Marketing Farmacêutico
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências Sociais |
Ocorrência: 2019/2020 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MICF |
42 |
MICF - Plano Oficial |
4 |
- |
3 |
52 |
81 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Aproximar o estudante do ciclo de estudos (CE) de Ciências Farmacêuticas à realidade dos recursos do marketing desde a indústria farmacêutica até às farmácias comunitárias.
Enquadrar o técnico de saúde nos conceitos de marketing em geral.
Desenvolver as capacidades básicas para evoluir e aprofundar os conhecimentos nesta área.
Resultados de aprendizagem e competências
Proporcionar aos farmacêuticos as bases para a utilização dos recursos de marketing.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Conhecimento do enquadramento das várias áreas de actividade dos farmacêuticos desde a indústria à farmácia comunitária.
Programa
1. O conceito de Marketing
1.1. Definições, o papel do Marketing
2. Os Estudos de Mercado
3. O desenvolvimento da análise de marketing-mix
3.1. O Produto
3.2. O Preço
3.3. A Distribuição (Placement)
3.4. A Comunicação (Promotion)
4. O Marketing de Serviços
4.1. As Pessoas, os Processos e as Evidências Físicas
4.2. O marketing-mix na perspectiva de do Consumidor, da Conveniência, da Comunicação e do Custo
4.3. O enquadramento da Análise, da Adaptação, da Avaliação e da Activação
5. O Plano de Marketing
5.1. A análise SWOT
5.2. Desenvolvimento do Plano de Marketing
6. A evolução do Marketing
6.1. Do Marketing 1.0 ao 4.0
6.2. O Marketing Relacional
Bibliografia Obrigatória
Lindon Denis 070;
Mercator XXI. ISBN: 972-20-2744-1
Philip Kotler, Iwan Setiawan e Hermawan Kartajaya; Marketing 4.0 Mudança do tradicional para o digital, 2017
Bibliografia Complementar
Philip Kotler; Marketing 3.0, 2014
Philip Kotler; Princípios de Marketing, 1998
Emanuel Rosen; Marketing Boca a Boca, 2001
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Apresentação e desenvolvimento das matérias nas aulas teóricas (2 horas/semana) com recursos a meios audiovisuais (Power Point e pequenos filmes).
Nas teórico-práticas (2 horas/semana) as matérias são desenvolvidas e consolidadas com a apresentação de notícias, artigos e outros materiais audiovisuais pelos alunos.
O docente responsável encontra-se disponível para atendimento dos alunos nas horas anunciadas no início do semestre e por marcação prévia e acordada em qualquer outra altura.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
40,00 |
Teste |
20,00 |
Trabalho escrito |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
22,00 |
Trabalho de investigação |
4,00 |
Total: |
26,00 |
Obtenção de frequência
A assistência dos alunos às aulas teóricas não é obrigatória.
A assistência dos alunos às aulas teórico-práticas é obrigatória.
Fórmula de cálculo da classificação final
Classificação Final: 10%(Frequência TP)+30%(Participação TP)+40%(Trabalho proposto)+20%(Avalição das respostas às questões colocadas).
Provas e trabalhos especiais
Trabalho proposto no âmbito da disciplina.
Trabalho de estágio/projeto
n.a.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Conforme as normas de avaliação da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, 2010/2011, sem prejuízo do cumprimento da legislação especial aplicável.
Melhoria de classificação
Os alunos podem requerer melhoria de classificação de acordo com as normas de avaliação da Faculdade de farmácia da Universidade do Porto, 2010/2011.
Observações
Disponibilidade para contactar com áreas menos habituais no MICF, nomeadamente de Gestão e Marketing.
Língua de Ensino: Português e, eventualmente, Inglês.