Código: | MI073123 | Sigla: | ALHUM1 |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências da Saúde |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://moodle.up.pt/course/view.php?id=102¬ifyeditingon=1 |
Unidade Responsável: | Laboratório de Bromatologia e Hidrologia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
MICF | 172 | MICF - Plano Oficial | 3 | - | 5 | 52 | 135 |
A disciplina de Alimentação Humana I visa proporcionar uma formação teórica e laboratorial relativa aos princípios da alimentação saudável nas diferentes faixas etárias, nutrientes vitais dos alimentos, e a importância da alimentação na saúde do individuo, incidindo igualmente sobre as questões alimentares mais importantes no Mundo de hoje. Actualmente, os contornos que delimitam o alimento, o medicamento e o tóxico são difíceis de definir e as barreiras que os separam são cada vez mais ténues. Consequentemente, esta disciplina apresenta um conteúdo multidisciplinar nas matérias a ministrar. O ensino proposto baseia-se em aulas teóricas interligadas com laboratoriais, levando o aluno a correlacionar informação diferente através da discussão de problemas concretos, com o intuito de:
1 - Proporcionar aos estudantes conhecimentos sobre a importância da alimentação na saúde e evidenciar a função do alimento como medida preventiva no que respeita à saúde das populações, um campo da saúde que em muitas circunstâncias está esquecido.
2 - Conhecer os nutrientes vitais e a sua distribuição nos alimentos.
3 - Conhecer as guidelines internacionais e nacionais sobre necessidades alimentares do indivíduo saudável nas suas várias faixas etárias: alimentação da grávida e do recém-nascido, alimentação infantil, alimentação do adolescente e do jovem, alimentação do adulto e do idoso, para deste modo, saber escolher os alimentos, de forma e em quantidades adequadas às necessidades diárias ao longo das diferentes fases da vida.
4 - Consciencializar os alunos para a importância da qualidade e segurança alimentar no Mundo de hoje, e os constituintes que podem por em causa a segurança alimentar (aditivos, contaminantes, pesticidas, resíduos de drogas veterinárias, compostos tóxicos resultantes do processamento dos alimentos).
5 - Despertar nos alunos motivações e atitudes científicas, nomeadamente, de racionalidade, rigor, consistência no saber, trabalho de equipa, interpretação dos dados obtidos, e espírito crítico.
Conhecer os princípios da alimentação saudável de acordo com as recomendações internacionais e nacionais, assim como as necessidade nutricionais em diferentes faixas etárias, composição dos alimentos em macro e micronutrientes, os processos de absorção no organismo e a importância da alimentação na saúde do individuo, conhecer as questões alimentares mais importantes no Mundo de hoje.
1. Importância da Educação alimentar da população e regras da alimentação saudável.
2. Conhecer a distribuição dos nutrientes vitais nos alimentos
2.1. Água
2.2. Aminoácidos, péptidos e proteínas
2.3. Glúcidos (monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos)
2.4. Lípidos: Classificação e funções nos alimentos.
2.5. Sais minerais
2.6. Vitaminas lipossolúveis e vitaminas hidrossolúveis
2.7. Componentes bioactivos
3.1. Guidelines internacionais e nacionais. A pirâmide alimentar e a oda dos alimentos
3.2. As necessidades energéticas do indivíduo saudável nas suas várias faixas etárias
3.2.1. Alimentação da grávida e da lactante
3.2.2. Alimentação do lactente, o leite humano e as fórmulas de alimentação infantil
3.2.2.1 Maturidade das funções digestivas e metabólicas do lactente
3.2.2.2 Vantagens do aleitamento materno
3.2.2.3 Diferenças entre leite humano e o leite de vaca
3.2.3. Diversificação alimentar
3.2.4. Alimentação na infância e na adolescência
3.2.5. Alimentação do idoso
3.3. Controlo de peso
3.3.1. Índice de massa corporal (IMC ) ou Índice de Quetelet
3.3.2. Gráficos da relação peso / altura
3.3.3. Dieta e exercício físico
3.3.4. Como ganhar peso. Como perder peso
3.4. Elaboração de uma dieta
4. Qualidade e Segurança Alimentar: desafio do mundo moderno
4.1. A qualidade em todos os seus aspectos
4.1.1. As substâncias sápidas e substâncias do aroma
4.1.2. A importância da análise sensorial
4.1.3. Autenticidade dos alimentos: identificação de biomarcadores.
4.1.4. Alimentos certificados
4.2. Política alimentar na União Europeia
4.3. Avaliação de Riscos
4.4. Segurança alimentar do ponto de vista da nutrição
4.5. Constituintes dos alimentos que podem por em causa a sua segurança
4.5.1. Aditivos. Relação benefício/risco
4.5.2. Contaminantes
4.5.3. Contaminantes resultantes do processamento e culinária dos alimentos
4.6. Avaliação do risco e garantia de segurança dos "novos alimentos"
4.7. Organismos geneticamente modificados: Legislação e segurança alimentar
4.8. Análise de perigos e controlo dos pontos críticos (HACCP)
5. Interações alimentares
5.1. Constituintes dos alimentos com atividade fisiológica
5.2. Interações entre nutrientes / Alimentos-medicamento
Programa das aulas laboratoriais
1. Análise do valor nutricional de alguns alimentos.
1.1. Avaliação do teor de humidade pelo infrateste.
1.2. Determinação das cinzas.
1.3. Doseamento da gordura por diferentes metodologias.
1.4. Determinação do teor em proteínas pelo método de Kjeldahl .
1.5. Determinação do teor de glúcidos por métodos químicos e por métodos físicos.
1.6. Determinação do valor calórico total dos alimentos analisados e comparação com a rotulagem.
2.Avaliação da qualidade de alguns alimentos
2.1. Azeite: classificação em função da acidez, índice de peróxidos e absorvência no ultravioleta
2.2. Mel: teor em açúcares por índice de refração e doseamento de HMF por HPLC/UV
2.3. Vinho: avaliação do teor em antiocianinas e pesquisa do aditivo SO2
3. Contacto com tabelas de composição dos alimentos. Calcular necessidades energéticas adaptadas às várias etapas da vida. Formular planos alimentares nutricionalmente adequados.
Elaboração de um manual com planos alimentares equilibrados, adaptados a diferentes faixas etárias, discriminando o aporte energético, a composiçãoem macro e micronutrientes e os custos: Infância; Adolescência; Adulto; Grávida;Idoso
A disciplina será leccionada em regime de elearning misto, com aulas presenciais e apoio on-line na plataforma Moodle. As aulas presenciais incluem aulas teóricas e laboratoriais. O ensino teórico tem como base a exposição das matérias em aulas teóricas, de cerca de 50 minutos. Na disciplina de Alimentação Humana I as aulas laboratoriais vão proporcionar aos alunos a possibilidade de realizarem a separação e quantificação dos compostos presentes nos alimentos, cuja importância foi previamente explicada nas aulas teóricas. Será colocada à sua disposição a tecnologia analítica mais adequada para cada análise. O material de apoio à disciplina é disponibilizado na plataforma on-line e os relatórios e o trabalho de grupo solicitados ao longo do semestre serão também enviados pela plataforma.
No decorrer do semestre será realizada uma avaliação individual prática sobre os trabalhos das aulas laboratoriais. Assim como a realização da frequência da parte teórica lecionada até à semana intercalar de frequências. Será feita igualmente feita uma avaliação dos conteúdos ministrados após a realização da primeira frequência, estes exames são realiazados na plataforma Moodle.
O exame de recurso é realizado na plataforma Moodle e inclui todo o conteúdo das aulas teóricas.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Teste | 70,00 |
Trabalho laboratorial | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 48,00 |
Frequência das aulas | 26,00 |
Trabalho laboratorial | 26,00 |
Total: | 100,00 |
A assistência dos alunos às aulas laboratoriais é obrigatória sendo considerados sem frequência os alunos cuja assistência seja inferior a 25% das aulas previstas.
A assistência dos alunos às aulas teóricas não é obrigatória.
Na disciplina de Alimentação Humana I, a avaliação final inclui avaliação da parte teórica (70%) e da avaliação da parte laboratorial lecionada (30%). Na parte teórica (cotada para 13 valores) é necessário aprovação (classificação de pelo menos 50%).
A avaliação laboratorial inclui realização de trabalhos laboratoriais que foram lecionados na aula com a resolução do problema.
A avaliação é distribuída sem exame final. Os testes são realizados no Moodle. O primeiro teste de avaliação será realizado na semana intercalar, em Novembro e o segunda no dia marcado para o exame da época normal.
O exame final da época normal destina-se somente aos alunos estudantes trabalhadores ou outros que tenham estatuto especial.
A época de recurso inclui avaliação de todo o programa lecionado.
A avaliação do aproveitamento das aulas laboratoriais é efectuada pela classificação obtida na realização individual de 1 trabalho laboratoriais e respetivos relatórios no decorrer do período letivo. A parte laboratorial terá um peso de 30% na nota final da disciplina. Os alunos que reprovarem na avaliação laboratorial (menos de 50%) terão que realizar um exame prático que consiste na execução de dois trabalhos laboratoriais e respectivo relatório.
Conforme as normas de avaliação da FFUP no ano lectivo 2017/2018.
Os alunos têm direito a requerer a repetição das provas do exame teórico final para melhoria de nota, uma única vez, numa das duas épocas, normal ou de recurso, imediatamente subsequentes àquela em que obtiveram aprovação.
A classificação final da disciplina será a mais alta das obtidas nas duas provas realizadas.
A classificação final será a resultante da ponderação da nota do parte teórica e laboratorial com a que o aluno teve quando foi avaliado no trabalho prático.
Os alunos devem ter conhecimentos básicos de bioquímica, química orgânica e métodos instrumentais de análise.