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Oncobiologia

Código: MI074260     Sigla: ONCOB

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Saúde

Ocorrência: 2012/2013 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Laboratório de Microbiologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MICF 61 MICF - Plano Oficial 4 - 4 52 108

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pretende-se fornecer conhecimentos sobre oncobiologia, oncogénese microbiana (particularmente oncovirologia), imunofisiologia do cancro e prevenção e tratamento do cancro.

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes deverão compreender a base biológica e molecular do cancro. Deverão ainda compreender os mecanismos de oncogénese do Helicobacter pylori e de vírus oncogénicos. Finalmente, serão transmitidas as bases biológicas de novos alvos moleculares terapêuticos e da resistência à terapêutica anti-neoplásica.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Pressupõem-se conhecimentos básicos de Bioquímica, Biologia Celular, Imunologia e Microbiologia Geral (que inclui conhecimentos básicos de Virologia).

Programa

Pre

Bibliografia Obrigatória

Ruddon Raymond W.; Cancer biology. ISBN: 978-0-19-517544-8
Kumar Vinay; Robbins and Cotran pathologic basis of disease. ISBN: 978-81-312-2491-5
Weinberg Robert A.; The^biology of cancer. ISBN: 0-8153-4076-1
Ou Jing-Hsiung James 340; Human oncogenic viruses. ISBN: 978-981-283346-4

Bibliografia Complementar

Knipe David M. 340; Fields virology. ISBN: 978-0-7817-6060-7
L.J. Rosenthal; Mechanisms of DNA Tumor Virus Transformation. Monographs in Virology vol. 23., Series Editor H.W. Doerr, 2001

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- Aulas teóricas (2 horas/semana): apresentações dos conteúdos programáticos, com auxílio de “Power Point”.

- Aulas teórico-práticas (2 horas /semana): as aulas teórico-práticas consistirão essencialmente na discussão e aprofundamento de conceitos e assuntos ministrados nas aulas teóricas. Os alunos serão convidados a participar ativamente nessas aulas, em trabalho de grupo, através da elaboração e apresentação (oral e na forma de painel) de temas que lhes serão fornecidos pelo docente.
- O docente responsável estará disponível para atendimento pedagógico dos estudantes nas horas anunciadas no início do semestre. Os estudantes podem ainda contactar o docente por e-mail.

 

Palavras Chave

Ciências da Saúde

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial 0,00
Trabalho escrito 35,00
Exame 65,00
Total: - 100,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Frequência das aulas 52
Total: 52,00

Obtenção de frequência

- A assiduidade dos estudantes às aulas teóricas não é obrigatória.

- A assiduidade dos estudantes às aulas teórico-práticas é obrigatória, de acordo com as “Normas de Avaliação” da FFUP, excepto para os estudantes que, por lei, estão dispensados da presença nas aulas.

- Os métodos de avaliação da disciplina seguem o previsto nas “Normas de Avaliação” em vigor na FFUP. A avaliação consiste numa avaliação distribuída com exame final escrito, o qual abrange a totalidade dos conhecimentos ministrados.

 

Fórmula de cálculo da classificação final

- Componente distribuída da avaliação:
A avaliação distribuída decorrerá no período das aulas teórico-práticas e contempla os seguintes componentes:


a) Elaboração, apresentação em painel e discussão de um tema fornecido pelo docente (escala de 0 a 8,0 valores);


b) Elaboração, apresentação oral e discussão de um segundo tema fornecido pelo docente (escala de 0 a 12,0 valores).


A classificação final da avaliação distribuída será expressa no final do semestre lectivo numa escala de 0 a 20 valores.


Ambos os componentes da avaliação distribuída são de realização obrigatória.


 


 - Exame final:


O exame final consistirá numa prova escrita e incidirá sobre as matérias leccionadas nas aulas teóricas.


A classificação do exame final será expressa numa escala de 0 a 20 valores.


O exame é de realização obrigatória e os estudantes terão que obter uma classificação mínima no exame final igual ou superior a 9,5 valores em 20.


Não estão previstas provas orais.


- Para obter aprovação à unidade curricular, os estudantes precisam de obter uma classificação final mínima de 10 valores (ver cálculo da classificação final, resultante das duas componentes de avaliação), de acordo com as “Normas de Avaliação” da FFUP. Apenas a classificação final será arredondada às unidades.


 


Cálculo da classificação final:  


A classificação final da unidade curricular corresponderá à classificação obtida no Exame final escrito (contributo percentual de 65%) acrescida da classificação obtida na avaliação distribuída (contributo percentual de 35%). A classificação final será expressa numa escala numérica inteira de 0 a 20.


 


 

Provas e trabalhos especiais

De acordo com as normas de avaliação da FFUP.

No caso de falta dos estudantes a algum dos componentes da avaliação distribuída, incluindo o caso dos estudantes que, por lei, estão dispensados da presença nas aulas: será obrigatória a apresentação de monografia(s) escrita(s) sobre o(s) tema(s) da(s) componente(s) da avaliação à qual os estudantes faltaram. Essas monografias deverão ser entregues pessoalmente ao docente até ao final das aulas teórico-práticas. A classificação dessa(s) monografia(s) corresponderá à classificação da(s) componente(s) da avaliação à qual os estudantes faltaram (ver componente distribuída da avaliação).

 

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A avaliação dos estudantes em regime especial segue o previsto nas “Normas de Avaliação” da FFUP.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas de avaliação da FFUP.

Apenas a componente da avaliação que corresponde ao Exame Final é passível de melhoria de classificação. A classificação da avaliação distribuída não é passível de melhoria de classificação.

 

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