Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > MI074235

Bioquímica Clínica

Código: MI074235     Sigla: BIOQCL

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Saúde

Ocorrência: 2010/2011 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Laboratório de Bioquímica
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MICF 209 MICF - Plano Oficial 4 - 5 52 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O programa teórico tem por objectivo dar aos alunos uma formação teórica na área da bioquímica clínica, dos métodos químicos e bioquímicos aplicados ao estudo de diferentes patologias assim como a interpretação dos resultados analíticos quer no diagnóstico quer no tratamento das doenças, realçando a importância da correcta colheita das amostras para a obtenção de resultados fiáveis e do controlo de qualidade intra e inter-laboratorial. O programa laboratorial, em estreita ligação com o programa teórico, pretende dar uma preparação na compreensão e execução de um estudo laboratorial bioquímico clínico básico, assim como uma correcta interpretação dos resultados analíticos.

Programa

Função da patologia química. Uso dos testes bioquímicos no diagnóstico, monitorização e despiste de doenças. Amostras usadas nas análises clínicas. Interpretação dos resultados laboratoriais. Erros administrativos e analíticos. Testes bioquímicos executados fora do laboratório clínico: problemas analíticos e de interpretação. Controlo de qualidade. Valores de referência e variabilidade biológica e analítica. Glicose e diabetes. Lípidos. Alterações patológicas do metabolismo das lipoproteínas e seu tratamento. Factores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.Hipertensão. Proteínas e enzimas na patologia clínica. Compostos nitrogenados não proteicos. Função renal, doenças e testes da função renal. Função hepática, doenças hepáticas e testes da função hepática. Metabolismo ósseo. Gravidez e testes de avaliação do bem-estar fetal. Endocrinologia e determinações hormonais. Marcadores tumorais. "Screening "de doenças metabólicas no recém-nascido.
Bioquímica pediatrica e geriatrica.


Bibliografia Obrigatória

Gaw Allan 070; Clinical biochemistry. ISBN: 0-443-07269-8
Burtis Carl A. ed.; Tietz textbook of clinical chemistry. ISBN: 0-7216-5610-2
Marshall, William J.; Clinical chemistry. ISBN: 0-7234-3159-0

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas: 2 h/semana. Aulas magistrais ilustradas com datashow.
Aulas laboratoriais: 2h/semana. Durante a aula laboratorial de 2 horas, os alunos trabalham sempre que possível individualmente ou dois a dois, sendo fornecido no início do período o material de apoio e protocolos. No final das aulas laboratoriais são elaborados relatórios com a respectiva discussão dos resultados. São também executadas cartas de controlo. Apresentação e discussão de casos clínicos e pesquisas bibliográficas.
Visita ao Laboratório de Análises Clínicas da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto.
No início do semestre é definido um horário de atendimento ao aluno (2h/semana)


Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 56,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

- A assistência dos alunos às aulas laboratoriais é obrigatória, sendo considerados sem frequência os alunos cuja assistência seja inferior a 75% das aulas previstas.
- A assistência dos alunos às aulas teóricas não é obrigatória.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação é feita de acordo com as normas de avaliação em vigor na FFUP.
a)Exame escrito de avaliação final da disciplina com um componente teórico e um teórico prático onde são versadas as matérias das aulas laboratoriais.
Os alunos com classificação igual ou superior a 9,5 são considerados aprovados. Não estão previstas provas orais para os alunos com classificação entre 8,0 e 9,4 valores.
Em alternativa ao exame escrito final, a avaliação distribuída far-se-á através da realização de dois testes intercalares, em data a agendar. O resultado final é a média das avaliações intercalares. São aprovados os alunos com classificação final superior ou igual a 9,5. Um resultado inferior a 4,8 valores no primeiro teste ou a 4,7 no segundo, obriga a avaliação escrita final. Os alunos que optarem pela avaliação intercalar e que reprovem ou faltem a um dos testes só poderão realizar o exame final na época de recurso.
b) Avaliação laboratorial:
Realiza-se na última aula laboratorial e consiste na execução de trabalho(s) realizado(s) nas aulas laboratoriais (3 valores) esta nota será adicionada da informação obtida na discussão de casos clínicos e pesquisas bibliográficas (que valem conjuntamente 1 valor).
Não sendo aprovado (nota mínima de 9,5), o aluno será admitido à prova prática do exame final em data definida no calendario escolar elaborado pelo Conselho Pedagógico.
A aprovação na avaliação laboratorial, é um pré-requisito para a admissão do aluno à prova escrita do exame final.
Os alunos que por lei estão dispensados da presença de aulas, são chamados a realizar a prova prática do exame final.
A aprovação na avaliação laboratorial, será válida durante três anos lectivos, aquele em que foram obtidas e os dois seguintes.
Nota final de avaliação global da disciplina: 80% da nota do exame teórico + 20% da nota da avaliação laboratorial.


Provas e trabalhos especiais

Os alunos que por lei estão dispensados da presença de aulas são chamados a realizar a prova prática do exame final. A aprovação nesta prova é um pré-requisito para admissão do aluno à prova escrita do exame final.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas de avaliação em vigor na FFUP.

Melhoria de classificação

- O aluno tem direito a requerer melhoria de classificação da prova de exame teórico, uma única vez, numa das duas épocas, normal ou de recurso, imediatamente subsequentes àquela em que obtiveram aprovação.
A classificação final da avaliação teórica será a mais alta das obtidas nas duas provas realizadas.
A classificação global da disciplina será a resultante da ponderação da melhor nota do exame teórico com a da classificação laboratorial que o aluno obteve por avaliação laboratorial distribuída ou final.


Observações

São requisitos essenciais conhecimentos prévios de Biologia Celular, Bioquímica Básica, Imunologia e Fisiologia, assim como conhecimentos básicos de estatística.
Língua de ensino:
Português e, eventualmente, Inglês.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-16 às 21:41:24 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias