Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > MI075243

Estágio

Código: MI075243     Sigla: ESTGIO

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Saúde

Ocorrência: 2012/2013 - 2S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MICF 187 MICF - Plano Oficial 5 - 30 - 810

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos nos nove semestres escolares através do contacto com diferentes realidades profissionais (farmácia comunitária e hospitalar).

Resultados de aprendizagem e competências

Conhecer o modo de relacionamento das instituições de saúde e dos profissionais de saúde, entre si e com os utentes. Testar as capacidades de resolução de problemas profissionais de ordem técnica, científica e ética.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Para frequentarem estágio os estudantes deverão ter já frequentados todas as UCs do curso.

Programa

Integração no domínio das relações de trabalho, stock de medicamentos, gestão financeira e outros aspetos administrativos, dispensa de medicamentos de prescrição médica obrigatória e não obrigatória e de medicamentos psicotrópicos e estupefacientes. Conhecimento de acessórios farmacêuticos, preparação de manipulados. Estudo da incidência do receituário em relação à zona e época do ano. Aviamento de receituário e seu processamento para os sistemas e sub-sistemas de saúde. Receituário de aplicação veterinária. Farmácia clínica: diálogo com o paciente e o médico. Aplicação das noções de Farmacoterapia nas áreas de administração, posologia, interações medicamentosas e alimento - medicamento. Conhecimento do sistema nacional de farmacovigilância e principais regras de notificação.

 

Bibliografia Obrigatória

none; none

Observações Bibliográficas

Deverao utilizar as referencias indicadas pelos orientadores de estágio, comunitário ou hospitalar e a necessária para elaboração da monografia e relatório.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

No início do Estágio os Professores coordenadores, conjuntamente com a Ordem dos Farmacêuticos, realizam reuniões de preparação com os Profissionais que se disponibilizaram a receber estudantes estagiários nas suas Farmácias.
O Diretor Técnico de Farmácia Comunitária ou de Farmácia Hospitalar é o Orientador de Estágio e, como tal, é o responsável pela orientação dos métodos de ensino e de aprendizagem, podendo, no entanto, delegar essa competência noutro farmacêutico da sua confiança.
A monografia deverá ser desenvolvida no âmbito do Estágio em farmácia comunitária ou hospitalar, testando-se a capacidade do estudante para aplicar os conhecimentos adquiridos durante o curso na realização de trabalhos de pesquisa, adaptados agora à realidade profissional.
Durante o período de Estágio os estudantes mantêm contacto com os Professores Coordenadores para avaliar a forma como está a decorrer o Estágio, a monografia e, se necessário, resolver eventuais problemas.

 

Palavras Chave

Ciências da Saúde

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 0,00 0,00
exame público Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 1,00 100,00
Total: - 100,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
estágio Realização de Estágio 810
elaboração da monografia Elaboração de relatório/dissertação/tese 80
elaboração do relatório Elaboração de relatório/dissertação/tese 24
estudo Estudo autónomo 100
Total: 1014,00

Obtenção de frequência

Os estudantes deverão realizar uma média de 35 horas semanais de estágio, durante 6 meses.

Fórmula de cálculo da classificação final

Estágio em Farmácia Comunitária/Hospitalar/ Erasmus com base na classificação dos Orientadores de Estágio, no conteúdo dos relatórios apresentados e sua defesa (40%); Monografia desenvolvida pelos estudantes no âmbito da Farmácia Comunitária ou Hospitalar com base na opinião do Orientador, no documento escrito apresentado, sua apresentação pública e defesa (60%).

Trabalho de estágio/projeto

Relatório final e monografia.

Melhoria de classificação

Só repetindo os 6 meses de estágio.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-18 às 09:59:29 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias