Código: | MI075188 | Sigla: | CUIFAR |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências da Saúde |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Laboratório de Farmacologia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MICF | 171 | MICF - Plano Oficial | 5 | - | 3 | 52 | 81 |
Pretende-se que os alunos entendam os cuidados farmacêuticos como a nova filosofia da prática profissional dos farmacêuticos e que, no final desta unidade curricular, os estudantes:
a) compreendam o conceito de Cuidados Farmacêuticos e as diferentes actividades assistenciais do farmacêutico centradas no doente.
b) obtenham competências teóricas e práticas para as realizar.
As aulas laboratoriais servem para simular a realidade da prestação de cuidados farmacêuticos e da prática de farmácia, com a utilização das metodologias apresentadas nas aulas teóricas.
No final da UC espera-se que os estudantes tenham obtido os conhecimentos, capacidades e aptidões para desenvolver atividades de Cuidados Farmacêuticos na sua prática profissional.
O trabalho realizado durante esta UC pretende que os estudantes sejam capazes de adquirir as seguintes competências transversais necessárias para a sua futura vida profissional e em particular para a prestação de Cuidados Farmacêuticos na prática de farmácia:
Competências Cognitivas: pensamento analítico, crítico, reflexivo e criativo;
Competências Metodológicas: gestão de tempo, capacidade de resolução de problemas, capacidade de decisão, estratégias de aprendizagem, capacidade de planeamento e competências digitais;
Competências Sociais: comunicação interpessoal, trabalho colaborativo, gestão de conflitos e de negociação, compreensão inter-cultural.
I. Cuidados Farmacêuticos (CF): serviços farmacêuticos centrados no doente. Evolução dos conceitos.
II. Problemas relacionados com medicamentos (PRM) e resultados negativos associados à medicação (RNM). Consensos de Granada.
III. Comunicação e gestão de informação em saúde: fontes de informação, pesquisa bibliográfica e EBM.
IV. Dispensa Clínica de Medicamentos (DCM). Conceitos e objectivos.
V. Protocolos de actuação em DCM: Primeira dispensa, dispensa de continuidade e dispensa de especialidades complexas.
VI. Revisão da Medicação.
VII. Reconciliação da Medicação.
VIII. Indicação Farmacêutica. Objectivos e requisitos. Entrevista, intervenção farmacêutica e avaliação do serviço.
IX. Seguimento Farmacoterapêutico (SFT). O Método Dáder de SFT.
X. Educação para a saúde. Conceito e objectivos. Requisitos. Informação sobre medicamentos e sobre os problemas de saúde. Educação para a saúde em grupos populacionais específicos.
XI. Adesão à terapêutica. Conceitos. Medidas de adesão à terapêutica. Estratégias para melhoria.
XII. Os Cuidados Farmacêuticos e o uso racional do medicamento
Nas aulas teóricas serão apresentados os conceitos teóricos e metodologias a usar na prestação de Cuidados Farmacêuticos
Na maioria das aulas laboratoriais os estudantes resolvem/discutem casos práticos das diferentes actividades centradas no doente, com recurso a Web e informação fornecida pelo docente. Sempre que possível haverá recurso a PBL e Role-play.
Os estudantes deverão elaborar um Protocolo de Investigação em Cuidados Farmacêuticos que será considerado como componente de avaliação laboratorial.
Os estudantes são também encorajados a participar dos fóruns de discussão da plataforma de e-learning da Universidade do Porto quer para discutir alguma dúvida quer para contribuir para o enriquecimento da experiência ensino-aprendizagem.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 75,00 |
Trabalho escrito | 25,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 13,00 |
Frequência das aulas | 52,00 |
Trabalho de investigação | 16,00 |
Total: | 81,00 |
ACT x 0,75 + ACL x 0,25
(Na componente teórica o estudante deverá obter uma classificação de valor igual ou superior a 45% da nota máxima; se tal não acontecer o estudante terá que voltar a realizar o exame teórico na época de recurso).