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Química Orgânica II

Código: MI071209     Sigla: QORG2

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Físicas

Ocorrência: 2019/2020 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Laboratório de Química Orgânica e Farmacêutica
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MICF 438 MICF - Plano Oficial 1 - 6 65 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Compreensão do comportamento dos compostos de carbono e da modulação desse comportamento. Estudo das diferentes famílias de compostos orgânicos e dos comportamentos a elas associados. Compreensão da existência da relação estrutura – comportamento químico. Importância da tridimensionalidade das estruturas orgânicas. Aquisição da metodologia experimental básica utilizada no esclarecimento estrutural, quer por via química, quer por via espectrométrica. Evolução da postura do aluno no laboratório, desenvolvendo as boas práticas de utilização do material e equipamento, ao mesmo tempo que adquire uma maior consciência das regras de segurança laboratorial.

Resultados de aprendizagem e competências

Compreender e saber prever o comportamento das substâncias orgânicas: reatividade, obtenção, características físico-químicas. Perante uma estrutura saber prever as características dos espetros no UV, no IV, RMN e EM. Perante espectros UV, IV, RMN e EM propor estruturas compatíveis.

Perante uma substância desconhecida saber propor um protocolo que permita a sua identificação.

Autonomia na execução de protocolos laboratoriais de química orgânica (avaliação da pureza, purificação, identificação de desconhecidos puros e extração química).

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Identificação sistemática de substâncias orgânicas. Ácidos e bases em Química Orgânica. Extracção química. Aplicação dos métodos espectrométricos ao esclarecimento estrutural, com especial relevo a espectrofotometria no UV, no IV, RMN e espectrometria de massa. Identificação de funções por via química e espectral. Estudo dos compostos orgânicos funcionais (álcoois, tióis, éteres, aldeídos e cetonas, ácidos carboxílicos e derivados, enóis, fenóis, alquilaminas e arilaminas): nomenclatura, características físico-químicas e espectrais, processos de obtenção, propriedades, reactividade e mecanismos. Resolução de misturas por via química.

Bibliografia Obrigatória

McMurry John; Organic chemistry. ISBN: 0-534-42005-2
Shriner Ralph L. 070; systematic identification of organic compounds. ISBN: 0-471-21503-1
Ault Addison; Techniques and experiments for organic chemistry. ISBN: 0-205-06528-7
Vollhardt K. Peter C.; Organic chemistry: structure and function. ISBN: 0-7167-2721-8
Solomons T. W. Graham; Organic chemistry. ISBN: 0-471-03594-7
J. Pasto Daniel; Determinación de estructuras orgánicas
Pecsok Robert L.; Métodos modernos de análisis químico
Pinto Madalena M. M. 340; Manual de trabalhos laboratoriais de química orgânica e farmacêutica. ISBN: 978-972-757-750-7

Observações Bibliográficas

Durante o semestre é fornecido material de apoio às aulas, bem como fontes bibliográficas secundárias, como, por exemplo, locais na Internet onde podem desenvolver e aprofundar os temas tratados e artigos científicos.
Para o estudo dos assuntos tratados recomenda-se vivamente a utilização de modelos moleculares, bem como de programas simples de modelização molecular. (Chem Draw)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

a) Nas aulas teóricas (3 horas/semana) serão utilizadas apresentações em Power Point e o clássico quadro; procura-se associar às matérias ministradas informações e curiosidades sobre o trabalho dos químicos nelas intervenientes e de como se ligam essas matérias à vida do dia a dia.
b) Os trabalhos laboratoriais (2 horas/semana) são efectuados em grupos de 2 a 3 alunos de acordo com um cronograma previamente estabelecido. A lógica de execução, os fundamentos e os objectivos a atingir são previamente transmitidos aos alunos. As aulas laboratoriais são obrigatórias e nelas serão efetuados trabalhos e discutidos aspectos considerados relevantes para a aprendizagem e objetivos da Unidade Curricular.
c) Os alunos estarão ainda envolvidos em tarefas de pesquisa bibliográfica abrangendo temas relacionados com a atividade pedagógica "A nossa molécula".
Este trabalho é discutido com os docentes ao longo do semestre.


Os docentes responsáveis encontram-se disponíveis para atendimento dos alunos no horário fronecido na 1ª aula. Todos os docentes que participam na disciplina disponibilizaram os seus endereços electrónicos para colocação e esclarecimento de dúvidas ou questões relativas à disciplina.

Software

ChemOffice
ChemSpider (http://www.chemspider.com/)
SynArchive (http://www.synarchive.com/)
ACD/I-Lab (https://ilab.acdlabs.com/iLab2/)

Palavras Chave

Ciências Físicas > Química > Química orgânica > Quimica do carbono

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 80,00
Trabalho laboratorial 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 50,00
Frequência das aulas 50,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Obtêm frequência os estudantes que participarem em pelo menos 2/3 destas aulas, elaborar e entregar os relatórios dos trabalhos laboratoriais, incluindo "A nossa molécula".
A assistência dos alunos às aulas laboratoriais é obrigatória sendo considerados sem frequência os que não executem a totalidade dos trabalhos laboratoriais previstos.
A assistência dos alunos às aulas teóricas não é obrigatória.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação da disciplina para os alunos que frequentam as aulas laboratoriais contemplará as seguintes componentes:

- Desempenho, acompanhamento da disciplina, relatórios (10%);
- “A nossa molécula” (10%);
- 1ª frequência (40%);
- 2ª frequência (40%).

Para que as outras componentes da avaliação sejam consideradas, o aluno deverá obter 9,5 valores no conjunto ponderado das duas frequências.
Quem não atingir 9,5 valores deverá fazer exame final na época de recurso  (80% da nota final).
As frequências são obrigatórias, incluindo para os trabalhadores-estudantes.

 

A avaliação da disciplina para os estudantes que já obtiveram a frequência da unidade curricular em anos anteriores:
- 1ª Frequência (50%)
- 2ª Frequência (50%)

No conjunto ponderado das 2 frequências os estudantes deverão obter 9,5 valores.
Quem não atingir 9,5 valores deverá fazer exame final na época de recurso (100% da nota final).
As frequências são obrigatórias, incluindo para os trabalhadores-estudantes.

Provas e trabalhos especiais

Avaliação nas aulas laboratoriais e/ou práticas: desempenho, acompanhamento da disciplina e relatórios. O trabalho "A nossa molécula" será desenvolvido ao longo do semestre, sendo entregue na plataforma moodle e em suporte de papel para apresentação e discussão com docentes da FFUP no final do semestre. A 1ª frequência envolve os conceitos ligados aos trabalhos laboratoriais realizados e os conteúdos ministrados até esse momento nas aulas teóricas. A 2ª frequência incidirá preferencialmente sobre os assuntos tratados nas aulas ministradas após a 1ª frequência, não podendo contudo ser esquecida a integração de todos os conhecimentos adquiridos durante o semestre. 

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Segue-se o previsto na “normas de avaliação” em vigor na FFUP

Melhoria de classificação

Os alunos que desejem efectuar melhoria de classificação deverão apresentar-se nas épocas previstas nas “Normas de Avaliação” em vigor na FFUP. A melhoria da avaliação é obtida através de um exame escrito incluindo os conteúdos ministrados nas aulas teóricas e laboratoriais.

Observações

Métodos de Ensino e Atividades de aprendizagem: 
Modalidade de aulas assíncronas com gravação de voz (recursos: PANOPTO e software EXPLAIN EVERYTHING) e síncronas (recurso: COLIBRI ZOOM), criação de fóruns de discussão e dúvidas para cada tema tratado nas aulas à distância (recurso: plataforma MOODLE), fornecimento de exercícios e respetivas resoluções via moodle sobre cada um dos temas tratados bem como realização de mini-testes formativos para aferir a compreensão da matéria dada à distância, realização de trabalho de grupo com acompanhamento contínuo ao longo do semestre (recurso: "criação de grupos", "submissão de trabalho de grupo" e "feedback" pela plataforma MOODLE) e apresentação oral do trabalho final (recurso: COLIBRI ZOOM).

A avaliação da disciplina para os alunos que frequentaram as aulas laboratoriais
 contemplará as seguintes componentes:

- Desempenho, acompanhamento da disciplina, relatórios (0,5/20 valores);
- “A nossa molécula” (5,5/20 valores);
- 1ª frequência (7/20 valores);
- 2ª frequência (7/20 valores).

Para que as outras componentes da avaliação sejam consideradas, o estudante deverá obter avaliação positiva no conjunto ponderado das duas frequências, ou seja, considerando cada frequência valorizada em 20 valores, o estudante deverá obter, pelo menos 9,5 valores na média das duas frequências.
Quem não atingir 9,5 valores deverá fazer exame final na época de recurso  (14/20 valores da nota final).
As frequências são obrigatórias, incluindo para os trabalhadores-estudantes.

A avaliação da disciplina para os estudantes que já obtiveram a frequência da unidade curricular em anos anteriores contemplará as seguintes componentes:
- 1ª Frequência (10/20 valores)
- 2ª Frequência (10/20 valores)

No conjunto ponderado das 2 frequências os estudantes deverão obter 9,5 valores.
Quem não atingir 9,5 valores deverá fazer exame final na época de recurso (100% da nota final).
As frequências são obrigatórias, incluindo para os trabalhadores-estudantes.

Os estudantes com classificação na média das 2 frequências entre 8,5 e 9,4 poderão prestar prova oral para obter a nota positiva necessária.
Os estudantes com nota superior a 16,9 na média das 2 frequências, deverão prestar prova oral, caso contrário, vigorará a nota de 16,9.

Pressupõem-se os conhecimentos básicos de Química Orgânica, adquiridos na disciplina de Química Orgânica I. Recomenda-se a presença e revisão constante desses conhecimentos ao longo do curso de Química Orgânica II. 


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