Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Biotec08

Encontros Científicos 4

Código: Biotec08     Sigla: E. Cient. 4

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Saúde

Ocorrência: 2020/2021 - A

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Laboratório de Microbiologia
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Biotecnologia Molecular e Celular Aplicada às Ciências da Saúde

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
BioTec 4 Plano Oficial do ano letivo 2016 4 - 6 41 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Lucilia Helena Ataíde Saraiva Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 1,46
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 1,464
Lucilia Helena Ataíde Saraiva 1,464

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Esta Unidade Curricular tem como principais objetivos proporcionar aos estudantes de doutoramento autonomia científica e espírito crítico, assim como estimular a curiosidade e interesse pela ciência em geral e pela biotecnologia celular e molecular em particular.

Resultados de aprendizagem e competências

Em particular, com esta Unidade Curricular pretende-se, principalmente, que os estudantes se familiarizem com a literatura científica e últimos avanços nas áreas científicas de relevo para este programa doutoral; que conheçam os principais problemas a solucionar e as novas abordagens metodológicas; que desenvolvam as capacidades de escrita científica e de análise crítica da informação científica; que se sintam confortáveis na apresentação e discussão da informação científica com outros estudantes e, em particular, com os docentes, investigadores líderes, e com a comunidade científica em geral. A aquisição destas competências pelo estudante será assegurada, durante o decorrer de todo o curso doutoral, através da organização de encontros para a discussão de resultados científicos, seminários periódicos e de um simpósio anual final, no qual os estudantes serão encorajados para participarem ativamente.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Presencial

Programa

As seguintes atividades científicas serão desenvolvidas no âmbito desta Unidade Curricular:
i) Encontros para a discussão de resultados científicos;
ii) Seminários científicos;
iii) Simpósio anual.

Bibliografia Obrigatória

-----; ----, ---, 000. ISBN: ---

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os objetivos propostos na presente Unidade Curricular serão atingidos através da realização de:

i) Encontros semanais para a discussão de resultados científicos obtidos dentro do grupo de investigação que acolhe o estudante de doutoramento, ou obtidos por outros grupos de investigação, por exemplo na forma de artigo científico. Para além do conteúdo científico, uma atenção particular será dada à clareza e ao caracter didático das apresentações realizadas pelos estudantes.


ii) Seminários científicos com palestrantes nacionais e internacionais convidados: Alguns dos seminários serão organizados pelo programa doutoral e contará com convidados profissionais da indústria farmacêutica, dispositivos médicos e empresas de biotecnologia para discutir novas tecnologias e seu impacto na saúde, no mercado de trabalho da bioengenharia, bem como o planeamento de uma carreira nesta área. Em particular, vários seminários organizados pela Sociedade Português de Ortopedia e Traumatologia (SPOT) e pelo Departamento de Educação, Formação e Investigação (DEFI) do Centro Hospitalar do Porto (CHP), abrangendo questões distintas relacionadas com a investigação clínica em diversas áreas médicas e incluindo equipas multidisciplinares de pesquisa biomédica do CHP / ICBAS-UP, IBMC, INEB e FFUP.


iii) Um simpósio anual de dois dias com apresentações orais pelos estudantes de doutoramento dos diferentes anos do programa doutoral e palestras por oradores convidados.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 100,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

São considerados sem frequência os estudantes cuja avaliação no relatório final da UC seja inferior a 9,5 valores.

 

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação distribuída (a classificação final será expressa numa escala numérica de 0 a 20 valores):

i) Encontros científicos (10 valores): No final do ano, os supervisores dos estudantes de doutoramento deverão apresentar aos responsáveis pela Unidade Curricular um relatório final, no qual deverão certificar o comparecimento do estudante aos encontros científicos realizados pelo grupo de investigação. Neste relatório, os supervisores deverão apresentar uma breve informação sobre o desempenho dos estudantes nestas sessões, nomeadamente a clareza e qualidade científica das suas intervenções e apresentações. 

ii) Seminários (10 valores): No final do ano, um relatório final sobre os seminários assistidos (folha de presenças; o certificado de participação será dado através da assinatura do palestrante ou organizador do seminário) deverá ser apresentado pelos estudantes aos responsáveis pela Unidade Curricular. Este relatório deverá ser assinado pelo estudante e pelo supervisor que deverá certificar a qualidade científica e relevância de todos os seminários selecionados pelo estudante para a sua formação científica.  Será dada especial atenção à qualidade científica, diversidade e variabilidade dos seminários científicos assistidos pelos estudantes. Avaliação: 0,5 valores por seminário com um limite máximo de 10 valores.  
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-05-21 às 08:26:05 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias