Fisiologia
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências da Saúde |
Ocorrência: 2022/2023 - 1S ![Requerida a integração com o Moodle Ícone do Moodle](/ffup/pt/imagens/MoodleIcon)
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MICF |
180 |
MICF - Plano Oficial |
2 |
- |
6 |
65 |
162 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: Ensino em Português com alguns conteúdos em Inglês
Objetivos
Analisar e interpretar o funcionamento do corpo humano, numa perspetiva de interação entre células, órgãos e sistemas que resultam de um processo de evolução por seleção natural.
Discutir cientificamente os mecanismos que operam e coordenam funções vitais, estabelecendo conexões com conhecimentos anteriores de biologia, bioquímica, anatomia e histologia.
Promover o conhecimento do funcionamento normal do corpo humano, introduzindo conceitos essenciais para a futura compreensão de alterações fisiopatológicas e de estratégias terapêuticas.
Aplicar o método científico nas aulas laboratoriais, promovendo o planeamento, condução e análise de experiências fisiológicas, bem como a interpretação, discussão e comunicação de resultados.
Promover o desenvolvimento de capacidades de trabalho em equipa, de forma equilibrada com o desenvolvimento de capacidades de autonomia de raciocínio, de decisão e de concretização.
Resultados de aprendizagem e competências
Compreender e ser capaz de descrever e explicar o funcionamento dos principais órgãos e sistemas do corpo humano.
Integrar os conhecimentos de fisiologia com conhecimentos de biologia, bioquímica, anatomia e histologia.
Atualizar, adquirir e integrar novos conhecimentos de fisiologia.
Adquirir e integrar novos conhecimentos de processos fisiopatológicos e estratégias terapêuticas que interfiram com a fisiologia humana.
Competências transversais resultantes das atividades laboratoriais e em equipa.
Competências digitais, nomeadamente para o processamento e análise de dados de parâmetros fisiológicos.
As competências adquiridas em Fisiologia são particularmente relevantes para preparar os estudantes para as seguintes atividades descritas no Ato Farmacêutico (Dec. Lei 288/2001):
- Interpretação e avaliação das prescrições médicas;
- Monitorização de fármacos, incluindo a determinação de parâmetros farmacocinéticos e o estabelecimento de esquemas posológicos individualizados;
- Colheita de produtos biológicos, execução e interpretação de análises clínicas e determinação de níveis séricos;
Modo de trabalho
B-learning
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Anatomia e Histologia, Biologia Celular e Bioquímica
Programa
1 - INTRODUÇÃO À FISIOLOGIA
Definição e contextualização da Fisiologia nas Ciências Farmacêuticas. Exemplos de prémios Nobel em Fisiologia. O método científico e a construção de conhecimento em Fisiologia. Relações causa-efeito na explicação dos mecanismos fisiológicos. Relevância da Fisiologia para o desenvolvimento de medicamentos e terapias.
2 - FISIOLOGIA GERAL
2.1 - ORGANISMO HUMANO E COMPARTIMENTOS
Das células aos sistemas de órgãos. Herança evolutiva. Cooperação e inter-coordenação funcional. Fluxos de informação. Fluidos corporais e barreiras. Sistemas de transferência e equilíbrio da matéria e energia.
2.2 - HOMEOSTASIA E MECANISMOS DE REGULAÇÃO
Equilíbrio dinâmico das variáveis homeostáticas. Regulação por sistemas antagónicos. Retroalimentação negativa e positiva. Alimentação avante. Regulação intrínseca (local) e extrínseca (neuronal e endócrina). Adaptação e aclimatação. Ritmos biológicos.
2.3 - INTERAÇÕES ENTRE O AMBIENTE INTRACELULAR E EXTRACELULAR
Trocas de materiais entre compartimentos através de membranas. Difusão. Permeabilidade seletiva. Osmose. Transportadores e mecanismos de transporte.
2.4 - POTENCIAL DE MEMBRANA
Distribuição dos principais catiões e aniões fisiológicos. ATPase sódio-potássio. Gradientes eletroquímicos. Canais iónicos e dependência da voltagem. Potencial de equilíbrio e de repouso. Equações de Nernst e de Goldman-Hodgkin-Katz
2.5 - COMUNICAÇÃO CELULAR
Sinalização autócrina, parácrina, endócrina e sináptica. Moléculas reguladoras, células alvo e recetores. Canais operados por ligandos, proteínas G, recetores catalíticos e intracelulares. Segundos mensageiros e cascatas de sinalização intracelular
3 - FISIOLOGIA DE SISTEMAS
3.1 - SISTEMA NERVOSO
Neurofisiologia: Neurónios e células gliais. Geração e propagação do impulso nervoso. Sinapses e neurotransmissão. Integração e plasticidade sináptica.
Divisão sensitiva e motora: Sensores, vias aferentes (sensitivas), centros integradores e de controlo, vias eferentes (motoras) e efetores (músculos e glândulas). Controlo motor somático central (córtex, núcleos da base e cerebelo) e local (reflexos).
Estados de consciência: Sistema ativador reticular e hipotálamo na regulação do sono e vigília. Sistema límbico, emoções, motivações, aprendizagem e memória. Lateralização cerebral e linguagem.
Sistema nervoso autónomo: Simpático, parassimpático e entérico. Antagonismo fisiológico. Neurotransmissão pré- e pós-ganglionar. Recetores e efeitos sobre os órgãos.
Fisiologia Sensorial: Sentidos gerais e especiais. Exterocepção, interocepção e propriocepção. Sensações cutâneas e córtex somatosensorial. Nocicepção e dor referida. Funcionamento do aparelho vestibular e equilíbrio. Mecanismos associados ao paladar, olfato, audição, visão e respetivo mapeamento e interpretação cortical.
3.2 - SISTEMA ENDÓCRINO
Glândulas, tipos de hormonas e mecanismos gerais. Hipotálamo-hipófise: Efeitos de hormonas libertadas pela adeno-hipófise (prolactina, somatotrofina, tireoestimulina, corticotrofina, foliculoestimulina, luteoestimulina) e neuro-hipófise (anti-diurética e oxitocina). Sistema de controlo de eixos hipotálamo-hipófise-glândulas. Suprarrenal: Produção, secreção e principais ações de mineralocorticoides (aldosterona) e glucocorticoides (cortisol). Mecanismos fisiológicos de resposta ao stress e exemplos de disfunção do eixo hipófise-adrenal. Tiróide: Produção de tiroxina e triiodotironina, secreção, transporte e efeitos. Eixo hipotálamo-hipófise-tiróide e exemplos de disfunção de causa nutricional ou autoimune. Regulação do cálcio plasmático: efeitos da hormona da paratiroide sobre os rins e osso; cooperação com calcitriol e antagonismo pela calcitonina. Pâncreas endócrino: Regulação da secreção de insulina e glicagina na manutenção da homeostasia da glucose plasmática. Regulação hormonal do equilíbrio metabólico: Efeitos catabólicos e anabólicos. Interações antagónicas e sinérgicas. Efeitos da alimentação e jejum. Teste de tolerância oral à glucose. Pineal: Regulação circadiana da secreção de melatonina.
3.3 - SISTEMA MÚSCULO-ESQUELÉTICO :: Fisiologia Muscular
Tipos de músculos e células musculares; Funções fisiológicas e inervação. Músculo esquelético: Controlo pelo sistema nervoso somático. Propriocetores, reflexos e inervação recíproca. Mecanismos de contração e relaxamento muscular (deslizamento de filamentos). Unidades motoras e acoplamento excitação-contração (AEC). Metabolismo muscular e Exercício físico. Músculo Cardíaco e Liso: Junções comunicantes, atividade marca-passo, unidades funcionais e AEC. Controlo autonómico.
3.4 - SISTEMA CIRCULATÓRIO :: Cardiovascular e Linfático
Funções do sistema circulatório cardiovascular (coração e vasos sanguíneos) e linfático (vasos linfáticos e órgãos linfoides). Exemplos de disfunções. Circulação pulmonar e sistémica. Troca de fluidos nos capilares e drenagem linfática. Ciclo e sons cardíacos. Atividade elétrica e sistema de condução. Electrocardiograma. Débito cardíaco. Retorno Venoso. Pressões sanguíneas. Sons de Korotkoff. Controlo homeostático da função cardiovascular. Reflexo barocetor. Sistema renina-angiotensina-aldosterona. Hormona antidiurética. Peptídeo natriurético atrial.
3.5 - SISTEMA RESPIRATÓRIO
Funções de oxigenação e manutenção da homeostasia do CO2. Zona condutora e respiratória. Músculos associados à ventilação normal e forçada. Espirometria e parâmetros de função pulmonar para avaliação de alterações restritivas e obstrutivas. Trocas gasosas com o sangue nos alvéolos e tecidos. Transporte sanguíneo de O2 e CO2. Funções da hemoglobina e mioglobina. Tampão bicarbonato. Mecanismos associados a quadros de alcalose e acidose. Regulação homeostática da ventilação através de quimiosensores e centros respiratórios.
3.6 - SISTEMA URINÁRIO
Componentes do sistema urinário. Regulação da micção por músculos/esfíncteres, inervação autonómica e somática; incontinência. Rim: Regulação do volume e composição química do sangue. Mecanismos de formação do filtrado glomerular. Reabsorção e secreção tubular. Taxa de filtração glomerular. Mecanismos de concentração e diluição da urina; Reabsorção de glucose. Sistema multiplicador em contracorrente. Aparelho justaglomerular e regulação da secreção de renina. Manutenção da homeostasia de eletrólitos e equilíbrio ácido-base.
3.7 - SISTEMA DIGESTIVO
Funções dos componentes do trato alimentar e órgãos acessórios. Mecanismos de digestão e absorção dos principais nutrientes. Regulação neuro-endócrina da motilidade e secreções de sucos digestivos e hormonas gastrointestinais. Vias biliares e pâncreas exócrino. Circulação entero-hepática. Equilíbrio do aporte e gasto energético. Hormonas supressoras e estimuladoras do apetite.
3.8 – SISTEMA REPRODUTOR
Determinação e diferenciação sexual. Regulação endócrina da reprodução: Interações hipotálamo-hipófise-gónadas e efeitos das gonadotrofinas. SR masculino: Espermatogénese. Produção e efeitos da testosterona. Contributos das vesículas seminais e próstata para o sémen. Mecanismos de regulação da ereção dependentes de monóxido de azoto. SR feminino: Ciclo ovárico. Ciclo menstrual e efeitos da foliculoestimulina, luteoestimulina, estradiol e progesterona. Fertilização e implantação. Produção de gonadotrofina coriónica e outras alterações hormonais na gravidez. Circulação sanguínea na placenta. Amniocentese e biópsia das vilosidades coriónicas. Regulação hormonal do parto e lactação. Imunidade passiva através do leite materno.
3.9 – SISTEMA IMUNE
É abordado apenas superficialmente, sendo descrito na UC de Imunologia.
3.10 – SISTEMA TEGUMENTAR
É abordado apenas superficialmente, sendo descrito na UC de Anatomia-Histologia.
Bibliografia Obrigatória
Stuart Ira Fox;
Human physiology. ISBN: 978-1-259-06054-0
Eric Widmaier, Hershel Raff, Kevin Strang; Vander's Human Physiology, 11/e, Mcgraw-hill, 2008. ISBN: 007304962x
Bibliografia Complementar
Arthur C. Guyton & John E. Hall; Textbook of Medical Physiology, 11th Edition , Elsevier Saunders, 2006. ISBN: 9780721602400
Silverthorn D.U; Fisiologia Humana. Uma Abordagem Integrada, 2ª Ed. Manobe, 2003. ISBN: ISBN 85-204-1241-6
Observações Bibliográficas
Recomenda-se a versão mais recentes dos livros indicados
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Ensino teórico e Laboratorial, com destaque para a aprendizagem ativa através de debates conceptuais, planeamento, execução, análise e discussão de experiências laboratoriais. Ensino presencial complementado com plataforma de e-learning (contendo testes formativos, videogravações das aulas) e estudo independente.
Palavras Chave
Ciências da Saúde > Ciências Médicas > Medicina > Fisiologia
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Prova oral |
10,00 |
Teste |
90,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
73,00 |
Frequência das aulas |
65,00 |
Trabalho laboratorial |
24,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Para ser elegível para avaliação, cada estudante deverá participar em pelos menos 3/4 (75%) das aulas laboratoriais lecionadas, e pelo menos 1/2 (50%) das aulas teóricas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Classificação final (0-20) = Teste intercalar 1 (0-8) + Teste Intercalar 2 (0-12)
A "primeira Frequência" (Teste Intercalar 1) corresponde a 8 em 20 valores
A "segunda Frequência" (Teste Intercalar 2) correponde a 12 em 20 valores
Os estudantes que obtenham classificações iguais ou superiores a 18 na soma das duas frequências têm acesso a uma prova oral que lhes permite:
- manter o 18, ou subir para 19 ou 20 (em função do desempenho);
- se o estudante optar por não fazer a prova oral, a classificação final será de 18 valores.
Os estudantes que faltem ou reprovem na avaliação em época normal, podem fazer um Exame completo na época de recurso que corresponde aos 2 testes intercalares (0-20 valores)
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes legalmente dispensados da frequência das aulas laboratoriais são avaliados através de Exame na plataforma Moodle.
Melhoria de classificação
A melhoria de classificação pode ser realizada apenas na componente de Exame completo.
O Exame completo para melhoria decorre uma única vez, numa época normal ou de recurso.
O prazo máximo para a melhoria é a época de recurso do ano letivo subsequente aquele em que o estudante obteve aprovação.
Após o Exame de melhoria, prevalece a classificação mais alta.
Observações
Estudantes Internationais / Mobilidade / ERASMUS
Para inscrição nesta UC, os estudantes que não sejam fluentes em Português devem obrigatoriamente ser fluentes em Inglês (leitura, escrita, comunicação oral).
Plano de contingência (Ex. COVID-19)
Sempre que possível as aulas serão presenciais. Alternativamente, as aulas decorrerão on-line, de forma síncrona com recurso à plataforma zoom. As aulas serão complementadas com videos no panopto, e testes formativos no Moodle.