Código: | MI071209 | Sigla: | QORG2 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências Físicas |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Laboratório de Química Orgânica e Farmacêutica |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MICF | 438 | MICF - Plano Oficial | 1 | - | 6 | 65 | 162 |
Compreensão do comportamento dos compostos de carbono e da modulação desse comportamento. Estudo das diferentes famílias de compostos orgânicos e dos comportamentos a elas associados. Compreensão da existência da relação estrutura – comportamento químico. Importância da tridimensionalidade das estruturas orgânicas. Aquisição da metodologia experimental básica utilizada no esclarecimento estrutural, quer por via química, quer por via espectrométrica. Evolução da postura do aluno no laboratório, desenvolvendo as boas práticas de utilização do material e equipamento, ao mesmo tempo que adquire uma maior consciência das regras de segurança laboratorial.
Compreender e saber prever o comportamento das substâncias orgânicas: reatividade, obtenção, características físico-químicas. Perante uma estrutura saber prever as características dos espetros no UV, no IV, RMN e EM. Perante espectros UV, IV, RMN e EM propor estruturas compatíveis.
Perante uma substância desconhecida saber propor um protocolo que permita a sua identificação.
Autonomia na execução de protocolos laboratoriais de química orgânica (avaliação da pureza, purificação, identificação de desconhecidos puros e extração química).
Identificação sistemática de substâncias orgânicas. Ácidos e bases em Química Orgânica. Extracção química. Aplicação dos métodos espectrométricos ao esclarecimento estrutural, com especial relevo a espectrofotometria no UV, no IV, RMN e espectrometria de massa. Identificação de funções por via química e espectral. Estudo dos compostos orgânicos funcionais (álcoois, tióis, éteres, aldeídos e cetonas, ácidos carboxílicos e derivados, enóis, fenóis, alquilaminas e arilaminas): nomenclatura, características físico-químicas e espectrais, processos de obtenção, propriedades, reactividade e mecanismos. Resolução de misturas por via química.
a) Nas aulas teóricas (3 horas/semana) serão utilizadas apresentações em Power Point e o clássico quadro; procura-se associar às matérias ministradas informações e curiosidades sobre o trabalho dos químicos nelas intervenientes e de como se ligam essas matérias à vida do dia a dia.
b) Os trabalhos laboratoriais (2 horas/semana) são efectuados em grupos de 2 a 3 alunos de acordo com um cronograma previamente estabelecido. A lógica de execução, os fundamentos e os objectivos a atingir são previamente transmitidos aos alunos. As aulas laboratoriais são obrigatórias e nelas serão efetuados trabalhos e discutidos aspectos considerados relevantes para a aprendizagem e objetivos da Unidade Curricular.
c) Os alunos estarão ainda envolvidos em tarefas de pesquisa bibliográfica abrangendo temas relacionados com a atividade pedagógica "A nossa molécula".
Este trabalho é discutido com os docentes ao longo do semestre.
Os docentes responsáveis encontram-se disponíveis para atendimento dos alunos no horário fronecido na 1ª aula. Todos os docentes que participam na disciplina disponibilizaram os seus endereços electrónicos para colocação e esclarecimento de dúvidas ou questões relativas à disciplina.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 80,00 |
Trabalho laboratorial | 20,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 50,00 |
Frequência das aulas | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Obtêm frequência os estudantes que participarem em pelo menos 2/3 destas aulas, elaborar e entregar os relatórios dos trabalhos laboratoriais, incluindo "A nossa molécula".
A assistência dos alunos às aulas laboratoriais é obrigatória sendo considerados sem frequência os que não executem a totalidade dos trabalhos laboratoriais previstos.
A assistência dos alunos às aulas teóricas não é obrigatória.
A avaliação da disciplina para os alunos que frequentam as aulas laboratoriais contemplará as seguintes componentes:
- Desempenho, acompanhamento da disciplina, relatórios (10%);
- “A nossa molécula” (10%);
- 1ª frequência (40%);
- 2ª frequência (40%).
Para que as outras componentes da avaliação sejam consideradas, o aluno deverá obter 9,5 valores no conjunto ponderado das duas frequências.
Quem não atingir 9,5 valores deverá fazer exame final na época de recurso (80% da nota final).
As frequências são obrigatórias, incluindo para os trabalhadores-estudantes.
A avaliação da disciplina para os estudantes que já obtiveram a frequência da unidade curricular em anos anteriores:
- 1ª Frequência (50%)
- 2ª Frequência (50%)
No conjunto ponderado das 2 frequências os estudantes deverão obter 9,5 valores.
Quem não atingir 9,5 valores deverá fazer exame final na época de recurso (100% da nota final).
As frequências são obrigatórias, incluindo para os trabalhadores-estudantes.
Avaliação nas aulas laboratoriais e/ou práticas: desempenho, acompanhamento da disciplina e relatórios. O trabalho "A nossa molécula" será desenvolvido ao longo do semestre, sendo entregue na plataforma moodle e em suporte de papel para apresentação e discussão com docentes da FFUP no final do semestre. A 1ª frequência envolve os conceitos ligados aos trabalhos laboratoriais realizados e os conteúdos ministrados até esse momento nas aulas teóricas. A 2ª frequência incidirá preferencialmente sobre os assuntos tratados nas aulas ministradas após a 1ª frequência, não podendo contudo ser esquecida a integração de todos os conhecimentos adquiridos durante o semestre.
Segue-se o previsto na “normas de avaliação” em vigor na FFUP
Os alunos que desejem efectuar melhoria de classificação deverão apresentar-se nas épocas previstas nas “Normas de Avaliação” em vigor na FFUP. A melhoria da avaliação é obtida através de um exame escrito incluindo os conteúdos ministrados nas aulas teóricas e laboratoriais.
Pressupõem-se os conhecimentos básicos de Química Orgânica, adquiridos na disciplina de Química Orgânica I. Recomenda-se a presença e revisão constante desses conhecimentos ao longo do curso de Química Orgânica II.