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Química Farmacêutica Avançada

Código: MI073281     Sigla: QFAVA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Saúde

Ocorrência: 2012/2013 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Laboratório de Química Orgânica e Farmacêutica
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MICF 26 MICF - Plano Oficial 3 - 4 52 108

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Tendo por base as doenças prevalentes na comunidade, com as quais mais irão contactar os futuros farmacêuticos comunitários e hospitalares, serão perspectivadas as tendências e estratégias futuras para a descoberta de novos alvos terapêuticos e novos fármacos para o tratamento dessas patologias. Partindo da doença, serão discutidos o alvo terapêutico, o mecanismo de acção a nível molecular e a evolução químico-farmacêutica desde o composto líder ao fármaco, bem como os fármacos utilizados actualmente na terapêutica e aqueles que se encontram em fase de desenvolvimento. Pretende-se que, para diversos grupos de fármacos, os Estudantes sejam capazes de interpretar a relação estrutura-actividade, metabolismo, assim como apresentar os mecanismos de acção a nível molecular. Haverá o cuidado em fazer participar nalgumas aulas desta UC especialistas nas áreas leccionadas. Serão também objecto de estudo algumas famílias terapêuticas não tratadas ou desenvolvidas nas anteriores unidades curriculares Química Farmacêutica I e Química Farmacêutica II. Nas aulas práticas, recorrendo a artigos científicos e outras fontes bibliográficas, os estudantes aprofundarão os temas relacionados com as matérias ministradas nas aulas teóricas. Pretende-se que o estudante adquira o domínio na elaboração de uma monografa e da respectiva apresentação, assim como na discussão sobre o tema proposto. Com o objectivo de estimular a capacidade de expressão escrita e oral, de análise crítica e argumentação, os Estudantes elaborarão, ao longo do semestre, monografias e apresentações orais que serão objecto de avaliação.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da UC, os estudantes deverão possuir uma compreensão alargada, aprofundada e integrada de todo o circuito que envolve a descoberta de fármacos, o seu planeamento e desenvolvimento. É também fomentado o desenvolvimento de espírito crítico, de trabalho de pesquisa bibliográfica e a autonomia. No final da UC, os estudantes deverão ser capazes de comunicar facilmente as suas ideias, colaborar e trabalhar em equipa e serem capazes de resolver problemas recorrendo ao método científico e investigacional.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

I. O estudo do alvo terapêutico, do mecanismo de acção a nível molecular e a evolução químico-farmacêutica desde o composto-líder ao fármaco para as patologias prevalentes na comunidade: 1. Aparelho cardiovascular 1.1. Anti-hipertensores: diuréticos, bloqueadores da entrada de cálcio, depressores da actividade adrenérgica, vasodilatadores, inibidores da ECA, venotrópicos 1.2. Antidislipidémicos 2. Sangue 2.1. Anticoagulantes e antitrombóticos 2.2. Anti-hemorrágicos 2.3 Antianémicos 3. Hormonas e medicamentos usados em doenças endocrinas 3.1. Hormonas hipotalâmicas e hipofisárias, seus análogos e antagonistas 3.2. Insulinas e antidiabéticos orais 3.3. Hormonas da tiróide e antitiroideus 4. Aparelho digestivo 4.1. Antiácidos 4.2. Anti-ulcerosos: inibidores da bomba de protões, prostaglandinas 4.3. Modificadores da motilidade gastrointestinal. 4.4. Modificadores da motilidade biliar. II. Fármacos usados em: 1. Disfunções alimentares: obesidade, bulimia, anorexia 2. Disfunções sexuais 3. Disfunções do crescimento capilar: Alopécia 4. Desabituação tabágica

Bibliografia Obrigatória

Wolff Manfred E. 340; Burger.s medicinal chemistry and drug discovery
Patrick Graham L.; An^introduction to medicinal chemistry. ISBN: 0 19 850533 7
David J. Triggle, John B. Taylor; Comprehensive Medicinal Chemistry II, 2006

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- Aulas teóricas (2 horas/semana): apresentações em “Power Point”; procura-se ministrar os conhecimentos de uma forma atractiva e dedutiva. - A realização de uma monografia e comunicação oral será acompanhada por um Docente nas aulas teórico-práticas (2 horas/semana). O docente responsável estará disponível para atendimento dos estudantes nas horas anunciadas no início do semestre e por marcação prévia e acordada em qualquer outra altura.

Palavras Chave

Ciências da Saúde > Ciências farmacológicas > Farmácia
Ciências Físicas > Química > Química orgânica > Quimica do carbono
Ciências Físicas > Química > Química aplicada > Química farmacêutica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Avaliação dos conteúdos programáticos ministrados nas aulas teóricas Exame 50,00
Elaboração e defesa de uma monografia relacionada com os conteúdos programáticos ministrados nas aulas teóricas (trabalho realizado durante as aulas teórico-práticas) Trabalho escrito 50,00
Total: - 100,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Elaboração e defesa de uma monografia relacionada com os conteúdos programáticos ministrados nas aulas teóricas (trabalho realizado durante as aulas teórico-práticas) Elaboração de relatório/dissertação/tese
Total: 0,00

Obtenção de frequência

- Elaboração de uma monografia, exposição e discussão de uma comunicação oral de realização obrigatória sobre um tema fornecido pelo Docente. - A prova escrita do exame final versará as matérias ministradas nas aulas teóricas. - Os Estudantes terão que obter uma classificação mínima no exame final igual ou superior a 8,6 valores em 20. - Para obter aprovação, os Estudantes devem obter uma classificação final mínima de 10 valores (somatório das duas componentes de avaliação).

Fórmula de cálculo da classificação final

- Prova escrita do exame final: factor de ponderação 50%. - Monografia e comunicação oral: factor de ponderação 50%.

Provas e trabalhos especiais

- Elaboração de uma monografia, exposição e discussão de uma comunicação oral de realização obrigatória sobre um tema fornecido pelo Docente.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os trabalhadores estudantes deverão contactar os Docentes da disciplina para marcar a data da comunicação oral.

Melhoria de classificação

Para melhoria de classificação os Estudantes terão de efectuar exame final, que engloba todas as matérias ministradas nas aulas teóricas e teórico práticas. A avaliação distribuída relativa à monografia e comunicação oral é mantida para efeitos de melhoria de classificação.

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