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Química Farmacêutica Avançada

Código: MI073281     Sigla: QFAVA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Saúde

Ocorrência: 2016/2017 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Laboratório de Química Orgânica e Farmacêutica
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MICF 19 MICF - Plano Oficial 3 - 4 52 108
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2017-01-26.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final, Provas e trabalhos especiais, Avaliação especial, Componentes de Avaliação e Ocupação, Obtenção de frequência, Tipo de avaliação, Melhoria de classificação

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Tendo por base as doenças prevalentes na comunidade, com as quais mais irão contactar os futuros farmacêuticos comunitários e hospitalares, serão perspectivadas as tendências e estratégias futuras para a descoberta de novos alvos terapêuticos e novos fármacos para o tratamento dessas patologias. Partindo da doença, serão discutidos o alvo terapêutico, o mecanismo de acção a nível molecular e a evolução químico-farmacêutica desde o composto líder ao fármaco, bem como os fármacos utilizados actualmente na terapêutica e aqueles que se encontram em fase de desenvolvimento. Pretende-se que, para diversos grupos de fármacos, os Estudantes sejam capazes de interpretar a relação estrutura-actividade, metabolismo, assim como apresentar os mecanismos de acção a nível molecular. Haverá o cuidado em fazer participar nalgumas aulas desta UC especialistas nas áreas leccionadas. Serão também objecto de estudo algumas famílias terapêuticas não tratadas ou desenvolvidas nas anteriores unidades curriculares Química Farmacêutica I e Química Farmacêutica II. Nas aulas práticas, recorrendo a artigos científicos e outras fontes bibliográficas, os estudantes aprofundarão os temas relacionados com as matérias ministradas nas aulas teóricas. Pretende-se que o estudante adquira o domínio na elaboração de uma monografa e da respectiva apresentação, assim como na discussão sobre o tema proposto. Com o objectivo de estimular a capacidade de expressão escrita e oral, de análise crítica e argumentação, os Estudantes elaborarão, ao longo do semestre, monografias e apresentações orais que serão objecto de avaliação.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da UC, os estudantes deverão possuir uma compreensão alargada, aprofundada e integrada de todo o circuito que envolve a descoberta de fármacos, o seu planeamento e desenvolvimento. É também fomentado o desenvolvimento de espírito crítico, de trabalho de pesquisa bibliográfica e a autonomia. No final da UC, os estudantes deverão ser capazes de comunicar facilmente as suas ideias, colaborar e trabalhar em equipa e serem capazes de resolver problemas recorrendo ao método científico e investigacional.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

I. O estudo do alvo terapêutico, do mecanismo de acção a nível molecular e a evolução químico-farmacêutica desde o composto-líder ao fármaco para as patologias prevalentes na comunidade: 1. Aparelho cardiovascular 1.1. Anti-hipertensores: diuréticos, bloqueadores da entrada de cálcio, depressores da actividade adrenérgica, vasodilatadores, inibidores da ECA, venotrópicos 1.2. Antidislipidémicos 2. Sangue- Anticoagulantes e antitrombóticos 3. Hormonas e medicamentos usados em doenças endocrinas 3.1. Insulinas e antidiabéticos orais 3.2. Hormonas da tiróide e antitiroideus 4. Aparelho digestivo 4.1. Antiácidos 4.2. Anti-ulcerosos: inibidores da bomba de protões, prostaglandinas. II. Fármacos usados em: 1. Disfunções alimentares: obesidade, bulimia, anorexia 2. Disfunções sexuais 3. Disfunções do crescimento capilar: Alopécia 4. Desabituação tabágica

Bibliografia Obrigatória

Wolff Manfred E. 340; Burger.s medicinal chemistry and drug discovery
Patrick Graham L.; An^introduction to medicinal chemistry. ISBN: 0 19 850533 7
David J. Triggle, John B. Taylor; Comprehensive Medicinal Chemistry II, 2006

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- Aulas teóricas (2 horas/semana): apresentações em “Power Point”; procura-se ministrar os conhecimentos de uma forma atractiva e dedutiva. - A realização de uma monografia e comunicação oral será acompanhada por um Docente nas aulas teórico-práticas (2 horas/semana). O docente responsável estará disponível para atendimento dos estudantes nas horas anunciadas no início do semestre e por marcação prévia e acordada em qualquer outra altura.

Palavras Chave

Ciências da Saúde > Ciências farmacológicas > Farmácia
Ciências Físicas > Química > Química orgânica > Quimica do carbono
Ciências Físicas > Química > Química aplicada > Química farmacêutica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

a) Elaboração de uma monografia, exposição e discussão de uma comunicação oral de realização obrigatória sobre um tema fornecido pelo Docente. b) Realização de duas provas escritas obrigatórias durante as aulas sobre as matérias ministradas nas aulas teóricas. - Para obter aprovação, os Estudantes devem obter uma classificação final mínima de 9,5 valores (somatório de todas as componentes de avaliação).

Fórmula de cálculo da classificação final

- Cada prova escrita: factor de ponderação 25%. - Monografia e comunicação oral: factor de ponderação 50%.

Provas e trabalhos especiais

- Elaboração de uma monografia, exposição e discussão de uma comunicação oral de realização obrigatória sobre um tema fornecido pelo Docente. Duas provas escritas obrigatórias relativas à matéria ministrada nas aulas teóricas. Todos estes componentes de avaliação são obrigatórios.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os trabalhadores estudantes deverão contactar os Docentes da disciplina para marcar a data da comunicação oral e das provas escritas.

Melhoria de classificação

Para melhoria de classificação os Estudantes terão de efectuar exame final, que engloba todas as matérias ministradas nas aulas teóricas. A avaliação distribuída relativa à monografia e comunicação oral é mantida para efeitos de melhoria de classificação.

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