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Cuidados Farmacêuticos

Código: MI075188     Sigla: CUIFAR

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Saúde

Ocorrência: 2019/2020 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Laboratório de Farmacologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MICF 171 MICF - Plano Oficial 5 - 3 52 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pretende-se que os alunos entendam os cuidados farmacêuticos como a nova filosofia da prática profissional dos farmacêuticos e que, no final desta unidade curricular, os estudantes:

a) compreendam o conceito de Cuidados Farmacêuticos e as diferentes actividades assistenciais do farmacêutico centradas no doente.

b) obtenham competências teóricas e práticas para as realizar.

Resultados de aprendizagem e competências

As aulas laboratoriais servem para simular a realidade da prestação de cuidados farmacêuticos e da prática de farmácia, com a utilização das metodologias apresentadas nas aulas teóricas.

No final da UC espera-se que os estudantes tenham obtido os conhecimentos, capacidades e aptidões para desenvolver atividades de Cuidados Farmacêuticos na sua prática profissional.

O trabalho realizado durante esta UC pretende que os estudantes sejam capazes de adquirir as seguintes competências transversais necessárias para a sua futura vida profissional e em particular para a prestação de Cuidados Farmacêuticos na prática de farmácia:

Competências Cognitivas: pensamento analítico, crítico, reflexivo e criativo;

Competências Metodológicas: gestão de tempo, capacidade de resolução de problemas, capacidade de decisão, estratégias de aprendizagem, capacidade de planeamento e competências digitais;

Competências Sociais: comunicação interpessoal, trabalho colaborativo, gestão de conflitos e de negociação, compreensão inter-cultural.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Farmacologia, Fisiopatologia e Farmacoterapia

Programa

I. Cuidados Farmacêuticos (CF): serviços farmacêuticos centrados no doente. Evolução dos conceitos.

II. Problemas relacionados com medicamentos (PRM) e resultados negativos associados à medicação (RNM). Consensos de Granada.

III. Comunicação e gestão de informação em saúde: fontes de informação, pesquisa bibliográfica e EBM.

IV. Dispensa Clínica de Medicamentos (DCM). Conceitos e objectivos.

V. Protocolos de actuação em DCM: Primeira dispensa, dispensa de continuidade e dispensa de especialidades complexas.

VI. Revisão da Medicação.

VII. Reconciliação da Medicação.

VIII. Indicação Farmacêutica. Objectivos e requisitos. Entrevista, intervenção farmacêutica e avaliação do serviço.

IX. Seguimento Farmacoterapêutico (SFT). O Método Dáder de SFT.

X. Educação para a saúde. Conceito e objectivos. Requisitos. Informação sobre medicamentos e sobre os problemas de saúde. Educação para a saúde em grupos populacionais específicos.

XI. Adesão à terapêutica. Conceitos. Medidas de adesão à terapêutica. Estratégias para melhoria.

XII. Os Cuidados Farmacêuticos e o uso racional do medicamento

Bibliografia Obrigatória

Filipa Alves da Costa; The^pharmacist guide to implementing pharmaceutical care. ISBN: 978-3-319-92575-2
Faus Maria José; Munoz Pedro Amariles; Martinez-Martinez Fernando; Atención Farmacéutica, 2008. ISBN: 978-84-8473-609-7
Cipolle Robert J.; Pharmaceutical care practice. ISBN: 0-07-136259-2
Hernández, D.S., Castro, M.M.S., Faus,M.J. ; Guia de Seguimiento Farmacoterapéutico, 2007
Rovers John P.; A^practical guide to pharmaceutical care. ISBN: 1-58212-104-4

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nas aulas teóricas serão apresentados os conceitos teóricos e metodologias a usar na prestação de Cuidados Farmacêuticos

Na maioria das aulas laboratoriais os estudantes resolvem/discutem casos práticos das diferentes actividades centradas no doente, com recurso a Web e informação fornecida pelo docente. Sempre que possível haverá recurso a PBL e Role-play.

Os estudantes deverão elaborar um Protocolo de Investigação em Cuidados Farmacêuticos que será considerado como componente de avaliação laboratorial.

Os estudantes são também encorajados a participar dos fóruns de discussão da plataforma de e-learning da Universidade do Porto quer para discutir alguma dúvida quer para contribuir para o enriquecimento da experiência ensino-aprendizagem. 

Software

SIFARMA2000 - Glintt

Palavras Chave

Ciências da Saúde > Ciências farmacológicas > Farmácia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 75,00
Trabalho escrito 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 13,00
Frequência das aulas 52,00
Trabalho de investigação 16,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

De acordo com as normas da FFUP em vigor.

Fórmula de cálculo da classificação final

ACT x 0,75 + ACL x 0,25

(Na componente teórica o estudante deverá obter uma classificação de valor igual ou superior a 45% da nota máxima; se tal não acontecer o estudante terá que voltar a realizar o exame teórico na época de recurso).

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