Fisiopatologia e Farmacoterapia II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências da Saúde |
Ocorrência: 2010/2011 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MICF |
167 |
MICF - Plano Oficial |
5 |
- |
5 |
52 |
135 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
No final desta unidade curricular, pretende-se que o estudante seja capaz de
1. conhecer e compreender os principais mecanismos fisiopatológicos das doenças
2. conhecer e compreender os mecanismos básicos da farmacoterapia das diferentes doenças
3. integrar conhecimentos aprendidos para analisar criticamente planos farmacoterapêuticos concretos
4. conhecer e transmitir as medidas não farmacológicas recomendadas para doenças específicas
5. reconhecer a necessidade da aprendizagem "durante toda a vida", especialmente nas áreas desta unidade curricular, em que os avanços científicos são tão rápidos
Programa
1. Fisiopatologia e terapêutica medicamentosa de distúrbios endócrinos
1.1 Distúrbios da função tiróideia
1.2 Diabetes mellitus
2. Fisiopatologia e terapêutica medicamentosa de doenças cardiovasculares
2.1 Dislipidémias
2.2 O Síndrome Plurimetabólico
2.3 Aterosclerose e Riscpo Cardiovascular
3. Fisiopatologia e terapêutica medicamentosa da Dor
3.1 Nocicepção e processos básicos da transmissão da dor
3.2 Farmacoterapia e outras terapêuticas
4. Fisiopatologia e terapêutica medicamentosa das perturbações miccionais mais prevalentes, Hiperplasia benigna e carcinoma da próstata. Disfunção sexual.
4.1 Bexiga Hiperactiva
4.2 Incontinência Urinária
4.3 Hiperplasia benigna da próstata
4.4 Carcinoma da próstata
5. Fisiopatologia e terapêutica medicamentosa da Insuficiência Renal Crónica.
5.1 Funções renais e Quantificação da função renal
5.2 Insuficiência Renal Crónica
6. Fisiopatologia e terapêutica medicamentosa de distúrbios hematológicos
6.1 Anemias
7. Oncologia e Doenças oncológicas
7.1 Tumores benignos e tumores malignos
7.2 Etiologia e bases genéticas do cancro;
7.3 Diagnóstico: sinais de alerta. A importância do diagnóstico precoce
7.4 Modalidades terapêuticas em oncologia
7.5 Agentes quimioterapêuticos: classificação bioquímica, farmacológica e citocinética;
7.6 Efeitos secundários da quimioterapia e tratamentos de suporte
7.7 Cancro da mama
8.Doenças dermatológicas
8.1 Acne e Psoríase
8.2 Reacções dermatológicas induzidas por medicamentos
8.3 Transtornos menores e actuação do farmacêutico
9. Distúrbios do aparelho reprodutor femimino
9.1 Distúrbios da menstruação
9.2 Contracepção
9.3 Gravidez e Aleitamento
9.4 Infertilidade
9.5 Terapêutica Hormonal de Substituição (THS)
Bibliografia Obrigatória
Avery´s Drug Treatment, Speight TM & Holford HG, 1997. ISBN: 0-86471-036-4
Greene Russell J.;
Pathology and therapeutics for pharmacists: a basis for clinical pharmacy practice. ISBN: 0-85369-365-X
DiPiro Joseph T. ed.;
Pharmacotherapy: a pathophysiologic approach. ISBN: 0-444-01656-2
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O ensino será presencial tendo, no entanto, um complemento importante pelo acesso a uma das plataformas de e-learning disponibilizadas pela Universidade do Porto, o Moodle. O ensino da unidade curricular pela internet é feito através do acesso pelo SIGARRA ao e-learning e consiste na criação de fóruns de discussão, em que todos os estudantes devem participar, e em que os docentes da disciplina participam quer introduzindo material científico de relevo/ links ou sites de interesse para o desenvolvimento do tema pelos estudantes quer tirando dúvidas específicas dos temas em estudo.
Nas aulas laboratoriais os estudantes resolvem (e discutem) casos clínicos e/ou desenvolvem trabalhos de pesquisa relativos a temas préviamente apresentados nas aulas teóricas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
52,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
A avaliação tem uma componente teórica (ACT): exame escrito relativo aos temas abordados nas aulas teóricas e uma componente laboratorial (ACL) em que além da resolução de casos clínicos ou grupo ou indivdualmente com posterior discussão desenvolverão 2 trabalhos escritos, um com apresentação oral (resolução de casos clínicos e seminário sobre um dos cancros de maior prevalência em Portugal) a entregar/apresentar em datas intermédias à finalização da unidade curricular, que contribuirão para a classificação final.
Em casos excepcionais, pode a regente da UC usar de prova oral para aferir conhecimentos dos estudantes.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação terá as seguintes componentes: um teste de avaliação dos temas abordados nas aulas teóricas (ACT) e a apresentação de 2 trabalhos escritos e a participação nos fóruns de discussão (ACL). A classificação final (0-20) será obtida pela ponderação das duas componentes: ACTx0,60 + ACLx0,40.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com as normas de avaliação em vigor.
Melhoria de classificação
Os alunos que não obtiverem valor igual ou superior a 45% da classificação máxima da ACT, repetem este exame no dia marcado para época de recurso, assim como quem pretender melhorar a sua nota final referente a esta componente.