Hidrologia
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências Físicas |
Ocorrência: 2019/2020 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MICF |
170 |
MICF - Plano Oficial |
5 |
- |
4,5 |
52 |
121,5 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Na componente teórica pretende-se abordar de forma coerente e integrada os aspectos mais relevantes ligados à indispensabilidade da água para o desenvolvimento humano, designadamente a origem, as funções e o uso, e a importância dos ecossistemas aquáticos, com especial enfâse no problema da poluição e escassez da água. É dada grande importância aos processos usados para caracterizar a qualidade das águas, aos processos de tratamento das águas de consumo e aos processos de tratamento das águas residuais. São igualmente abordados os aspectos mais relevantes ligados à gestão de recursos hídricos. Desta forma, os estudantes ficam com uma visão clara da importância dos desafios colocados nesta área e das inúmeras áreas de actuação em que a sua formação marcadamente interdisciplinar poderá constituir uma importante mais-valia no mercado de trabalho.
A componente laboratorial tem como objectivo o desenvolvimento por parte dos estudantes de aptidões analíticas para a caracterização físico-química das águas de consumo.
Resultados de aprendizagem e competências
Os estudantes devem adquirir conhecimentos, aptidões e competências que os habilitem a desenvolver actividade profissional na área da hidrologia e das análises hidrológicas, com especial relevo para as áreas que constituem um espaço privilegiado de actuação dos farmacêuticos, designadamente a caracterização físico-química de águas subterrâneas e superficiais, o tratamento e controlo de qualidade de águas para consumo, o tratamento e controlo de águas residuais de origem doméstica e industrial. Adicionalmente, pretende-se dotar os estudantes com competências básicas em outras áreas de carácter multidisciplinar, como sejam a gestão de recursos hídricos, a ecohidrobiologia (estudo das interacções entre os seres vivos e o ciclo hidrológico), o controlo das fontes de poluição e o termalismo.Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Os estudantes devem possuir conhecimentos básicos profundos de bioquímica, química orgânica e inorgânica, química analítica e métodos instrumentais de análisePrograma
Componente teórica
Importância, funções e usos da água. Problema da escassez da água.
Propriedades físico-químicas da água.
Ciclo hidrológico.
Águas para consumo humano: origem; ocorrência e volume; qualidade; factores de variabilidade.
Gestão dos recursos hídricos: bacias hidrográficas e aquíferos. Legislação nacional e comunitária.
Biologia da água: ecossistemas aquáticos.
Poluição da água e seu controlo: fontes poluidoras, conceito de auto-purificação, eutrofização, chuvas ácidas, intrusão salina). Principais contaminantes, nitratos e nitritos, pesticidas e outros POP , desreguladores endócrinos, PPCP, metais.
Monitorização da qualidade da água.
Tratamento e eliminação de águas residuais
Tratamento de águas para consumo.
Hidrotermalismo.
Componente laboratorial
Análise sumária de uma água.Bibliografia Obrigatória
Gray, N.F. ; Drinking Water Quality - Problems and Solutions. , Cambridge University Press, 2008. ISBN: 13 978-0-521-87825-8
Quevauviller, P., Fouillac, A.M., Grath D.J. and Ward, R.; Groundwater Monitoring, Wiley, 2009. ISBN: 978-0-470-77809-8
Davie, T.; Fundamentals of Hydrology, Taylor & Francis, 2008. ISBN: 0-203-93366-4
Cheremisinof, N.P. ; Handbook of Water and Wastewater Treatment Technologies, Butterworth-Heinemman, 2002. ISBN: 0-7506-7498-9
Bibliografia Complementar
Vários; Guidelines for Drinking-Water Quality , World Health Organization, 2008. ISBN: 978 92 4 154761 1
Carr, G.M. et al.; Water Quality for Ecosystem and Human Health. United Nations Environment Programme Global Environment Monitoring System/Water Programme, United Nations, 2008. ISBN: 92-95039-51-7
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas teóricas são lecionadas tendo por base o recurso a meios audiovisuais (datashow e videos), procurando fomentar a participação ativa dos alunos. Algumas matérias específicas são ministradas por convidados especialistas na área. Todos os materiais usados nas aulas teóricas são disponibilizados aos estudantes na página da disciplina.As aulas laboratoriais incidem na realização de trabalhos laboratoriais relativos a determinações analíticas em águas de consumo tendo em vista o controlo da respectiva potabilidade.Palavras Chave
Ciências Físicas > Química > Química aplicada
Ciências Naturais > Ciências do ambiente > Ciências da água
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
70,00 |
Participação presencial |
15,00 |
Trabalho laboratorial |
15,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de relatório/dissertação/tese |
15,50 |
Estudo autónomo |
54,00 |
Frequência das aulas |
26,00 |
Trabalho laboratorial |
26,00 |
Total: |
121,50 |
Obtenção de frequência
A assistência dos alunos às aulas laboratoriais é obrigatória sendo considerados sem frequência os alunos cuja assistência seja inferior a 3/4 das aulas efectivamente leccionadas, desde que estas representem mais de 50% das aulas previstas. A assistência dos alunos às aulas teóricas não é obrigatória, embora seja fortemente incentivada.Fórmula de cálculo da classificação final
A nota final é dada pela fórmula: Nota do exame final x 0,7 + Nota da avaliação laboratorial x 0,3. A nota do exame final tem obrigatoriamente de atingir os 50 %. A nota da avaliação laboratorial tem uma componente de avaliação contínua e uma componente de avaliação de um relatório escrito sobre as determinações analíticas efectuadas.Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com as normas de avaliação da FFUPMelhoria de classificação
De acordo com as normas de avaliação da FFUP