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Bioactividade de Matrizes Naturais

Código: MI075189     Sigla: BIOMN

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Complementar

Ocorrência: 2010/2011 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Laboratório de Farmacognosia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MICF 34 MICF - Plano Oficial 5 - 4 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Historicamente as plantas constituíram a maior fonte de compostos com actividade biológica com interesse na terapêutica. Recentemente, os insectos e diversas espécies marinhas têm apresentado compostos com acções farmacológicas consideráveis. Os oceanos ao possuírem uma maior diversidade de espécies, das quais muitas resistem a condições extremas, têm suscitado o interesse dos investigadores. Antes, o estudo destes compostos naturais incidia no seu isolamento e identificação enquanto que agora o enfoque é a pesquisa da actividade biológica e consequente uso na resolução de problemas de saúde e ambiente. Assim, com esta unidade curricular o estudante ficará com um conhecimento actualizado sobre:
. formas actuais de screening de actividade biológica em produtos naturais, animais ou vegetais, terrestres ou aquáticos.
. compostos recentemente isolados de produtos naturais e suas acções farmacológicas e terapêuticas.

Programa

Componente teórica

1. Do screening de actividade biológica de produtos naturais até ao fármaco
1.1. O regresso dos animais à terapêutica
2. Actividade antioxidante de compostos extraídos de plantas
3. Actividade antioxidante de compostos extraídos de fungos marinhos
4. Actividade anticancerígena de compostos extraídos de organismos terrestres e aquáticos.
5. Actividade antiinflamatória de compostos extraídos de plantas, fungos, algas e animais marinhos
6. Actividade antimicrobiana de compostos extraídos de plantas e animais
7. Actividade antimalárica de compostos extraídos de plantas
8. Actividade analgésica de compostos extraídos de batráquios
9. Actividade antifúngica de compostos extraídos de plantas
10. Compostos bioactivos de moluscos
11. Compostos bioactivos dos equinodermes
12. Compostos bioactivos de espongiários marinhos
13. Compostos bioactivos de hirudíneos
14. Compostos bioactivos dos répteis ofídios.
15. Compostos de origem vegetal usados no tratamento da doença de Alzheimer`s

Componente laboratorial

Na componente laboratorial da disciplina, será feito um rastreio de actividade biológica em diversas matrizes (vegetais e animais, aquáticas e terrestres), nomeadamente a actividade antioxidante, estabelecendo uma correlação entre essa actividade e a composição química dos extractos analisados.
Nos ensaios de actividade antioxidante serão executadas técnicas especificamente dirigidas a espécies reactivas de oxigénio e de azoto.

1. Actividade face ao radical 1,1`-difenil-2-picrilhidrazilo (DPPH)

2. Actividade antioxidante para espécies reactivas de oxigénio
Actividade face ao radical superóxido

3. Actividade antioxidante para espécies reactivas de azoto
Actividade face ao óxido nítrico

4. Composição química dos extractos
Na análise da composição química dos extractos analisados, serão usados diversos métodos analíticos, nomeadamente HPLC/DAD, HPLC/UV, GC/FID e GC/MS.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O método de ensino usado é o blended-learning, ou seja um sistema de ensino que combina e-learning com horas de contacto presenciais. Assim, além das aulas presenciais vai existir uma componente on-line da unidade curricular na Plataforma de e-learning Moodle. Todo o material referente à unidade curricular, a nível de aulas teóricas e laboratoriais, será aí disponibilizado de uma forma mais atraente (nomeadamente com a inclusão das fotografias dos ensaios laboratoriais executados pelos próprios alunos). Existirá um fórum como local privilegiado de discussão de temas do quotidiano, relacionados com o programa da disciplina. Outras ferramentas aí presentes serão o e-mail e o chat que permitirão e facilitarão o contacto docente/discente e discente/discente.

Palavras Chave

Programas gerais > Programas de base > Programas de base
Programas gerais > Programas de base
Programas gerais > Programas de base
Ciências Sociais, comércio e direito > Programas de base
Ciências da Saúde
Ciências Sociais, comércio e direito > Programas de base
Ciências da Saúde
Programas gerais > Programas de base
Programas gerais > Programas de base
Programas gerais > Programas de base > Programas de base

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Obtenção de frequência

A assistência dos estudantes às aulas teóricas é obrigatória, sendo considerados sem frequência os alunos cuja assistência seja inferior a 75% das aulas previstas.
A assistência dos estudantes às aulas laboratoriais é obrigatória, sendo considerados sem frequência os alunos cuja assistência seja inferior a 75% das aulas previstas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação na unidade curricular é feita por avaliação distribuída sem exame final.
A avaliação decorre durante todo o semestre lectivo e consiste na execução de um trabalho de grupo (2 estudantes) ao longo do semestre, elaboração, apresentação e defesa do respectivo relatório: na aula presencial e no fórum da plataforma de e-learning.
O relatório deverá ser elaborado sob a forma de artigo científico.
É considerado reprovado o estudante que não atinja uma classificação final igual ou superior a 50%.

Provas e trabalhos especiais

Não estão previstas quaisquer provas ou trabalhos especiais para a disciplina, excepto as dos casos previstos por lei para os alunos de regime especial.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Segunda a lei geral e as Normas de Avaliação aprovadas pelo Conselho Pedagógico.

Melhoria de classificação

As provas para melhoria de classificação constam de uma prova oral. Esta incide sobre todas as matérias efectivamente leccionadas nas aulas teóricas e nas aulas laboratoriais.

Observações

Requisitos prévios: conhecimentos de Química Orgânica e de Fitoquímica e Farmacognosia I e II
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