Código: | MI075188 | Sigla: | CUIFAR |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências da Saúde |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Laboratório de Farmacologia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MICF | 36 | MICF - Plano Oficial | 5 | - | 4 | 52 | 108 |
Pretende-se que os alunos entendam os cuidados farmacêuticos como a nova filosofia da prática profissional dos farmacêuticos e que, no final desta unidade curricular, os estudantes:
a) compreendam o conceito de Cuidados Farmacêuticos e as diferentes actividades assistenciais do farmacêutico centradas no doente.
b) obtenham competências teóricas e práticas para as realizar.
As aulas laboratoriais servem para simular a realidade da prestação de cuidados farmacêuticos, com a utilização das metodologias apresentadas nas aulas teóricas.
I.Cuidados Farmacêuticos: serviços farmacêuticos orientados para o doente.
Aspectos gerais e evolução do conceito de cuidados farmacêuticos.
Actividades orientadas para o medicamento e actividades orientadas para o
doente. Dispensa clínica; manipulação; Indicação farmacêutica; uso racional do
medicamento; Educação para a Saúde; Farmacovigilância e Seguimento
Farmacoterapêutico.
Desafios actuais para a profissão farmacêutica.
II.Problemas relacionados com medicamentos (PRM) e resultados negativos associados
à medicação (RNM). Aspectos gerais. Evolução dos conceitos. Suspeita de RNM.
Classificação de RNM.
III.Dispensa enquanto serviço centrado no doente. Conceito e objectivos. Actividade
quantitativamente mais importante das diferentes funções do farmacêutico.
Participação e responsabilização do farmacêutico na obtenção dos objectivos
terapêuticos.
IV.Protocolos de actuação na dispensa. Incidência na dispensa: situação
identificada (PRM ou RNM) durante o processo e que implica a sua interrupção e
actuação adequada. Primeira dispensa, dispensa de continuidade e dispensa de
especialidades complexas.
V. Indicação Farmacêutica
Aspectos gerais e importância da Indicação Farmacêutica. Objectivos e
requisitos.
Auto-cuidados, automedicação e automedicação responsável. O papel do
farmacêutico (OMS, FIP, AMA).
O processo de Indicação farmacêutica: Entrevista, intervenção farmacêutica e
avaliação do serviço. Medidas não farmacológicas.
VI.Seguimento Farmacoterapêutico (SF) - o que é? Necessidade social do SF. Estudos
epidemiológicos. Mais-valia da actuação do farmacêutico, formação direccionada.
Outros profissionais podem realizar SF: a oportunidade do farmacêutico.
O 3º Consenso de Granada. O Método Dáder de SFT. Etapas individuais do Método
Dáder.
VII. Ferramentas para exercer cuidados Farmacêuticos: comunicação e gestão de
informação.
Fontes de informação, pesquisa bibliográfica; Medicina baseada na evidência
(EBM).
VIII. Farmacovigilância. Sistema Nacional de Farmcovigilância. Conceitos (RAMs).
Classificação de RAMs. Algoritmos de causalidade.
IX. Educação para a saúde. Conceito e objectivos. Requisitos.
Processo de Educação para a saúde: informação sobre medicamentos, informação
sobre os problemas. Educação para a saúde em grupos populacionais específicos.
Nas aulas teóricas serão apresentados os conceitos teóricos e metodologias a usar na prestação de Cuidados Farmacêuticos
Na maioria das aulas laboratoriais os estudantes resolvem/discutem casos práticos das diferentes actividades centradas no doente, com recurso a Web e informação fornecida pelo docente. Sempre que possível haverá recurso a PBL e Role-play.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 80,00 |
Trabalho escrito | 20,00 |
Total: | 100,00 |
Exame teórico x 0,8 + trabalhos escritos x 0,2