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Farmacologia I

Código: MI073229     Sigla: FCOL1

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Saúde

Ocorrência: 2013/2014 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.up.pt/course/view.php?id=105
Unidade Responsável: Laboratório de Farmacologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MICF 173 MICF - Plano Oficial 3 - 6,5 65 175,5

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

FARMACOLOGIA GERAL
Perceber os métodos científicos que suportam a Farmacologia e a distinguem da pseudociência. Compreender os mecanismos gerais de acção dos fármacos, o seu ciclo geral no organismo, e os factores que condicionam a variabilidade da resposta individual e interindividual.

NEUROFARMACOLOGIA
Aplicar conceitos de comunicação neuronal na definição de intervenções farmacológicas experimentais e terapêuticas. Conhecer os principais grupos de fármacos utilizados na modulação do sistema nervoso central e periférico; compreender os seus mecanismos de ação e reacões adversas; compreender os modelos e metodologias experimentais que servem de suporte ao desenvolvimento e validação desses fármacos.

COMPONENTE LABORATORIAL
Planear, conduzir e analisar diferentes tipos de ensaios farmacológicos; interpretar a literatura da especialidade.


Resultados de aprendizagem e competências

RESULTADOS ESPERADOS 
Formação de indivíduos que: 
1) Conhecem os princípios gerais da Farmacologia; 
2) São capazes de se pronunciar de forma crítica e científica sobre a validade e risco/benefício da utilização de um fármaco pertencente aos grupos terapêuticos estudados; 
3) São capazes de aplicar os princípios gerais a novos contextos farmacológicos.

Modo de trabalho

B-learning

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos prévios de bioquímica e fisiologia humana

Programa

PROGRAMA TEÓRICO

1. Farmacologia geral
1.1. Avaliação básica e clínica de novos fármacos
1.2. Farmacodinâmica
1.3. Farmacocinética
2. Neurofarmacologia

2.1. Farmacologia do sistema nervoso autónomo
2.1.1. Transmissão colinérgica
2.1.2. Transmissão adrenérgica
2.2. Farmacologia do sistema nervoso central
2.2.1. Ansiolíticos e hipnóticos
2.2.2. Antidepressores
2.2.3. Antipsicóticos e estabilizadores do humor
2.2.4. Dependência farmacológica
2.2.5. Antiparkinsónicos e outros fármacos com utilidade em doenças neurodegenerativas
2.2.6. Antiepilépticos


PROGRAMA LABORATORIAL

1. Considerações gerais sobre a avaliação da eficácia de fármacos em humanos vs. modelos não-humanos. Simulação de ensaios com técnicas de randomização, ocultação e estudo do efeito placebo.
2. Introdução às boas práticas de experimental animal. Ensaios não invasivos em Mus musculus. Ensaios em campo aberto (open field), labirinto em cruz elevada (elevated plus maze), cilindro rotativo (rota-rod), e outros testes comportamentais não invasivos.
3. Métodos alternativos à experimentação animal. Organismos menos complexos (Drosophyla melanogaster, Danio rerio). Ensaios in vitro. Ensaios com órgãos isolados.
4. Caracterização de agonistas. Curvas concentração resposta, cálculo da CE50 (EC50), pEC50. Afinidade, actividade intrínseca, potência e eficácia.
5. Caracterização de antagonistas. Antagonismo: fisiológico, farmacológico, competitivo, não-competitivo, reversível e irreversível. Regressão de Schild. Cálculo do pA2 e pKb.
6. Mecanismos de inactivação de neurotransmissores. Dessensibilização e reserva de receptores. Caracterização de receptores. Ordem de potência de agonistas e antagonistas.
7. Uso de programas de cálculo e representação gráfica para o traçado e análise de parâmetros farmacológicos.

Bibliografia Obrigatória

Katzung Bertram G. ed.; Basic & clinical pharmacology. ISBN: 0-07-117968-2

Bibliografia Complementar

Gilman Alfred Goodman ed.; Goodman and Gilman.s: the pharmacological basis of therapeutics. ISBN: 0-02-344710-9

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Ensino teórico e Laboratorial, com destaque para a aprendizagem ativa através de debates conceptuais, planeamento, execução, análise e discussão de experiências laboratoriais. Ensino presencial complementado com plataforma de e-learning e estudo independente.

Software

GraphPad Prism 5

Palavras Chave

Ciências da Saúde > Ciências farmacológicas > Farmácia
Ciências da Saúde > Neurociências > Neurofisiologia
Ciências da Saúde > Ciências farmacológicas > Farmacologia clínica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 75,00
Trabalho laboratorial 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 80,00
Frequência das aulas 65,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 175,00

Fórmula de cálculo da classificação final

NOTA FINAL (0-20) = nota da avaliação distribuída (0-5) + nota do exame final (0-15)

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Avaliação pelos pares (PEER ASSESSMENT)

A nota de avaliação distribuída será atribuída em função do desempenho do estudante avaliado pelo professor, com 10% (0,5 val) de modulação em função das classificações atribuídas anonimamente ao estudante pelos colegas de grupo laboratorial, ponderando o respetivo contributo para os trabalhos de grupo.

A nota final poderá (*) ser bonificada até um máximo de 0,75 valores, ponderando as classificações atribuídas anonimamente pelos colegas inscritos às UC.
Os colegas deverão ponderar  a contribuição do estudante para o sucesso da UC, designamente através da partilha na plataforma de e-learning de resultados laboratoriais, material de estudo, inserção de termos nos glossários e classificação de termos dos colegas, partilha de material construído para os trabalhos laboratoriais, esclarecimento de dúvidas aos colegas, etc.

(*) Nos casos em que o nº de estudantes que classifica for demasiado baixo para ser considerado representativo do ano letivo (menos de 10 estudantes), não haverá lugar a bonificação.

 

Provas e trabalhos especiais

Classificações finais superiores a 18 valores são defendidas através de prova oral, onde os estudantes deverão demonstrar por resposta a questões que os seus conhecimentos/competências são compatíveis com classificações iguais a 19 ou 20 valores.
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