Fitoterapia
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências da Saúde |
Ocorrência: 2012/2013 - 2S ![Requerida a integração com o Moodle Ícone do Moodle](/ffup/pt/imagens/MoodleIcon)
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MICF |
36 |
MICF - Plano Oficial |
3 |
- |
4 |
52 |
108 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Esta unidade curricular visa proporcionar aos estudantes conhecimentos técnicos e científicos para a manipulação e utilização de medicamentos e produtos de saúde à base de plantas, nomeadamente a nível do aconselhamento do doente e de avaliação da qualidade, eficácia e segurança desses produtos.
Programa
Componente teórica
1. Introdução à Fitoterapia
1.1. Conceitos e conteúdos
1.2. Fitoterapia na terapêutica actual
2. Legislação
2.1. Plantas medicinais
2.2. Produtos de saúde à base de plantas
2.3. EMEA, ESCOP, OMS, Comissão E do governo alemão
3. Obtenção, colheita e conservação de plantas medicinais
4. Controlo de Qualidade
4.1. Farmacopeias
4.2. Controlo botânico, químico e biológico
5. Utilização de plantas medicinais
5.1. Constituintes activos
5.2. Principais efeitos farmacológicos
5.3. Interacções, acções adversas e toxicidade
6. Formas galénicas utilizadas em Fitoterapia
7. Plantas e produtos usados em Fitoterapia
Componente laboratorial
1. Controlo de identidade e qualidade de produtos disponíveis no mercado
1.1. Análise da rotulagem
1.2. Ensaios macroscópicos e microscópicos
1.3. Ensaios químicos
2. Elaboração de um relatório sobre o produto
Bibliografia Obrigatória
Blumenthal Mark ed.;
ABC clinical guide to herbs. ISBN: 0-13-132391-4
Barnes Joanne;
Herbal medicines. ISBN: 978-0-85369-623-0
Wichtl, M.; Anton, R.; Plantes thérapeutiques – tradition, pratique officinale, science et thérapeutique, TEC & DOC, 1999. ISBN: 2-7430-0267-0
Comissão da Farmacopeia Portuguesa;
Farmacopeia portuguesa VIII. ISBN: 972-8425-67-8
Cunha A. Proença da;
Plantas e produtos vegetais em fitoterapia. ISBN: 972-31-1010-5
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O método de ensino usado é o blended-learning, combinando e-learning com horas de contacto presenciais. Assim, além das aulas presenciais existirá uma componente on-line da disciplina na plataforma de e-learning Moodle. Todo o material referente à disciplina, a nível de aulas teóricas e laboratoriais, será aí disponibilizado. Existirá um fórum para discussão de temas do quotidiano, relacionados com o programa da disciplina e esclarecimento de dúvidas.
Ensino teórico: 2 h/semana. Apresentação em “data show” (“power point”) e distribuição prévia das apresentações aos estudantes através da plataforma de e-learning.
Ensino laboratorial: 2 h/semana. Execução de ensaios de controlo de identidade e qualidade de Medicamentos Tradicionais à Base de Plantas.
Palavras Chave
Ciências Sociais, comércio e direito > Programas de base
Programas gerais > Programas de base > Programas de base
Ciências da Saúde
Programas gerais > Programas de base
Programas gerais > Programas de base
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
A assistência dos estudantes às aulas teóricas é obrigatória, sendo considerados sem frequência os estudantes cuja assistência seja inferior a 75% das aulas lecionadas.
A assistência dos estudantes às aulas laboratoriais é obrigatória, sendo considerados sem frequência os estudantes cuja assistência seja inferior a 75% das aulas lecionadas.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação da componente teórica consiste na elaboração, apresentação e defesa de um trabalho sobre um tema da disciplina. A avaliação da componente teórica contribuirá para a classificação final da unidade curricular com um peso relativo de 50% (10 valores).
A avaliação da componente laboratorial consiste na elaboração, apresentação e defesa de um relatório sobre o controlo de identidade e qualidade de um produto disponível no mercado. A avaliação da componente laboratorial contribuirá para a classificação final da unidade curricular com um peso relativo de 50% (10 valores).
Os estudantes com classificação inferior a 50 % (5 valores) numa das componentes da disciplina (laboratorial ou teórica) são considerados reprovados.
Provas e trabalhos especiais
Não estão previstas quaisquer provas ou trabalhos especiais para a disciplina, excepto as dos casos previstos por lei para os estudantes de regime especial.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Dado o teor das componentes de avaliação não se prevê a realização de avaliações especiais.
Melhoria de classificação
A melhoria de classificação pode ser obtida pela realização de uma prova oral.