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Tecnologias de Processamento Alimentar

Código: MI074281     Sigla: TPROAL

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Tecnológicas

Ocorrência: 2012/2013 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: http://moodle.up.pt/course/view.php?id=850
Unidade Responsável: Laboratório de Bromatologia e Hidrologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MICF 38 MICF - Plano Oficial 4 - 4 52 108

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Apresentar, de uma forma generalizada, a indústria e tecnologia agroalimentar como um espaço de atuação do futuro farmacêutico. Pretende-se, numa faceta multidisciplinar, estudar os métodos tecnológicos usados para produção de alimentos seguros e de qualidade. Serão focadas as tecnologias tradicionais bem como tecnologias emergentes cujo potencial permite antecipar a sua utilização na indústria alimentar num futuro próximo.

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que os estudantes compreendam a importancia da tecnologia alimentar e que consigam coordenar os conhecimentos adquiridos com os de outras UCs, nomeadamente alimentação humana, química analítica, etc. percebendo assim o papel que podem vir a desenpenhar na área alimentar.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Componente teórica 1. A indústria alimentar: enquadramento histórico, económico e legislativo. A situação em Portugal. 2. Princípios 2.1. Processamento alimentar: conceitos, evolução e aplicações. 2.2 Identificação e discussão das principais alterações dos alimentos que podem ser prevenidas através de soluções tecnológicas. 2.3. Conservação de alimentos por processos químicos, físicos e biológicos. 2.4. Processamento alimentar: à temperatura ambiente e térmico. 2.4. Novas tecnologias de processamento alimentar: desafios e aplicações. 2.5. Embalagem e conservação de alimentos: aspetos físicos, químicos e psicológicos. Rotulagem. 2.6. Boas práticas de fabrico, higiene e limpeza. HACCP na indústria alimentar. 3. Aplicação: Processamento industrial de produtos alimentares: óleos e gorduras, chocolate, café, leite e derivados, carne e produtos cárneos, pescado, cereais e massas, açúcar e derivados, bebidas alcoólicas e não alcoólicas. Equipamento, diagramas de processo, aplicação de HACCP, controlo de qualidade. Componente laboratorial As aulas laboratoriais incluem visitas a três indústrias da área alimentar. Nestas será detalhado o processo de fabrico, a legislação em vigor, o controlo de qualidade e o sistema HACCP. Os alunos deverão elaborar relatórios individuais das visitas efetuadas, aplicando os conhecimentos adquiridos na UC. Em sintonia com a matéria desenvolvida na componente teórica, os alunos desenvolverão estudos, com pesquisa bibliográfica e componente laboratorial, sendo estes entregues em papel e apresentados oralmente de forma resumida. Os casos de estudo poderão versar alterações tecnológicas com o processamento, inovação em tecnologia de processamento, ou formulação e avaliação de produtos.

Bibliografia Obrigatória

J.S. Smith, Y.H. Hui; Food processing, Blackwell Publishing, 2004. ISBN: 0-8138-1942-3 (disponível para consulta no laboratório)
P. Fellows; Food Processing Technologies: principles and practice, CRC Press, 2000. ISBN: 1855735334 (disponível online na Biblioteca Virtual da UP)
Campbell-Platt Geoffrey 340; Food science and technology. ISBN: 978-0-632-06421-2

Bibliografia Complementar

Sun Da-Wen 340; Emerging technologies for food processing. ISBN: 0-12-676757-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas são leccionadas tendo por base o recurso a meios audiovisuais (datashow e videos), procurando fomentar a participação activa dos alunos. As aulas laboratoriais incluirão a realização de trabalhos laboratoriais e a realização de visitas a indústrias da área alimentar. As aulas e actividades a desenvolver no decurso do semestre serão disponiblizadas via Moodle.

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia da produção > Tecnologia alimentar
Ciências Naturais > Ciências agrárias > Produtos agrícolas > Produtos alimentares

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 0,00 0,00
teste escrito Exame 60,00
relatórios Trabalho laboratorial 10,00
caso de estudo Trabalho escrito 30,00
Total: - 100,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
assistencia aulas Frequência das aulas 56 2012-12-14
visitas de estudo Trabalho de campo 8
preparação do caso de estudo Elaboração de projeto 24
relatórios visitas de estudo Elaboração de relatório/dissertação/tese 4
estudo para o teste Estudo autónomo 30
Total: 122,00

Obtenção de frequência

A assistência dos alunos às aulas teóricas não é obrigatória. A assistência dos alunos às aulas laboratoriais é obrigatória, sendo considerados sem frequência os alunos cuja assistência seja inferior a 75% das aulas previstas.

Fórmula de cálculo da classificação final

O exame escrito final engloba toda a matéria ministrada nas aulas teóricas e laboratoriais. Os alunos com nota igual ou superior a 9,5 são considerados aprovados no exame teórico. Não está complementada a realização de prova oral para os alunos com nota entre 8,0 e 9,5. A nota final resulta da avaliação obtida no exame teórico (60%) e da avaliação da componente prática/laboratorial (40%). A avaliação da componente laboratorial resulta de média ponderada entre os relatórios da visita das visitas de estudo e do caso de estudo apresentado.

Provas e trabalhos especiais

Não estão previstas quaisquer provas ou trabalhos especiais para a disciplina, excepto nas dos casos previstos por lei para os alunos de regime especial.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Conforme as normas de avaliação da FFUP 2012/2013. Os alunos que, por lei, estão dispensados da frequência das aulas, não estão dispensados da participação em pelo menos uma visita de estudo, bem como da apresentação do caso de estudo.

Melhoria de classificação

Para efeitos de melhoria de classificação os alunos serão sujeitos a um exame escrito focando a totalidade da matéria ministrada, nas aulas teóricas, práticas e laboratoriais, sendo este realizado na época de exames.

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