Código: | MI073227 | Sigla: | ALHUM2 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências da Saúde |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Laboratório de Bromatologia e Hidrologia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MICF | 180 | MICF - Plano Oficial | 3 | - | 5 | 52 | 135 |
As matérias escolhidas e o método de ensino utilizado têm como objectivos: a) informar e motivar os alunos para os problemas da Alimentação/Nutrição/Saúde; b)preparar os alunos, enquanto técnicos de Saúde, para o desempenho da profissão junto da Comunidade; c) incentivar os alunos a desenvolver a informação obtida em diferentes fontes, transmitindo-a de forma clara, simples e elucidativa à Comunidade; e d) fornecer conhecimentos aos alunos que lhes permitam competir com outros profissionais nas áreas da alimentação e nutrição.
A disciplina Alimentação Humana II é, do grupo de unidades curriculares dedicadas aos problemas da alimentação e do alimento, a que aborda com maior profundidade as consequências na saúde de uma alimentação menos adequada e/ou como a alimentação pode ajudar a prevenir/debelar um problema de saúde. Os estudantes deverão ser capazes de perceber quais as doenças mais fortemente correlacionadas com a alimentação, a forma como uma correta alimentação pode ajudar a ultrapassar certos problemas de saúde e o papel essencial que o farmacêutico pode desempenhar nesta temática.
Sem pé-requisitos.
Programa teórico
1. Alimentação / Nutrição /Saúde. Definições: saúde, alimentação, nutrição, dietética, nutrição clínica. Papel do Farmacêutico.
2. Nutrição artificial (entérica e parentérica) Apoio nutricional. Produtos disponíveis. Realimentação progressiva. Alimentação modificada para certos problemas temporários. Suplementos alimentares. Regimes alimentares clássicos e especiais. Restrição dietética ou dieta restritiva.
3. Patologias relacionadas com deficiências e excessos nutricionais: Nutrição e doenças dos ossos; Anemias; outras situações de excesso / deficiência de minerais e vitaminas.
4. Patologias cuja prevenção e/ou controlo pode conseguir-se pela dietoterapia: Diabetes Mellitus. Doença celíaca. Perturbações cardiovasculares: Antioxidantes e colesterol. Hipertensão. Tratamento e regimes dietéticos aconselhados.
5. Alimentação e prevenção do cancro. Carcinógenos e Quimiopreventivos dos alimentos. Recomendações dietéticas. Suporte nutricional a pacientes cancerosos.
6. Acção nutricional na prevenção de doenças neurodegenerativas.
Programa Laboratorial
Elaboração de um dossier sobre um suplemento alimentar - pretende-se que os alunos avaliem um produto comercializado, de acordo com a sua rotulagem e alegações, incluindo as vantagens e desvantagens dos diferentes ingredientes, acções sinérgicas e antagónicas, e referindo as situações em que serão aconselhados e/ou desaconselhados.
Análises laboratoriais de suplementos alimentares (capacidade antioxidante, ácidos gordos ómega-3, tocoferois, aminoácidos e cafeína).
Aulas teóricas: apresentações em PowerPoint; procura-se associar às matérias ministradas informações e curiosidades sobre o tema e ligação dessas matérias ao quotidiano. Considera-se fundamental criar uma relação inter-activa alunos-professor para que a abordagem dos temas atinja o interesse daqueles e simultaneamente os motive de modo a exigirem o aprofundamento das questões e/ou a colocarem outras questões relacionadas.
No caso das aulas laboratoriais, pretende-se desenvolver uma dinâmica de trabalho em equipa, o espírito crítico e a curiosidade acerca dos produtos em avaliação, preparando os alunos para situações do dia a dia.
Designação | Peso (%) |
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Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese | 5,00 |
Teste | 60,00 |
Trabalho escrito | 35,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de projeto | 10,00 |
Elaboração de relatório/dissertação/tese | 4,00 |
Estudo autónomo | 24,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Total: | 94,00 |
A assistência dos alunos às aulas teóricas não é obrigatória. A assistência dos alunos às aulas laboratoriais é obrigatória, sendo considerados sem frequência os alunos cuja assistência seja inferior a 75% das aulas previstas.
A avaliação final da disciplina resultará fundamentalmente da informação obtida num exame escrito (60%), a realizar no período de exames, após a conclusão das aulas, e da informação obtida, ao longo do semestre, nas aulas práticas e laboratoriais (40%).
O exame escrito deverá ter a duração de 2 horas e engloba os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas. O exame será constituído por uma parte descritiva e outra de respostas curtas, valorizando-se a capacidade de correlacionar e aplicar conceitos na resolução de problemas concretos.
A nota da componente prática/laboratorial corresponde a 8 valores da nota final: Dossier de suplementos alimentares - 5 valores; Relatório dos trabalhos laboratoriais - 3 valores.
Conforme as normas de avaliação da FFUP 2015/2016.
O estudante pode requerer melhoria de classificação de acordo com as normas de avaliação da FFUP 2015/2016. Esta melhoria aplica-se exclusivamente ao exame escrito final. A nota final do estudante será obtida pela média ponderada da classificação mais alta obtida nos exames escritos com a nota obtida na avaliação laboratorial.
Tratando-se de uma disciplina aplicada serão tidos em consideração os conhecimentos ministrados em disciplinas básicas, nomeadamente, Química Orgânica, Bioquímica, Fisiologia, Microbiologia, Fitoquímica e Farmacognosia I e Métodos Instrumentais de Análise, bem como Alimentação Humana I.