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Fisiologia

Código: MI072115     Sigla: FISIOL

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Saúde

Ocorrência: 2022/2023 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Laboratório de Farmacologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MICF 180 MICF - Plano Oficial 2 - 6 65 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: Ensino em Português com alguns conteúdos em Inglês

Objetivos

Analisar e interpretar o funcionamento do corpo humano, numa perspetiva de interação entre células, órgãos e sistemas que resultam de um processo de evolução por seleção natural.

Discutir cientificamente os mecanismos que operam e coordenam funções vitais, estabelecendo conexões com conhecimentos anteriores de biologia, bioquímica, anatomia e histologia.

Promover o conhecimento do funcionamento normal do corpo humano, introduzindo conceitos essenciais para a futura compreensão de alterações fisiopatológicas e de estratégias terapêuticas.

Aplicar o método científico nas aulas laboratoriais, promovendo o planeamento, condução e análise de experiências fisiológicas, bem como a interpretação, discussão e comunicação de resultados.

Promover o desenvolvimento de capacidades de trabalho em equipa, de forma equilibrada com o desenvolvimento de capacidades de autonomia de raciocínio, de decisão e de concretização.

Resultados de aprendizagem e competências

Compreender e ser capaz de descrever e explicar o funcionamento dos principais órgãos e sistemas do corpo humano.

Integrar os conhecimentos de fisiologia com conhecimentos de biologia, bioquímica, anatomia e histologia.

Atualizar, adquirir e integrar novos conhecimentos de fisiologia.

Adquirir e integrar novos conhecimentos de processos fisiopatológicos e estratégias terapêuticas que interfiram com a fisiologia humana.

Competências transversais resultantes das atividades laboratoriais e em equipa.

Competências digitais, nomeadamente para o processamento e análise de dados de parâmetros fisiológicos.


As competências adquiridas em Fisiologia são particularmente relevantes para preparar os estudantes para as seguintes atividades descritas no Ato Farmacêutico (Dec. Lei 288/2001):

- Interpretação e avaliação das prescrições médicas;
- Monitorização de fármacos, incluindo a determinação de parâmetros farmacocinéticos e o estabelecimento de esquemas posológicos individualizados;
- Colheita de produtos biológicos, execução e interpretação de análises clínicas e determinação de níveis séricos;

Modo de trabalho

B-learning

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Anatomia e Histologia, Biologia Celular e Bioquímica

Programa

1 - INTRODUÇÃO À FISIOLOGIA

Definição e contextualização da Fisiologia nas Ciências Farmacêuticas. Exemplos de prémios Nobel em Fisiologia. O método científico e a construção de conhecimento em Fisiologia. Relações causa-efeito na explicação dos mecanismos fisiológicos. Relevância da Fisiologia para o desenvolvimento de medicamentos e terapias.

2 - FISIOLOGIA GERAL

2.1 - ORGANISMO HUMANO E COMPARTIMENTOS

Das células aos sistemas de órgãos. Herança evolutiva. Cooperação e inter-coordenação funcional. Fluxos de informação. Fluidos corporais e barreiras. Sistemas de transferência e equilíbrio da matéria e energia.

2.2 - HOMEOSTASIA E MECANISMOS DE REGULAÇÃO

Equilíbrio dinâmico das variáveis homeostáticas. Regulação por sistemas antagónicos. Retroalimentação negativa e positiva. Alimentação avante. Regulação intrínseca (local) e extrínseca (neuronal e endócrina). Adaptação e aclimatação. Ritmos biológicos.

2.3 - INTERAÇÕES ENTRE O AMBIENTE INTRACELULAR E EXTRACELULAR

Trocas de materiais entre compartimentos através de membranas. Difusão. Permeabilidade seletiva. Osmose. Transportadores e mecanismos de transporte.

2.4 - POTENCIAL DE MEMBRANA

Distribuição dos principais catiões e aniões fisiológicos. ATPase sódio-potássio. Gradientes eletroquímicos. Canais iónicos e dependência da voltagem. Potencial de equilíbrio e de repouso. Equações de Nernst e de Goldman-Hodgkin-Katz 

2.5 - COMUNICAÇÃO CELULAR

Sinalização autócrina, parácrina, endócrina e sináptica. Moléculas reguladoras, células alvo e recetores. Canais operados por ligandos, proteínas G, recetores catalíticos e intracelulares. Segundos mensageiros e cascatas de sinalização intracelular

 

3 - FISIOLOGIA DE SISTEMAS

3.1 - SISTEMA NERVOSO

Neurofisiologia: Neurónios e células gliais. Geração e propagação do impulso nervoso. Sinapses e neurotransmissão. Integração e plasticidade sináptica.

Divisão sensitiva e motora: Sensores, vias aferentes (sensitivas), centros integradores e de controlo, vias eferentes (motoras) e efetores (músculos e glândulas). Controlo motor somático central (córtex, núcleos da base e cerebelo) e local (reflexos).

Estados de consciência:  Sistema ativador reticular e hipotálamo na regulação do sono e vigília. Sistema límbico, emoções, motivações, aprendizagem e memória. Lateralização cerebral e linguagem.

Sistema nervoso autónomo: Simpático, parassimpático e entérico. Antagonismo fisiológico. Neurotransmissão pré- e pós-ganglionar. Recetores e efeitos sobre os órgãos.

Fisiologia Sensorial:  Sentidos gerais e especiais. Exterocepção, interocepção e propriocepção. Sensações cutâneas e córtex somatosensorial. Nocicepção e dor referida. Funcionamento do aparelho vestibular e equilíbrio. Mecanismos associados ao paladar, olfato, audição, visão e respetivo mapeamento e interpretação cortical.

3.2 - SISTEMA ENDÓCRINO

Glândulas, tipos de hormonas e mecanismos gerais. Hipotálamo-hipófise: Efeitos de hormonas libertadas pela adeno-hipófise (prolactina, somatotrofina, tireoestimulina, corticotrofina, foliculoestimulina, luteoestimulina) e neuro-hipófise (anti-diurética e oxitocina). Sistema de controlo de eixos hipotálamo-hipófise-glândulas. Suprarrenal: Produção, secreção e principais ações de mineralocorticoides (aldosterona) e glucocorticoides (cortisol). Mecanismos fisiológicos de resposta ao stress e exemplos de disfunção do eixo hipófise-adrenal. Tiróide: Produção de tiroxina e triiodotironina, secreção, transporte e efeitos. Eixo hipotálamo-hipófise-tiróide e exemplos de disfunção de causa nutricional ou autoimune. Regulação do cálcio plasmático: efeitos da hormona da paratiroide sobre os rins e osso; cooperação com calcitriol e antagonismo pela calcitonina. Pâncreas endócrino: Regulação da secreção de insulina e glicagina na manutenção da homeostasia da glucose plasmática. Regulação hormonal do equilíbrio metabólico: Efeitos catabólicos e anabólicos. Interações antagónicas e sinérgicas. Efeitos da alimentação e jejum. Teste de tolerância oral à glucose. Pineal: Regulação circadiana da secreção de melatonina.

3.3 - SISTEMA MÚSCULO-ESQUELÉTICO ::  Fisiologia Muscular

Tipos de músculos e células musculares; Funções fisiológicas e inervação. Músculo esquelético: Controlo pelo sistema nervoso somático. Propriocetores, reflexos e inervação recíproca. Mecanismos de contração e relaxamento muscular (deslizamento de filamentos). Unidades motoras e acoplamento excitação-contração (AEC). Metabolismo muscular e Exercício físico. Músculo Cardíaco e Liso: Junções comunicantes, atividade marca-passo, unidades funcionais e AEC. Controlo autonómico.

3.4 - SISTEMA CIRCULATÓRIO :: Cardiovascular e Linfático

Funções do sistema circulatório cardiovascular (coração e vasos sanguíneos) e linfático (vasos linfáticos e órgãos linfoides). Exemplos de disfunções. Circulação pulmonar e sistémica. Troca de fluidos nos capilares e drenagem linfática. Ciclo e sons cardíacos. Atividade elétrica e sistema de condução. Electrocardiograma. Débito cardíaco. Retorno Venoso. Pressões sanguíneas. Sons de Korotkoff. Controlo homeostático da função cardiovascular. Reflexo barocetor. Sistema renina-angiotensina-aldosterona. Hormona antidiurética. Peptídeo natriurético atrial. 

3.5 - SISTEMA RESPIRATÓRIO

Funções de oxigenação e manutenção da homeostasia do CO2. Zona condutora e respiratória. Músculos associados à ventilação normal e forçada. Espirometria e parâmetros de função pulmonar para avaliação de alterações restritivas e obstrutivas. Trocas gasosas com o sangue nos alvéolos e tecidos. Transporte sanguíneo de O2 e CO2. Funções da hemoglobina e mioglobina. Tampão bicarbonato. Mecanismos associados a quadros de alcalose e acidose. Regulação homeostática da ventilação através de quimiosensores e centros respiratórios.

3.6 - SISTEMA URINÁRIO

Componentes do sistema urinário. Regulação da micção por músculos/esfíncteres, inervação autonómica e somática; incontinência. Rim: Regulação do volume e composição química do sangue. Mecanismos de formação do filtrado glomerular. Reabsorção e secreção tubular. Taxa de filtração glomerular.  Mecanismos de concentração e diluição da urina; Reabsorção de glucose. Sistema multiplicador em contracorrente. Aparelho justaglomerular e regulação da secreção de renina. Manutenção da homeostasia de eletrólitos e equilíbrio ácido-base.

3.7 - SISTEMA DIGESTIVO

Funções dos componentes do trato alimentar e órgãos acessórios. Mecanismos de digestão e absorção dos principais nutrientes. Regulação neuro-endócrina da motilidade e secreções de sucos digestivos e hormonas gastrointestinais. Vias biliares e pâncreas exócrino. Circulação entero-hepática. Equilíbrio do aporte e gasto energético. Hormonas supressoras e estimuladoras do apetite.

3.8 – SISTEMA REPRODUTOR

Determinação e diferenciação sexual. Regulação endócrina da reprodução: Interações hipotálamo-hipófise-gónadas e efeitos das gonadotrofinas. SR masculino: Espermatogénese. Produção e efeitos da testosterona. Contributos das vesículas seminais e próstata para o sémen. Mecanismos de regulação da ereção dependentes de monóxido de azoto. SR feminino: Ciclo ovárico. Ciclo menstrual e efeitos da foliculoestimulina, luteoestimulina, estradiol e progesterona. Fertilização e implantação. Produção de gonadotrofina coriónica e outras alterações hormonais na gravidez. Circulação sanguínea na placenta. Amniocentese e biópsia das vilosidades coriónicas. Regulação hormonal do parto e lactação. Imunidade passiva através do leite materno.

3.9 – SISTEMA IMUNE

É abordado apenas superficialmente, sendo descrito na UC de Imunologia.

3.10 – SISTEMA TEGUMENTAR
É abordado apenas superficialmente, sendo descrito na UC de Anatomia-Histologia.

Bibliografia Obrigatória

Stuart Ira Fox; Human physiology. ISBN: 978-1-259-06054-0
Eric Widmaier, Hershel Raff, Kevin Strang; Vander's Human Physiology, 11/e, Mcgraw-hill, 2008. ISBN: 007304962x

Bibliografia Complementar

Arthur C. Guyton & John E. Hall; Textbook of Medical Physiology, 11th Edition , Elsevier Saunders, 2006. ISBN: 9780721602400
Silverthorn D.U; Fisiologia Humana. Uma Abordagem Integrada, 2ª Ed. Manobe, 2003. ISBN: ISBN 85-204-1241-6

Observações Bibliográficas

Recomenda-se a versão mais recentes dos livros indicados

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Ensino teórico e Laboratorial, com destaque para a aprendizagem ativa através de debates conceptuais, planeamento, execução, análise e discussão de experiências laboratoriais. Ensino presencial complementado com plataforma de e-learning (contendo testes formativos, videogravações das aulas) e estudo independente.

Palavras Chave

Ciências da Saúde > Ciências Médicas > Medicina > Fisiologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Prova oral 10,00
Teste 90,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 73,00
Frequência das aulas 65,00
Trabalho laboratorial 24,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Para ser elegível para avaliação, cada estudante deverá participar em pelos menos 3/4 (75%) das aulas laboratoriais lecionadas, e pelo menos 1/2 (50%) das aulas teóricas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação final (0-20) = Teste intercalar 1 (0-8) + Teste Intercalar 2 (0-12)


A "primeira Frequência" (Teste Intercalar 1) corresponde a 8 em 20 valores
A "segunda Frequência" (Teste Intercalar 2) correponde a 12 em 20 valores


Os estudantes que obtenham classificações iguais ou superiores a 18 na soma das duas frequências têm acesso a uma prova oral que lhes permite:
- manter o 18, ou subir para 19 ou 20 (em função do desempenho);
- se o estudante optar por não fazer a prova oral, a classificação final será de 18 valores.

Os estudantes que faltem ou reprovem na avaliação em época normal, podem fazer um Exame completo na época de recurso que corresponde aos 2 testes intercalares (0-20 valores)


Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes legalmente dispensados da frequência das aulas laboratoriais são avaliados através de Exame na plataforma Moodle.

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação pode ser realizada apenas na componente de Exame completo.
O Exame completo para melhoria decorre uma única vez, numa época normal ou de recurso.
O prazo máximo para a melhoria é a época de recurso do ano letivo subsequente aquele em que o estudante obteve aprovação.
Após o Exame de melhoria, prevalece a classificação mais alta.

Observações

Estudantes Internationais / Mobilidade / ERASMUS
Para inscrição nesta UC, os estudantes que não sejam fluentes em Português devem obrigatoriamente ser fluentes em Inglês (leitura, escrita, comunicação oral).

Plano de contingência (Ex. COVID-19)

Sempre que possível as aulas serão presenciais. Alternativamente, as aulas decorrerão on-line, de forma síncrona com recurso à plataforma zoom. As aulas serão complementadas com videos no panopto, e testes formativos no Moodle.

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