Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > MI074235

Bioquímica Clínica

Código: MI074235     Sigla: BIOQCL

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Saúde

Ocorrência: 2019/2020 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: http://moodle.up.pt/course/view.php?id=3748
Unidade Responsável: Laboratório de Bioquímica
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MICF 160 MICF - Plano Oficial 4 - 6 52 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O programa teórico tem por objectivo proporcionar aos estudantes uma formação teórica na área da Bioquímica Clínica, incluindo o estudo dos métodos químicos e bioquímicos aplicados ao diagnóstico de diferentes patologias, o estudo dos mecanismos moleculares subjacentes, assim como a interpretação dos resultados analíticos quer no diagnóstico quer no tratamento. O programa laboratorial, em estreita ligação com o programa teórico, pretende dar uma preparação para a obtenção e conservação de amostras biológicas, compreensão e execução de um estudo laboratorial bioquímico clínico básico, assim como uma correta interpretação dos resultados analíticos aplicando esses conhecimentos ao diagnóstico, tratamento, monitorização ou prevenção da doença.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da U.C. o estudante deverá estar apto a: aconselhar o paciente para a correcta obtenção e conservação das amostras biológicas;  compreender e executar um estudo laboratorial bioquímico clínico básico. Interpretar os resultados de um boletim analítico no diagnóstico, monitorização e tratamento.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos prévios de bioquímica básica, imunologia e fisiologia.

Programa

Função da química clínica. Uso dos testes bioquímicos no diagnóstico, monitorização e despiste de doenças. Amostras usadas nas análises clínicas. Interpretação dos resultados laboratoriais. Erros administrativos e analíticos. Testes bioquímicos executados fora do laboratório clínico: problemas analíticos e de interpretação. Controlo de qualidade. Valores de referência e variabilidade biológica e analítica. Homeostasia da glicose. Receptor da insulina e sinalização celular. Síndrome Metabólica. Diabetes. Diagnóstico e classificação. Diabetes tipo 1, tipo 2, outros tipos. Diabetes Gestacional.  Alterações patológicas do metabolismo das lipoproteínas e seu tratamento. Fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Proteínas do plasma. Análise do perfil electroforético. Principais enzimas na patologia clínica. Marcadores bioquímicos de enfarte agudo de miocárdio. Função renal, doenças e testes da função renal. Análise química e citológica da urina. Compostos nitrogenados não proteicos. Ácido úrico e gota. Função hepática, doenças hepáticas e testes da função hepática. Endocrinologia da tiróide e determinações hormonais. Metabolismo ósseo e marcadores bioquímicos de turnover ósseo. Marcadores tumorais séricos. Gravidez e testes bioquímicos de avaliação do bem-estar fetal.

Bibliografia Obrigatória

Gaw Allan 070; Clinical biochemistry. ISBN: 0-443-07269-8
Burtis Carl A. ed.; Tietz textbook of clinical chemistry. ISBN: 0-7216-5610-2
Marshall, William J.; Clinical chemistry. ISBN: 0-7234-3159-0

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas: 2 h/semana. Aulas magistrais com datashow. Utilização da plataforma Moodle. Aulas laboratoriais: 2h/semana. Durante a aula laboratorial de 2 horas, os estudantes trabalham sempre que possível individualmente, sendo fornecido no início do período o material de apoio e protocolos. No final das aulas laboratoriais são elaborados relatórios com a respectiva discussão dos resultados.  Apresentação e discussão de casos clínicos e pesquisas bibliográficas em PubMed.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 80,00
Trabalho laboratorial 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 200,00
Trabalho laboratorial 2,00
Total: 202,00

Obtenção de frequência

 A assistência às aulas laboratoriais é obrigatória, sendo considerados sem frequência os estudantes cuja assistência seja inferior a 75% das aulas previstas.  A assistência às aulas teóricas não é obrigatória.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação é feita de acordo com as normas de avaliação em vigor na FFUP.

A avaliação teórica é feita por avaliação distribuida sem exame final (duas frequências). O somatório das frequências deverá ser igual ou superior a 9,5 (em 20) para a obtenção da aprovação.

A avaliação laboratorial consiste a) apresentação e discussão de casos clínicos (1 valor em 20); b) exame laboratorial realizado na última aula laboratorial que consiste na execução de trabalhos realizados nas aulas (3 valores em 20).

A componente laboratorial de execução do trabalho laboratorial tem carácter eliminatório sendo o estudante aprovado com a classificação miníma de 9,5 valores (em 20).


Classificação final de avaliação global da U.C.: 80% da classificação da avaliação teórica + 20% da classificação da avaliação laboratorial.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas de avaliação em vigor na FFUP.

Melhoria de classificação

 Os estudantes poderão requerer melhoria de classificação da prova de exame teórico, uma única vez, por frequências ou por exame de recurso imediatamente subsequentes àquela em que obteve aprovação.  A classificação final da avaliação teórica será a mais alta das obtidas nas duas provas realizadas. A classificação global da disciplina será a resultante da ponderação da melhor classificação do componente teórico com a da classificação laboratorial que o estudante obteve na avaliação laboratorial.

Observações

São requisitos essenciais conhecimentos prévios de Biologia Celular, Bioquímica Básica, Imunologia e Fisiologia, assim como conhecimentos básicos de estatística. Língua de ensino: Português e Inglês.
As aulas teóricas bem como os protocolos laboratoriais estão disponíveis em Inglês.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-08-15 às 05:54:18 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias