Código: | MI135191 | Sigla: | PSS |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências Sociais |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Laboratório de Tecnologia Farmacêutica |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MICF | 19 | MICF - Plano Oficial | 5 | - | 4 | 52 | 108 |
Proporcionar aos estudantes conhecimentos sobre políticas de saúde e organização dos sistemas de saúde nas suas diferentes dimensões, com particular enfoque no sistema de saúde português e na contextualização do sector farmacêutico.
No final, os estudantes devem ter adquirido bases sobre políticas de saúde e sistemas de saúde. Em particular, devem saber o que é um sistema de saúde e quais são os seus principais objectivos. Devem ainda ficar a conhecer o sistema de saúde português e a saber contextualizar o sector farmacêutico no sistema. Por fim, devem ser capazes de desenvolver um pensamento crítico sobre os sistemas de saúde e sobre as políticas de saúde enquanto instrumentos que visam aumentar a performance dos sistemas nas suas diferentes vertentes.
1. Políticas e Sistemas de Saúde
1.1. Conceitos e terminologia
1.2. Razões para a criação dos sistemas de saúde
1.3. Estado Social e Saúde
1.4. Objectivos e funções dos sistemas de saúde
1.5. Modelos de sistemas de saúde
1.6. Políticas de saúde
1.7. Supervisão dos sistemas de saúde
1.8. Regulação dos sistemas de saúde
1.9. Fontes de financiamento dos sistemas de saúde
1.10. Avaliação económica em saúde
1.11. Avaliação de resultados em saúde
1.12. Indicadores de saúde
1.13. O farmacêutico no sistema de saúde
2. O Sistema de Saúde Português
2.1. Aspectos históricos
2.2. Organização do sistema de saúde
2.3. Política de saúde em Portugal
2.4. A Saúde na Constituição da República
2.5. Lei de Bases da Saúde
2.6. O Serviço Nacional de Saúde
2.7. Entidades de supervisão e de regulação
2.8. Prestadores de cuidados de saúde
2.9. O Plano Nacional de Saúde
2.10. Cuidados de saúde primários
2.11. Cuidados diferenciados e hospitalares
2.12. Cuidados continuados
2.13. Política do medicamento
2.14. Sector farmacêutico português
Aulas Teóricas: 2 x 50 minutos/semana.
Aulas Práticas: 2 horas/semana.
Para além dos horários estabelecidos para as aulas, o docente está disponível para atender os estudantes em horário previamente acordado.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 50,00 |
Trabalho de campo | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 40,00 |
Frequência das aulas | 45,00 |
Trabalho de campo | 15,00 |
Total: | 100,00 |
A assiduidade às aulas teóricas e às aulas práticas constitui um pré-requisito para a obtenção de frequência e, em consequência, para a admissão dos estudantes ao exame final.
O estudante cumpre a assiduidade caso o seu número de faltas às aulas teóricas e às aulas práticas não exceda 25% das aulas previstas.
COMPONENTES DA AVALIAÇÃO:
- A componente distribuída (0-20) é valorizada em função dos trabalhos apresentados pelos estudantes durante o período lectivo.
- O exame final (0-20) consiste numa prova escrita que incide sobre todas as matérias efectivamente leccionadas nas aulas teóricas e nas aulas práticas durante o período lectivo.
CÁLCULO DA CLASSIFICAÇÃO FINAL (0-20):
Classificação do exame final x 0,5 +Classificação da componente distribuída x 0,5
Os estudantes com classificação final igual ou superior a 9,5 valores são considerados aprovados.
Os estudantes com classificação final inferior a 9,5 valores são considerados reprovados.
EXAME ORAL:
Os estudantes que tenham obtido classificação final superior ou igual a 9,5 valores poderão requerer exame oral, o qual incidirá sobre todas as matérias efectivamente leccionadas nas aulas teóricas e nas aulas práticas durante o período lectivo.
O requerimento será entregue no SGAE até 48 horas após a publicação das classificações.
Neste caso, a classificação final é apenas dependente da prestação do estudante no exame oral.
Em conformidade com as Normas de Avaliação em vigor e com a legislação aplicável a cada situação específica.
Em conformidade com as Normas de Avaliação em vigor.