Código: | MI074132 | Sigla: | FCOL2 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências da Saúde |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Laboratório de Farmacologia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MICF | 170 | MICF - Plano Oficial | 4 | - | 6 | 65 | 162 |
A unidade curricular (UC) de Farmacologia II está integrada numa sequência de UCs onde constam a Farmacologia I e a Fisiopatologia e Farmacoterapia I e II. No seu conjunto, estas UCs têm como objetivos gerais ajudar o estudante a:
Neste contexto, a UC de Farmacologia II tem como objetivos específicos, capacitar o estudante de conhecimento farmacológico e farmacoterapêutico consistente e crítico, nas áreas da farmacologia cardiovascular e endócrina. Assim, em cada capítulo serão selecionados os pontos chave com o objetivo de:
No âmbito das competências transversais, esta UC tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de:
Como resultados de aprendizagem e competências, espera-se que, ao completarem esta unidade curricular, os estudantes sejam capazes de:
Os estudantes devem ter conhecimentos sobre fisiologia humana, bem como sobre os mecanismos gerais de ação dos fármacos e o seu ciclo geral no organismo.
Fisiopatologia, farmacologia integrativa e farmacoterapia de principais patologias cardiovasculares e endócrinas; mecanismos de ação, características farmacocinéticas e efeitos secundários dos principais grupos de fármacos usados nestas patologias.
1.1 Hipertensão arterial
1.2 Angina pectoris
1.3. Enfarte agudo do miocárdio
1.4. Acidente vascular cerebral
1.5 Dislipidemias
1.6 Insuficiência cardíaca
1.7 Arritmias cardíacas
1.8 Doença renal crónica
1.9 Insuficiência venosa e trombose venosa
1.10 Disfunção eréctil
2.1 Diabetes mellitus
2.2 Hipotiroidismo e hipertiroidismo
2.3 Osteoporose
2.4 Gravidez e parto
2.4.1 Anticoncecionais
2.4.2 Infertilidade
A informação do livro de texto base será complementada com bibliografia selecionada pela equipa docente e disponibilizada na plataforma Moodle. Esta informação complementar consistirá em artigos científicos atuais recolhidos em publicações científicas de referência.
O ensino da Farmacologia II é presencial, complementado pela informação/atividades disponibilizadas na plataforma de e-learning (Moodle) e por pesquisas bibliográficas.
AULAS TEÓRICAS
As metodologias de ensino adotadas no ensino teórico baseiam-se em exposições gerais dos conteúdos programáticos, com sistematização dos aspetos mais pertinentes e atuais, sendo fomentada a interatividade e o raciocínio, e os estudantes orientados para o estudo individual.
Sempre que for oportuno, será usado no final de cada tema um questionário interativo, recorrendo à aplicação Socrative, como forma de acompanhamento da aprendizagem, identificação e esclarecimento de dúvidas.
AULAS LABORATORIAIS
As aulas laboratoriais funcionarão como complemento da formação teórica e são fundamentais para a discussão mais aprofundada dos diversos assuntos. Privilegiam a interatividade, a colocação e resolução de problemas, o esclarecimento de dúvidas, a aplicação de conceitos e raciocínios teóricos a situações concretas. Os estudantes serão estimulados a prepararem previamente o tema da aula laboratorial, tendo em vista o melhor funcionamento desta e a rentabilização da aprendizagem.
Os estudantes serão incentivados a analisar e discutir casos clínicos, com base em histórias clínicas e prescrições médicas, do ponto de vista farmacológico e terapêutico. O corpo docente estará disponível para acompanhar os estudantes de forma presencial, durante o horário de atendimento, e pela internet. O horário de atendimento será comunicado aos alunos na primeira aula teórica e disponibilizado no material de apoio.
PLATAFORMA DE E-LEARNING
Disponibilização de material de apoio
Esclarecimentos de dúvidas
Designação | Peso (%) |
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Exame | 80,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 20,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de projeto | 30,00 |
Estudo autónomo | 67,00 |
Frequência das aulas | 65,00 |
Total: | 162,00 |
A presença dos alunos nas aulas laboratoriais é obrigatória, sendo considerados sem frequência os alunos cuja assistência seja inferior a 75% do total das aulas laboratoriais previstas. As aulas teóricas não são de assistência obrigatória.
A avaliação englobará todas as matérias lecionadas nas aulas teóricas e práticas/laboratoriais.
A classificação final consiste no somatório da avaliação da componente teórica (cotação máxima de 16 valores) com a da componente prática (cotação máxima de 4 valores).
A avaliação teórica será distribuída em dois eventos de avaliação intercalar de acordo com o calendário oficial de avaliação. A avaliação teórica consistirá de um questionário com perguntas de escolha múltipla e resposta curta/desenvolvimento. Caso não existam limitações tecnológicas ou logísticas, o exame final será efetuado em computador, através da plataforma Moodle.
A avaliação da componente prática resultará da classificação da análise de dois casos clínicos. Um dos casos será apresentado oralmente (2 valores) e outro por escrito (2 valores).
A cada estudante será atribuída a classificação resultante da avaliação do trabalho do seu grupo. Excecionalmente, essa classificação poderá ser alterada perante evidência de desigualdade na contribuição do estudante para o trabalho do grupo.
Os estudantes deverão obter no mínimo 7,0 valores na avaliação teórica para que a avaliação laboratorial seja contabilizada na nota final.
Serão considerados aprovados os estudantes que obtenham uma classificação final igual ou superior a 9,50 valores.
Em casos especiais pode ser equacionada a realização de uma prova oral.
Os estudantes TE ou de mobilidade poderão dispensar a componente de avaliação prática, ficando sujeitos apenas a um exame final que englobará as matérias abordadas nas aulas teóricas e práticas, e que terá a cotação de 20 valores.
Os estudantes TE ou de mobilidade que dispensarem a componente de avaliação prática terão que comunicar aos regentes da disciplina a sua decisão, logo no início do semestre.
De acordo com as normas de avaliação da FFUP em vigor.
Língua de ensino: português e, sempre que necessário, inglês.