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Biologia Celular

Código: MI071102     Sigla: BIOCEL

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Naturais

Ocorrência: 2022/2023 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Laboratório de Bioquímica
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MICF 275 MICF - Plano Oficial 1 - 6 65 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: Atendimento em inglês aos estudantes; materiais de estudo em inglês; avaliação em inglês (Assistance in English to students; English study materials; English assessment)

Objetivos

Pretende-se que o estudante:

  • Adquira e consolide conhecimento sobre os conceitos básicos da Biologia Celular/Bioquímica, e as principais metodologias experimentais para o estudo da célula.
  • Compreenda as características estruturais comuns a todas as células eucarióticas: organização interna e funcional, expressão e transmissão da informação genética, estrutura e função de proteínas.
  • Compreenda a complexidade molecular, estrutural e funcional da célula.
  • Atinja os objetivos propostos de uma forma gradual ao longo do semestre.

No âmbito das competências transversais, esta Unidade Curricular tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento das seguintes:

  • Competências Cognitivas: pensamento analítico, crítico, reflexivo e criativo;
  • Competências Metodológicas: gestão de tempo, capacidade de planeamento e competências digitais;
  • Competências Sociais: comunicação interpessoal de informação científica e trabalho colaborativo.

 

Resultados de aprendizagem e competências


  • Aquisição de conhecimentos sobre os mecanismos biológicos essenciais para o funcionamento celular.

  • Compreensão e reconhecimento da importância da célula nos mecanismos fisiopatológicos.

  • Aquisição de competências laboratoriais, nomeadamente na manipulação e observação ao microscópio ótico. Apreensão de técnicas experimentais essenciais no estudo da célula, inerentes à investigação na área das ciências biológicas, mas também inerentes à prática laboratorial padrão.

  • Relacionar os conceitos abordados na componente teórica com a componente prática-laboratorial.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

não aplicável

Programa

Componente Teórica

  • A evolução da célula. Componentes químicos das células.
  • Estrutura de proteínas e função. Metodologias de fracionamento e estudo de proteínas.
  • Ácidos nucleicos e mecanismos genéticos básicos: transcrição, replicação e tradução de DNA.
  • Organização celular: membranas biológicas, citosol, estrutura e função dos diversos organelos celulares.
  • Metodologias de visualização e estudo da célula.
  • Função celular: transporte transmembranar de moléculas e iões; conceitos básicos de energia celular; Síntese proteica e movimento de proteínas nas membranas e organelas celulares; Degradação de proteínas. Tráfego vesicular e via secretória de proteínas;
  • Citoesqueleto
  • Ciclo celular: Interfase e mitose. Meiose.
  • Junções celulares. Adesão Celular. Matriz extracelular.
  • Comunicação celular.
  • Morte Celular. Metodologias para estudo de morte celular.
  • Cancro.


Componente Laboratorial 

  • Microscópio ótico.
  • Preparações histológicas a fresco, preparações definitivas sem inclusão e preparações definitivas com inclusão.
  • Colorações citoquímicas e imuno-histoquímica. Medição de células.
  • Cultura celular e observação de células ao microscópio ótico invertido. Observação de preparações citológicas com marcação celular fluorescente ao microscópio de fluorescência.
  • Pesquisa bibliográfica sobre temas relacionados com os conteúdos ministrados nas componentes teórica e laboratorial.

 

Bibliografia Obrigatória

Harvey Lodish; Molecular cell biology. ISBN: 978-1-4641-8339-3

Bibliografia Complementar

Bruce Alberts; Molecular biology of the cell. ISBN: 978-0-8153-4464-3

Observações Bibliográficas

Todas as aulas, Teóricas e Laboratoriais, serão presenciais. No entanto, poderá haver alteração no funcionamento dependendo dos cenários associados ao COVID 19. No caso seja necessário aplicar um plano de semiconfinamento as aulas Teóricas funcionarão em regime presencial com transmissão simultânea para plataforma de ensino a distância. Para cumprir as limitações de lotação dos laboratórios, as aulas laboratoriais serão presenciais com divisão da turma em 2 turnos com alternância presencial semanal. 

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas (3 horas/semana): As aulas teóricas serão magistrais, ministradas com recurso a um sistema de apresentação de diapositivos em data-show (Power-Point).

No início do semestre será ministrada uma aula de explicação dos trabalhos experimentais e relativa à pesquisa bibliográfica a realizar em laboratório. Os trabalhos laboratoriais (2 horas/semana) serão realizados individualmente pelos estudantes e de acordo com um cronograma previamente estabelecido. Os estudantes irão realizar  nas aulas laboratoriais alternadamente a pesquisa bibliográfica sobre temas propostos pelos docentes, em grupo de 3 preferencialmente. Os estudantes irão elaborar um relatório relativo à pesquisa bibliográfica durante a aula laboratorial, e no final terão de efetuar a submissão na plataforma Moodle (https://moodle.up.pt). Os estudantes serão acompanhados pelo docente durante a execução dos trabalhos experimentais para explicação e esclarecimento de dúvidas. Durante a pesquisa bibliográfica os estudantes serão acompanhados pelo docente sempre que possível, promovendo-se a articulação entre os estudantes, a análise e interpretação da informação e esclarecimento de dúvidas. Os docentes estarão disponíveis nas horas de atendimento aos alunos, anunciadas no início do semestre, e no período de exames por marcação prévia.

Dependendo dos possíveis cenários do COVID-19, podem verificar-se alterações no programa e nos métodos de avaliação desta unidade curricular. As aulas presenciais estão sujeitas à limitação da lotação das salas e laboratórios e poderão ter de existir aulas a distância.
A calendarização das aulas e da avaliação distribuída poderá ser ajustada de acordo com a situação no momento e disponibilizada no Moodle.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 80,00
Trabalho escrito 10,00
Trabalho laboratorial 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 97,00
Frequência das aulas 65,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

As aulas teóricas não são obrigatórias. As aulas Laboratoriais seguem as normas de avaliação em vigor, ou seja, o estudante não pode exceder o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas previstas.

A frequência é válida para o ano letivo corrente e para os 2 anos letivos seguintes. Assim, para o ano letivo corrente, consideram-se válidas as frequências obtidas nos anos letivos 2020/21 e 2021/22.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final corresponde ao somatório do exame final (80%) e da avaliação distribuida (20%).

A avaliação distribuida é constituida por i) avaliação dos relatórios elaborados nas aulas laboratoriaias; ii) exame laboaratorial realizado na última aula laboratorial

A avaliação é expressa numa escala de 0 a 20 valores. Os estudantes com classificação inferior a 9,5 são considerados reprovados. Não estão previstas provas orais.

Provas e trabalhos especiais

não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes que, de acordo com a legislação em vigor, poderão ser dispensados da frequência das aulas laboratoriais, terão que obrigatoriamente realizar o exame laboratorial durante a última semana de aulas laboratoriais (de acordo com o cronograma pré-estabelecido) ou nas épocas normal ou de recurso. A aprovação nesta prova é um pré-requisito para a admissão do estudante à prova escrita final. 

. 

Melhoria de classificação

Os estudantes podem requerer melhoria de classificação, uma única vez por unidade curricular, numa das duas épocas, normal ou de recurso, imediatamente subsequentes áquela em que obtiveram aprovação. 
A classificação final da unidade curricular será a mais alta das obtidas nas duas provas realizadas.

Observações

Pressupõem-se os conhecimentos básicos de Química e Biologia ministrados no ensino secundário. 

Para além dos estudantes que possam rapidamente desenvolver competências de compreensão do Português (nomeadamente Espanhóis e Italianos), aceitam-se estudantes de mobilidade com fluência em inglês. A UC é lecionada em Português, no entanto, os docentes disponibilizam bibliografia e apoio aos estudantes de mobilidade em inglês. Os processos de avaliação dos estudantes de mobilidade poderão ocorrer a seu pedido, em inglês
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