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Fisiopatologia e Farmacoterapia II

Código: MI075139     Sigla: FPFTE2

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Saúde

Ocorrência: 2010/2011 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Laboratório de Farmacologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MICF 167 MICF - Plano Oficial 5 - 5 52 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

No final desta unidade curricular, pretende-se que o estudante seja capaz de
1. conhecer e compreender os principais mecanismos fisiopatológicos das doenças
2. conhecer e compreender os mecanismos básicos da farmacoterapia das diferentes doenças
3. integrar conhecimentos aprendidos para analisar criticamente planos farmacoterapêuticos concretos
4. conhecer e transmitir as medidas não farmacológicas recomendadas para doenças específicas
5. reconhecer a necessidade da aprendizagem "durante toda a vida", especialmente nas áreas desta unidade curricular, em que os avanços científicos são tão rápidos

Programa

1. Fisiopatologia e terapêutica medicamentosa de distúrbios endócrinos
1.1 Distúrbios da função tiróideia
1.2 Diabetes mellitus

2. Fisiopatologia e terapêutica medicamentosa de doenças cardiovasculares
2.1 Dislipidémias
2.2 O Síndrome Plurimetabólico
2.3 Aterosclerose e Riscpo Cardiovascular

3. Fisiopatologia e terapêutica medicamentosa da Dor
3.1 Nocicepção e processos básicos da transmissão da dor
3.2 Farmacoterapia e outras terapêuticas

4. Fisiopatologia e terapêutica medicamentosa das perturbações miccionais mais prevalentes, Hiperplasia benigna e carcinoma da próstata. Disfunção sexual.
4.1 Bexiga Hiperactiva
4.2 Incontinência Urinária
4.3 Hiperplasia benigna da próstata
4.4 Carcinoma da próstata

5. Fisiopatologia e terapêutica medicamentosa da Insuficiência Renal Crónica.
5.1 Funções renais e Quantificação da função renal
5.2 Insuficiência Renal Crónica

6. Fisiopatologia e terapêutica medicamentosa de distúrbios hematológicos
6.1 Anemias

7. Oncologia e Doenças oncológicas
7.1 Tumores benignos e tumores malignos
7.2 Etiologia e bases genéticas do cancro;
7.3 Diagnóstico: sinais de alerta. A importância do diagnóstico precoce
7.4 Modalidades terapêuticas em oncologia
7.5 Agentes quimioterapêuticos: classificação bioquímica, farmacológica e citocinética;
7.6 Efeitos secundários da quimioterapia e tratamentos de suporte
7.7 Cancro da mama

8.Doenças dermatológicas
8.1 Acne e Psoríase
8.2 Reacções dermatológicas induzidas por medicamentos
8.3 Transtornos menores e actuação do farmacêutico

9. Distúrbios do aparelho reprodutor femimino
9.1 Distúrbios da menstruação
9.2 Contracepção
9.3 Gravidez e Aleitamento
9.4 Infertilidade
9.5 Terapêutica Hormonal de Substituição (THS)

Bibliografia Obrigatória

Avery´s Drug Treatment, Speight TM & Holford HG, 1997. ISBN: 0-86471-036-4
Greene Russell J.; Pathology and therapeutics for pharmacists: a basis for clinical pharmacy practice. ISBN: 0-85369-365-X
DiPiro Joseph T. ed.; Pharmacotherapy: a pathophysiologic approach. ISBN: 0-444-01656-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O ensino será presencial tendo, no entanto, um complemento importante pelo acesso a uma das plataformas de e-learning disponibilizadas pela Universidade do Porto, o Moodle. O ensino da unidade curricular pela internet é feito através do acesso pelo SIGARRA ao e-learning e consiste na criação de fóruns de discussão, em que todos os estudantes devem participar, e em que os docentes da disciplina participam quer introduzindo material científico de relevo/ links ou sites de interesse para o desenvolvimento do tema pelos estudantes quer tirando dúvidas específicas dos temas em estudo.
Nas aulas laboratoriais os estudantes resolvem (e discutem) casos clínicos e/ou desenvolvem trabalhos de pesquisa relativos a temas préviamente apresentados nas aulas teóricas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 52,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

A avaliação tem uma componente teórica (ACT): exame escrito relativo aos temas abordados nas aulas teóricas e uma componente laboratorial (ACL) em que além da resolução de casos clínicos ou grupo ou indivdualmente com posterior discussão desenvolverão 2 trabalhos escritos, um com apresentação oral (resolução de casos clínicos e seminário sobre um dos cancros de maior prevalência em Portugal) a entregar/apresentar em datas intermédias à finalização da unidade curricular, que contribuirão para a classificação final.
Em casos excepcionais, pode a regente da UC usar de prova oral para aferir conhecimentos dos estudantes.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação terá as seguintes componentes: um teste de avaliação dos temas abordados nas aulas teóricas (ACT) e a apresentação de 2 trabalhos escritos e a participação nos fóruns de discussão (ACL). A classificação final (0-20) será obtida pela ponderação das duas componentes: ACTx0,60 + ACLx0,40.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas de avaliação em vigor.

Melhoria de classificação

Os alunos que não obtiverem valor igual ou superior a 45% da classificação máxima da ACT, repetem este exame no dia marcado para época de recurso, assim como quem pretender melhorar a sua nota final referente a esta componente.

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