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Alimentação Humana II

Código: MI073227     Sigla: ALHUM2

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Saúde

Ocorrência: 2017/2018 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Laboratório de Bromatologia e Hidrologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MICF 159 MICF - Plano Oficial 3 - 5 52 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

As matérias escolhidas e o método de ensino utilizado têm como objectivos: a) informar e motivar os alunos para os problemas da Alimentação/Nutrição/Saúde; b)preparar os alunos, enquanto técnicos de Saúde, para o desempenho da profissão junto da Comunidade; c) incentivar os alunos a desenvolver a informação obtida em diferentes fontes, transmitindo-a de forma clara, simples e elucidativa à Comunidade; e d) fornecer conhecimentos aos alunos que lhes permitam competir com outros profissionais nas áreas da alimentação e nutrição.

Resultados de aprendizagem e competências

A disciplina Alimentação Humana II é, do grupo de unidades curriculares dedicadas aos problemas da alimentação e do alimento, a que aborda com maior profundidade as consequências na saúde de uma alimentação menos adequada e/ou como a alimentação pode ajudar a prevenir/debelar um problema de saúde. Os estudantes deverão ser  capazes de perceber quais as doenças mais fortemente correlacionadas com a alimentação, a forma como uma correta alimentação pode ajudar a ultrapassar certos problemas de saúde e o papel essencial que o farmacêutico pode desempenhar nesta temática.

 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Sem pré-requisitos.

Programa

Programa teórico

  1. Alimentação / Nutrição /Saúde. Definições: saúde, alimentação, nutrição, dietética, nutrição clínica. Papel do Farmacêutico no aconselhamento nutricional e de suplementos alimentares.
  2. Nutrição artificial (entérica e parentérica) Apoio nutricional. Produtos disponíveis. Realimentação progressiva. Alimentação modificada para certos problemas temporários. Suplementos alimentares. Regimes alimentares clássicos e especiais. Restrição dietética ou dieta restritiva.
  3. Patologias relacionadas com deficiências e excessos nutricionais: Nutrição e doenças dos ossos; Anemias; outras situações de excesso / deficiência de minerais e vitaminas.
  4. Patologias cuja prevenção e/ou controlo pode conseguir-se pela dietoterapia: Diabetes Mellitus. Doença celíaca. Fenilcetonúria. Perturbações cardiovasculares: Antioxidantes e colesterol. Hipertensão. Tratamento e regimes dietéticos aconselhados.
  5. Alimentação e prevenção do cancro. Carcinógenos e Quimiopreventivos dos alimentos. Recomendações dietéticas. Suporte nutricional a pacientes cancerosos.
  6. Ação nutricional na prevenção de doenças neurodegenerativas.

Programa das aulas práticas e laboratoriais

Elaboração de um dossier sobre um suplemento alimentar - pretende-se que os alunos avaliem um produto comercializado, de acordo com a sua rotulagem e alegações, incluindo as vantagens e desvantagens dos diferentes ingredientes, ações sinérgicas e antagónicas, e referindo as situações em que serão aconselhados e/ou desaconselhados.

Análises laboratoriais de suplementos alimentares (capacidade antioxidante, ácidos gordos ómega-3, tocoferóis, aminoácidos e cafeína).

Bibliografia Obrigatória

Caballero Benjamin 340; Encyclopedia of food sciences and nutrition. ISBN: 0-12-227055-X

Observações Bibliográficas

Artigos científicos recomendados pelos docentes ao longo do período de aulas.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas: apresentações em PowerPoint; procura-se associar às matérias ministradas informações e curiosidades sobre o tema e ligação dessas matérias ao quotidiano. Considera-se fundamental criar uma relação interativa alunos-professor para que a abordagem dos temas atinja o interesse daqueles e simultaneamente os motive de modo a exigirem o aprofundamento das questões e/ou a colocarem outras questões relacionadas.

No caso das aulas laboratoriais, pretende-se desenvolver uma dinâmica de trabalho em equipa, o espírito crítico e a curiosidade acerca dos produtos em avaliação, preparando os alunos para situações do dia a dia.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 75,00
Trabalho escrito 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 15,00
Estudo autónomo 30,00
Frequência das aulas 52,00
Total: 97,00

Obtenção de frequência

A assistência dos alunos às aulas teóricas não é obrigatória.
A assistência dos alunos às aulas laboratoriais é obrigatória, de acordo com as normas de avaliação da FFUP 2016/2017.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação distribuída sem exame final.

A avaliação final resultará da informação obtida em duas frequências escritas (40% + 35%), a realizar nos períodos definidos, e da classificação da monografia (25%).

As frequências terão a duração de 2 horas e englobarão os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas, práticas e laboratoriais. Serão constituídas por uma parte descritiva e outra de respostas curtas, valorizando-se a capacidade de correlacionar e aplicar conceitos na resolução de problemas concretos. 

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Conforme as normas de avaliação da FFUP 2016/2017.

Melhoria de classificação

O estudante pode requerer melhoria de classificação de acordo com as normas de avaliação da FFUP 2016/2017. 

Observações

Tratando-se de uma disciplina aplicada serão tidos em consideração os conhecimentos ministrados em disciplinas básicas, nomeadamente, Química Orgânica, Bioquímica, Fisiologia, Microbiologia, Fitoquímica e Farmacognosia I e Métodos Instrumentais de Análise, bem como Alimentação Humana I.

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