Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > MI073278

Planeamento e Obtenção de Fármacos

Código: MI073278     Sigla: POFARM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Físicas

Ocorrência: 2012/2013 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Laboratório de Química Orgânica e Farmacêutica
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MICF 0 MICF - Plano Oficial 4 - 4 52 108

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A existência da unidade curricular de Planeamento e obtenção de fármacos: estratégias "clássicas" e "racionais" justifica-se pela necessidade de complementar o conteúdo das unidades curriculares de Química Farmacêutica, generalistas por natureza, com um conjunto de conhecimentos essenciais para acompanhar a evolução que tem sofrido a obtenção de novos fármacos.
O objectivo geral desta unidade curricular é fazer com que o Estudante contacte com as várias estratégias/metodologias de planeamento e de obtenção de fármacos. Assim, será apresentada uma noção evolutiva e integrada das estratégias para procura de novos fármacos, nomeadamente as estratégias clássicas que recorrem a técnicas de screening para avaliação de actividades biológicas e determinação de compostos "hit" e "líder" de série, até ao designado planeamento "racional", que envolve técnicas computacionais de modelação molecular para um planeamento baseado em substrato/ligando ou baseado na estrutura do receptor biológico.
Pretende-se ainda dar uma noção das metodologias utilizadas na obtenção de fármacos por via sintética, incluindo síntese total e modificação molecular envolvendo, não só os métodos clássicos, mas também tecnologias de micro-ondas e catálise em fase sólida. Os métodos que implicam biotransformação, síntese em fase sólida e química combinatória serão também considerados.
Pretende-se que o Estudante adquira:
- um conjunto de conhecimentos essenciais para acompanhar a evolução que tem sofrido o processo de descoberta e obtenção de fármacos
- uma perspectiva geral do processo de desenvolvimento de fármacos
- o domínio na elaboração de uma monografia no formato de artigo científico de revisão e da respectiva apresentação assim como de discussão sobre o tema proposto; a feitura de uma comunicação e exposição oral das monografias tem como objectivo estimular a capacidade da expressão escrita e oral, assim como a argumentação e a análise crítica por parte dos Estudantes.

Programa

Apresentação e desenvolvimento dos seguintes conceitos aplicados à descoberta e planeamento de obtenção de fármacos:
- Produtos Naturais, com especial ênfase para produtos marinhos
- Química Verde na Indústria Farmacêutica
- Estratégias e metodologias em síntese: TOS, DOS, FOS, SOS, biotransformação, química combinatória, técnicas de microondas e catálise em fase sólida
- "Ferramentas" utilizadas na descoberta e planeamento de fármacos: Química Computacional (análise conformacional, dock, de novo design, QSAR), Cristalografia de Raios X, Ressonância Magnética Nuclear (fragment-based design) e Bioensaios.
- As aulas teórico-práticas serão destinada à discussão das matérias ministradas nas aulas teóricas. As aulas teórico-práticas serão também um espaço privilegiado para elaboração pelos Estudantes, de forma individual e acompanhada por um Docente, das monografias relativas aos temas propostos. Estas aulas destinar-se-ão também à exposição das monografias, tendo em conta a coordenação com a matéria teórica ministrada.
- No sentido de enriquecer o mais possível algumas aulas teóricas, até pela natureza específica de que se revestem, haverá a participação de Docentes e/ou Investigadores convidados afectos a áreas directamente relacionadas.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- Aulas teóricas (2 horas/semana): apresentações em “Power Point”; procura-se ministrar os conhecimentos de uma forma atraente e dedutiva.
- Estão previstas algumas aulas para um trabalho em química computacional.
- A realização de uma monografia será acompanhada por um Docente nas aulas teórico-práticas (2 horas/semana).
O docente responsável estará disponível para atendimento dos estudantes nas horas anunciadas no início do semestre e por marcação prévia e acordada em qualquer outra altura.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Obtenção de frequência

- Elaboração, apresentação e discussão de uma monografia no formato de artigo científico de realização obrigatória sobre um tema fornecido pelo Docente.
-A prova escrita do exame final versará as matérias ministradas nas aulas teóricas e será realizada com consulta.
- Os Estudantes terão que obter uma classificação mínima no exame final igual ou superior a 8,6 valores em 20.
- Para obter aprovação, os Estudantes devem obter uma classificação final mínima de 10 valores (somatório das duas componentes de avaliação).

Fórmula de cálculo da classificação final

- Prova escrita do exame final: factor de ponderação 50%.
- Monografia: redacção, apresentação e discussão - factor de ponderação 50%.


Melhoria de classificação

Os Estudantes terão de efectuar prova escrita do exame final para melhoria de classificação. A avaliação distribuída relativa à monografia é mantida para efeitos de melhoria de classificação.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-16 às 07:34:55 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias