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Química Farmacêutica I

Código: MI072220     Sigla: QFARM1

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Físicas

Ocorrência: 2019/2020 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Laboratório de Química Orgânica e Farmacêutica
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MICF 244 MICF - Plano Oficial 2 - 6 78 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2020-05-10.

Campos alterados: Objetivos, Resultados de aprendizagem e competências, Pre_requisitos, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Fórmula de cálculo da classificação final, Componentes de Avaliação e Ocupação, Melhoria de classificação, Obtenção de frequência, Programa, Tipo de avaliação, Avaliação especial

Língua de trabalho

Português

Objetivos

- Pretende-se que os Estudantes contactem com as metodologias e estratégias usadas para obtenção de novos fármacos, assim como sejam capazes de interpretar a relação estrutura-atividade, metabolismo e mecanismos de ação a nível molecular para diversos grupos de fármacos.

- As aplicações terapêuticas deverão ser orientadas para as atividades previstas no Ato Farmacêutico.

- Nas aulas laboratoriais pretende-se que os Estudantes adquiram uma base experimental de interpretação de conceitos teóricos nomeadamente reconhecimento molecular e fatores que influenciam a atividade de fármacos (pH, log P); assim como adquiram conhecimentos sobre metodologias utilizadas na síntese e análise de fármacos tendo em conta uma coordenação programática com a matéria das aulas teóricas.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da UC, os estudantes deverão possuir uma compreensão alargada, aprofundada e integrada de todo o circuito que envolve a descoberta de fármacos, o seu planeamento e desenvolvimento. É também objetivo da UC promover e desenvolver o espírito crítico, o trabalho laboratorial em equipa e a autonomia. No final da UC, os formandos deverão ser capazes de comunicar facilmente as suas ideias, colaborar e trabalhar em equipa e serem capazes de resolver problemas recorrendo ao método científico e investigacional.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Pressupõe-se os conhecimentos básicos de Química Orgânica I, Química Orgânica II, Bioquímica e Métodos Instrumentais de Análise.

Programa

1. TEÓRICO

Introdução à Química Farmacêutica: definição e glossário (IUPAC). Conceitos básicos em Química Farmacêutica. Classificação de fármacos. Reconhecimento molecular. Fatores que afetam a atividade de fármacos. Desenvolvimento de novos fármacos. Noções de "hit compound", de farmacóforo e de "líder de série" e respetiva otimização. Estabelecimento da relação estrutura-atividade (SAR, QSAR). Química Computacional. Métodos de procura, descoberta e obtenção de fármacos: isolamento e síntese de produtos naturais, aproveitamento de efeitos colaterais, “screening” de intermediários de síntese, metabolitos ativos, serendipismo, planeamento racional. Metodologias e objetivos da modificação molecular de “estruturas líder”: processos clássicos e especiais (simplificação, associação e replicação moduladora molecular). Critérios clássicos para modificação molecular (abertura e formação de anéis, introdução de ligações duplas, homologia, introdução de grupos volumosos e isosterismo clássico e não clássico). Metabolismo. Pro-fármacos, fármacos "brandos" e fármacos "duros". Estruturas químicas, métodos de obtenção, mecanismos de ação, relação estrutura-atividade, metabolismo e aplicações dos seguintes grupos de fármacos:

ANESTÉSICOS LOCAIS
Derivados de ésteres e de amidas

HIPNÓTICOS, SEDATIVOS E ANSIOLÍTICOS

Barbitúricos, amidas, imidas, álcoois, carbamatos, cloral e derivados, e benzodiazepinas 

ANTIPSICÓTICOS Fenotiazinas, tioxantenos, butirofenonas e difenilbutilaminas

ANTIDEPRESSIVOS
Inibidores da MAO-A

Agentes tricíclicos e tetracíclicos 

Inibidores seletivos da recaptação da serotonina 

Outros
PARKINSON E ALZHEIMER
Terapêuticas tradicionais e desenvolvimentos recentes.

ANALGÉSICOS DE ACÇÃO CENTRAL 

Analgésicos exógenos agonistas opióides. Morfina e derivados. Outros opióides. 

Analgésicos endógenos 

Antagonistas opioides

ANALGÉSICOS, ANTI-INFLAMATÓRIOS E ANTIPIRÉTICOS
Cascata do ácido araquidónico (leucotrienos, prostaglandinas e tromboxanos) Metabolismo do ácido araquidónico via cicloxigenase (COX) COX 1 e COX 2: estrutura e funções

Vários grupos de anti-inflamatórios não esteróides (AINE) 

Ácido salicílico e derivados 

“Novas” aplicações do ácido acetilsalicílico, Fenamatos, Ácidos arilacéticos, Profenos, Oxicamos 

Principais efeitos secundários dos AINE “clássicos” e estratégias para os evitar

AINE preferencialmente inibidores da COX 2

Derivados do para–aminofenol

Esteróides e compostos terapêuticos relacionados:
-Corticosteróides- Mineralocorticóides e glucocorticóides
- Hormonas sexuais
- Esteróides como agentes antitumorais

ANTI-HISTAMíNICOS Histamina e outros mensageiros autacóides: estrutura química e funções

Recetores histamínicos

Antagonistas dos recetores H1: Anti-histamínicos "clássicos" e "não clássicos"

Farmacóforos “clássico” e atual para anti-histamínicos H1

 

2. LABORATORIAL

Execução, análise e interpretação dos fundamentos dos trabalhos laboratoriais:

- AULAS PRESENCIAIS

Modelo químico de estudo da influência do pH na absorção da aspirina, paracetamol e difenidramina.

Ibuprofeno racémico e S-ibuprofeno: análise por formação de derivados diasterioisoméricos.

Síntese e análise do ácido acetilsalicílico.

- AULAS À DISTÂNCIA:

Pesquisa de Inibidores da acetilcolinesterase como Potenciais Anti-Alzheimer.

Diálise de corantes.

Identificação do Norgestrel e Etinilestradiol em drageias.

Doseamento do Norgestrel e Etinilestradiol em drageias.

Construção de um farmacóforo e virtual screening

Análise Farmacopeica: Padrões biológicos e substâncias químicas de referência. Graus de pureza. Impurezas e ensaios limite.

Determinação de constantes hidrofóbicas de sulfonamidas por CCF em fase inversa.

Bibliografia Obrigatória

British Pharmacopeia, British Pharmacopeia Commision, The Stationary Office, London, 2001
M.M. Pinto, H.M. Cidade; Obtenção de complexos de inclusão; Inclusion complex of Diazepam with Cyclodextrins in Solid Phase, Pratical Studies for Medicinal Chemistry, Exercise 1.8, Ed., CYTED, 2006
C.M. Corrêa; Latenciação do Sulfatiazol" Práticas de Química Farmaceutica y Medicinal, M.A.F.Prado e E.J.Barreiro,Ed., CYTED, 92-94, 2002
Barreiro Eliezer J.; Química medicinal: as bases moleculares da ação dos fármacos. ISBN: 85-7307-782-4
United States Pharmacopeial Convention, Inc.; The United States pharmacopeia. ISBN: 1-889788-10-4
Carmén Avendano; Introduccion a la quimica farmacêutica, McGaw Hill-Interamerica de Espana, 2001
Martindale The Complete Drug Reference, 33Th Ed., Pharmaceutical Press, London, 2002
Silverman Richard B.; The^organic chemistry of drug design and drug action. ISBN: 0-12-643732-7
R.J.S. Hickman, J. Neill; Influence of pH on drug absorption from the gastrointestinal tract, J. Chem. Ed.,74 (7), 855-856, 1997
M.A.F. Prado; Determinação de constantes hidrofóbicas de substituintes de sulfonamidas por meio de cromatografia em camada delgada em fase reversa”, Prácticas de Química Farmacêutica y Medicinal do Sulfatiazol, Ed,. CYTED, 8-11, 2002
Nogrady Thomas; Medicinal chemistry: a biochemical approach. ISBN: 0-19-505369-9
Comissão da Farmacopeia Portuguesa; Farmacopeia portuguesa VIII. ISBN: 972-8425-67-8
Patrick Graham L.; An^introduction to medicinal chemistry. ISBN: 0 19 850533 7
Pinto Madalena M. M. 340; Manual de trabalhos laboratoriais de química orgânica e farmacêutica. ISBN: 978-972-757-750-7

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- Aulas teóricas (3 horas/semana): apresentações em “Power Point” (presenciais e gravadas com ensino à distância); procura-se ministrar os conhecimentos de uma forma atrativa e dedutiva, enfatizando o mais importante de cada capítulo.
- Os trabalhos laboratoriais (3 horas/semana) são efetuados em grupos de 2 a 3 Estudantes e de acordo com um cronograma. A lógica de execução e os objetivos a atingir são previamente ministrados em aulas teóricas e de demonstração laboratorial.

- Serão destinadas algumas aulas laboratoriais para aplicação de conceitos, esclarecimento de dúvidas e resolução de alguns exercícios práticos de modo a estimular o raciocínio e o gosto pelas matérias ministradas.

- Os docentes estarão disponíveis para atendimento dos Estudantes nas horas anunciadas no início do semestre e por marcação prévia e acordada em qualquer outra altura. Foram criados fóruns de discussão na plataforma do Moodle para esclarecimento de dúvidas.

Palavras Chave

Ciências Físicas > Química > Química orgânica
Ciências Físicas > Química > Química computacional
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biodiversidade
Ciências Físicas > Química > Química combinatória
Ciências Físicas > Química > Química aplicada > Química farmacêutica
Ciências da Saúde
Ciências da Saúde > Ciências farmacológicas
Ciências Físicas > Química > Bioquímica > Metabolismo

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Participação presencial 0,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 40,00
Trabalho laboratorial 20,00
Estudo autónomo 40,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência


  1. A assistência às aulas teóricas não é obrigatória.

  2. Os Estudantes com classificação da avaliação laboratorial distribuída inferior a 9,5 devem realizar uma prova oral sobre os fundamentos teóricos dos trabalhos laboratoriais. Esta prova oral é eliminatória.

  3. Os Estudantes que, por lei, estejam dispensados da presença nas aulas, deverão realizar prova oral sobre os fundamentos teóricos dos trabalhos laboratoriais e exame teórico na época de exames

  4. A classificação da componente laboratorial obtida em anos anteriores é mantida.

Fórmula de cálculo da classificação final

Os métodos de avaliação da disciplina seguem o previsto nas “Normas de Avaliação” em vigor na FFUP e consiste em dois componentes de avaliação:

- avaliação laboratorial, que será distribuída e contemplará:

  1. a execução dos trabalhos laboratoriais 1 e 2 e respetivos relatórios (trabalhos laboratoriais realizados antes do encerramento das instalações da FFUP)
  2. as respostas a questionários e a elaboração de trabalhos on-line.

- avaliação teórica, que será efetuada mediante a realização de exame final, contendo todo o programa teórico. A classificação mínima do exame teórico é de 9,5 valores em 10. Os estudantes que obtenham neste exame teórico classificação superior ou igual a 18 valores deverão realizar exame oral à distância.

Para obter aprovação, os Estudantes devem obter uma classificação final mínima de 10 valores (média ponderada das duas componentes de avaliação).

- A avaliação laboratorial terá como fator de ponderação 30%.

- O exame teórico terá como fator de ponderação 70%.

Provas e trabalhos especiais

 

 

 

Trabalho de estágio/projeto


não aplicavél

Avaliação especial (TE, DA, ...)

É realizada de acordo com as normas de avaliação da FFUP. Os estudantes que, por lei, estejam dispensados da presença nas aulas laboratoriais, deverão realizar uma prova oral sobre os fundamentos teóricos dos trabalhos laboratoriais em data indicada no calendário letivo. Esta prova oral é eliminatória. Estes estudantes deverão contactar com o Responsável pela Unidade Curricular.

 

Melhoria de classificação

- Para melhoria da classificação os Estudantes terão de realizar o prova oral sobre os fundamentos teóricos dos trabalhos laboratoriais e/ou o exame final teorico.

Observações

Devido ao confinamento foram feitas as seguintes alterações:
ao Programa laboratorial foi incluído um trabalho laboratorial que não estava inicialmente previsto: 
Determinação de constantes hidrofóbicas de sulfonamidas por CCF em fase inversa.
Esta alteração prende-se com o facto de ter aumentado uma semana o período letivo com a ausência da semana intercalar.
Este trabalho foi disponibilizado na forma de um video de uma docente a realizar experimentalmente o trabalho e não foi alvo da avaliação distribuída contínua
Não houve alterações ao programa teórico.

Métodos de Ensino e Atividades de aprendizagem: as aulas teóricas foram gravadas e disponibilizada a gravação e os respetivos diapositivos.
Foram disponibilizados exercícios relacionados com as aulas teóricas e explicados numa aula síncrona por Zoom Colibri
As aulas práticas à distância foram substituídas por mini-testes e o trabalho virtual foi realizado experimentalmente à distância.
Processo de avaliação e Fórmula de cálculo da classificação final
Foi mantida a fórmula de cálculo. A avaliação laboratorial resultou da reunião da avaliação contínua das aulas presenciais, dos mini-testes, da submissão do trabalho de avaliação da nossa molécula.
Em vez do curso teórico ter sido avaliado em duas frequências foi avaliado por exame final por ter sido abolida a primeira semana de frequências.
Em casos em que houve problemas de conexão nos mini-testes, foi realizado uma avaliação oral.
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