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Farmacologia II

Código: MI074132     Sigla: FCOL2

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Saúde

Ocorrência: 2019/2020 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Laboratório de Farmacologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MICF 170 MICF - Plano Oficial 4 - 6 65 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2019-09-12.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação, Objetivos

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A unidade curricular (UC) de Farmacologia II está integrada numa sequência de UCs onde constam a Farmacologia I e a Fisiopatologia e Farmacoterapia I e II. No seu conjunto, estas UCs têm como objetivos gerais ajudar o estudante a:

  1. Compreender o modo de atuação dos fármacos no Homem;
  2. Compreender os fatores que condicionam a permanência dos fármacos no organismo e a conhecer os métodos que permitem calcular as doses e ajustar os regimes posológicos para garantir a manutenção das concentrações adequadas para se obterem os efeitos terapêuticos desejados;
  3. Compreender a ocorrência de efeitos secundários e explicar as que decorrem de respostas farmacodinâmicas previsíveis;
  4. Compreender a variabilidade interindividual na resposta aos fármacos em função de fatores genéticos e não genéticos;
  5. Conhecer os alvos farmacológicos mais explorados para fins terapêuticos, os fármacos mais representativos de cada classe e os contextos em que são usados clinicamente;
  6. Compreender os aspetos gerais das patologias que constituem as indicações principais de cada grupo de fármacos.

 

Neste contexto, a UC de Farmacologia II tem como objetivos específicos, capacitar o estudante de conhecimento farmacológico e farmacoterapêutico consistente e crítico, nas áreas da farmacologia cardiovascular e endócrina. Assim, em cada capítulo serão selecionados os pontos chave com o objetivo de:

  1. Explicar os diferentes mecanismos fisiopatológicos das doenças e os objetivos terapêuticos das diversas intervenções farmacológicas e não farmacológicas;
  2. Dar a conhecer os fármacos de referência de cada classe terapêutica;
  3. Dar a conhecer o contexto histórico da descoberta dos fármacos de referência e as limitações farmacodinâmicas e farmacocinéticas que condicionaram e/ou condicionarão o aparecimento de novos fármacos de cada classe;
  4. Elucidar os fundamentos farmacodinâmicos decorrentes da atuação em cada alvo;
  5. Dar a conhecer os principais efeitos farmacológicos resultantes dessa atuação;
  6. Dar a conhecer as indicações terapêuticas presentes e perspetivas futuras de novos fármacos ou de novas indicações.

No âmbito das competências transversais, esta UC tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de:

  • Competências cognitivas: pensamento analítico, crítico, reflexivo e criativo;
  • Competências metodológicas: seleção criteriosa de informação relevante, gestão de tempo e capacidade de planeamento;
  • Competências sociais: comunicação interpessoal (oral e escrita) e trabalho colaborativo.

Resultados de aprendizagem e competências

Como resultados de aprendizagem e competências, espera-se que, ao completarem esta unidade curricular, os estudantes sejam capazes de:

  1. Descrever os principais mecanismos fisiopatológicos das patologias abordadas;
  2. Enumerar as diversas intervenções farmacológicas e não farmacológicas bem como os objetivos terapêuticos correspondentes;
  3. Conhecer os fármacos de referência de cada classe terapêutica;
  4. Conhecer o contexto histórico da descoberta dos fármacos de referência e as limitações farmacodinâmicas e farmacocinéticas que condicionaram e/ou condicionarão o aparecimento de novos fármacos de cada grupo;
  5. Descrever os mecanismos de ação dos fármacos e identificar os principais efeitos farmacológicos resultantes, independentemente de o resultado ter interesse terapêutico ou dar origem a um efeito secundário;
  6. Identificar as indicações terapêuticas presentes;
  7. Discutir novas indicações terapêuticas para fármacos já existentes;
  8. Discutir o aparecimento de novos fármacos com interesse terapêutico nas patologias abordadas;
  9. Analisar e interpretar casos clínicos;
  10. Pesquisar e selecionar criteriosamente informação relevante;
  11. Transmitir informação científica de forma escrita e oral, em linguagem adequada ao contexto;
  12. Participar em dinâmicas de trabalho inter-grupos e intragrupo.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Os estudantes devem ter conhecimentos sobre fisiologia humana, bem como sobre os mecanismos gerais de ação dos fármacos e o seu ciclo geral no organismo.

Programa

Fisiopatologia, farmacologia integrativa e farmacoterapia de principais patologias cardiovasculares e endócrinas; mecanismos de ação, características farmacocinéticas e efeitos secundários dos principais grupos de fármacos usados nestas patologias.

 

  1. Doenças cardiovasculares:

1.1 Hipertensão arterial

1.2 Angina pectoris

1.3. Enfarte agudo do miocárdio

1.4. Acidente vascular cerebral

1.5 Dislipidemias

1.6 Insuficiência cardíaca

1.7 Arritmias cardíacas

1.8 Doença renal crónica

1.9 Insuficiência venosa e trombose venosa

1.10 Disfunção eréctil

 

  1. Alterações endócrinas fisiológicas e fisiopatológicas:

2.1 Diabetes mellitus

2.2 Hipotiroidismo e hipertiroidismo

2.3 Osteoporose

2.4 Gravidez e parto

2.4.1 Anticoncecionais 

2.4.2 Infertilidade

Bibliografia Obrigatória

Bertram G. Katzung; Basic & clinical pharmacology. ISBN: 978-0-07-182505-4

Observações Bibliográficas

A informação do livro de texto base será complementada com bibliografia selecionada pela equipa docente e disponibilizada na plataforma Moodle. Esta informação complementar consistirá em artigos científicos atuais recolhidos em publicações científicas de referência.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O ensino da Farmacologia II é presencial, complementado pela informação/atividades disponibilizadas na plataforma de e-learning (Moodle) e por pesquisas bibliográficas.

 

AULAS TEÓRICAS 

As metodologias de ensino adotadas no ensino teórico baseiam-se em exposições gerais dos conteúdos programáticos, com sistematização dos aspetos mais pertinentes e atuais, sendo fomentada a interatividade e o raciocínio, e os estudantes orientados para o estudo individual.
Sempre que for oportuno, será usado no final de cada tema um questionário interativo, recorrendo à aplicação Socrative, como forma de acompanhamento da aprendizagem, identificação e esclarecimento de dúvidas. 


AULAS LABORATORIAIS 

As aulas laboratoriais funcionarão como complemento da formação teórica e são fundamentais para a discussão mais aprofundada dos diversos assuntos. Privilegiam a interatividade, a colocação e resolução de problemas, o esclarecimento de dúvidas, a aplicação de conceitos e raciocínios teóricos a situações concretas. Os estudantes serão estimulados a prepararem previamente o tema da aula laboratorial, tendo em vista o melhor funcionamento desta e a rentabilização da aprendizagem.

 

Os estudantes serão incentivados a analisar e discutir casos clínicos, com base em histórias clínicas e prescrições médicas, do ponto de vista farmacológico e terapêutico. O corpo docente estará disponível para acompanhar os estudantes de forma presencial, durante o horário de atendimento, e pela internet. O horário de atendimento será comunicado aos alunos na primeira aula teórica e disponibilizado no material de apoio. 


PLATAFORMA DE E-LEARNING 

Disponibilização de material de apoio 

Esclarecimentos de dúvidas

Software

Rat CVS
GastroPlus
Socrative

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 80,00
Trabalho prático ou de projeto 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 30,00
Estudo autónomo 67,00
Frequência das aulas 65,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A presença dos alunos nas aulas laboratoriais é obrigatória, sendo considerados sem frequência os alunos cuja assistência seja inferior a 75% do total das aulas laboratoriais previstas. As aulas teóricas não são de assistência obrigatória.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação englobará todas as matérias lecionadas nas aulas teóricas e práticas/laboratoriais.

A classificação final consiste no somatório da avaliação da componente teórica (cotação máxima de 16 valores) com a da componente prática (cotação máxima de 4 valores).

 

A avaliação teórica será distribuída em dois eventos de avaliação intercalar de acordo com o calendário oficial de avaliação. A avaliação teórica consistirá de um questionário com perguntas de escolha múltipla e resposta curta/desenvolvimento. Caso não existam limitações tecnológicas ou logísticas, o exame final será efetuado em computador, através da plataforma Moodle.

 

A avaliação da componente prática resultará da classificação da análise de dois casos clínicos. Um dos casos será apresentado oralmente (2 valores) e outro por escrito (2 valores).
A cada estudante será atribuída a classificação resultante da avaliação do trabalho do seu grupo. Excecionalmente, essa classificação poderá ser alterada perante evidência de desigualdade na contribuição do estudante para o trabalho do grupo.

 

Os estudantes deverão obter no mínimo 7,0 valores na avaliação teórica para que a avaliação laboratorial seja contabilizada na nota final.
Serão considerados aprovados os estudantes que obtenham uma classificação final igual ou superior a 9,50 valores.

Provas e trabalhos especiais

Em casos especiais pode ser equacionada a realização de uma prova oral.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes TE ou de mobilidade poderão dispensar a componente de avaliação prática, ficando sujeitos apenas a um exame final que englobará as matérias abordadas nas aulas teóricas e práticas, e que terá a cotação de 20 valores.

Os estudantes TE ou de mobilidade que dispensarem a componente de avaliação prática terão que comunicar aos regentes da disciplina a sua decisão, logo no início do semestre.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas de avaliação da FFUP em vigor.

Observações

Língua de ensino: português e, sempre que necessário, inglês.

 

 

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