Código: | MI071104 | Sigla: | MATBIO |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências Físicas |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://moodle.up.pt/course/view.php?id=1804 |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MICF | 273 | MICF - Plano Oficial | 1 | - | 6 | 65 | 175,5 |
Como objetivos de aprendizagem, pretende-se que o aluno adquira conhecimentos:
a) básicos da ferramenta de software Microsoft EXCEL;
b) básicos da teoria de probabilidades, necessários à exposição da matéria sobre inferência estatística;
c) de estatística descritiva;
d) de várias técnicas de inferência estatística; em particular, que o aluno conheça o modelo matemático subjacente e as hipóteses que esse modelo pressupõe;
e) de escolha e aplicação de técnicas estatísticas a problemas concretos na área das Ciências Naturais e da Saúde;
f) de conceitos básicos de cálculo a situações concretas da área das Ciências da Saúde - função exponencial e função logaritmica, taxas de variação e derivação, gráficos de funções e integração.
Adicionalmente pretende-se que o aluno desenvolva competências transversais tais como espírito crítico, capacidade de interpretação e comunicação dos resultados obtidos por análise estatística.
No final da unidade curricular, o aluno deve ser capaz de:
a) aplicar corretamente os conhecimentos adquiridos, quer na Matemática quer na Estatística, a situações reais na área das Ciências da Saúde;
b) perceber a descrição dos modelos probabilísticos e de inferência estatística mais comuns, e saber aplicá-los corretamente;
c) criticar e interpretar os resultados estatísticos obtidos.
I. Microsoft Excel
1. Conceitos básicos de utilização do software.
II. Probabilidades e Estatítica Descritiva
1. Conceitos básicos de análise combinatória e cálculo de probabilidades.
2. Introdução à noção de distribuição de probabilidade:
a) noção de probabilidade;
b) variáveis aleatórias discretas/contínuas;
c) função de probabilidade/densidade de probabilidade e função distribuição;
d) quantis, medidas de tendência central (média, mediana e moda) e medidas de dispersão (variância e desvio-padrão).
3. Distribuições de probabilidade clássicas:
a) uniforme (discreta e contínua), binomial, Poisson, normal, qui-quadrado, t-Student;
b) relações entre algumas distribuições.
4. Amostras de variáveis aleatórias independentes e identicamente distribuídas:
a) distribuição amostral (função de distribuição empírica, histograma, boxplot);
b) estatísticas associadas a uma amostra (proporção amostral, média amostral, variância amostral);
c) lei dos grandes números;
d) teorema do limite central;
e) média e variância amostral como variáveis aleatórias.
III. Inferência Estatística
1. Intervalos de confiança.
Intervalos de confiança para a média, proporção e variância, e ainda para diferença de médias, diferença de proporções e quociente de variâncias.
2. Testes de hipóteses:
a) erro de tipo I e de tipo II, nível de significância, potência;
b) valor-p (valor prova) de um teste;
c) relação entre testes de hipóteses e intervalos de confiança;
d) testes paramétricos para a média, variância, proporção.
IV. Álgebra Linear
Operações com matrizes e suas aplicações. Determinantes e suas aplicações. Diagonalização de matrizes e suas aplicações.
V. Tratamento de dados analíticos - Algarismos significativos e notação científica.
Funções algébricas. Funções transcendentes (exponencial, logaritmo), linearização de curvas. Aplicação a situações reais da Área da Saúde.
Aulas teóricas presenciais com projecção de slides e utilização de quadro para expor a matéria teórica, usando exemplos de aplicação.
Aulas teorico-práticas presenciais com resolução no quadro de exercícios selecionados pelo docente.
Designação | Peso (%) |
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Teste | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 110,50 |
Frequência das aulas | 65,00 |
Total: | 175,50 |
1. Serão realizados dois testes, ambos com a cotação de 10 valores: um que avaliará a matéria lecionada até à data do teste e outro que avaliará o restante conteúdo. A classificação final será a soma das classificações obtidas nos dois testes.
2. O primeiro teste terá lugar na semana intercalar prevista no calendário escolar. O segundo teste terá lugar no período previsto para a época normal.
3. O exame de recurso avaliará os conteúdos leccionados durante o presente ano letivo.
Não se aplica.