,5 lab = 7,5 valores) 
Monografia ( máx. 5 valores) 

As frequências terão a duração de 1 hora e englobarão os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas, práticas e laboratoriais. Serão constituídas por perguntas de resposta curta, verdadeiro/Falso, resposta múltipla e de desenvolvimento, valorizando-se a capacidade de correlacionar e aplicar conceitos na resolução de problemas concretos. 

Os exames serão feitos no moodle, com tecnologia informática.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Conforme as normas de avaliação da FFUP.

Melhoria de classificação

O estudante pode requerer melhoria de classificação de acordo com as normas de avaliação da FFUP. 

Observações

 

 

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