Bioquímica Clínica
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências da Saúde |
Ocorrência: 2010/2011 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MICF |
209 |
MICF - Plano Oficial |
4 |
- |
5 |
52 |
135 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O programa teórico tem por objectivo dar aos alunos uma formação teórica na área da bioquímica clínica, dos métodos químicos e bioquímicos aplicados ao estudo de diferentes patologias assim como a interpretação dos resultados analíticos quer no diagnóstico quer no tratamento das doenças, realçando a importância da correcta colheita das amostras para a obtenção de resultados fiáveis e do controlo de qualidade intra e inter-laboratorial. O programa laboratorial, em estreita ligação com o programa teórico, pretende dar uma preparação na compreensão e execução de um estudo laboratorial bioquímico clínico básico, assim como uma correcta interpretação dos resultados analíticos.
Programa
Função da patologia química. Uso dos testes bioquímicos no diagnóstico, monitorização e despiste de doenças. Amostras usadas nas análises clínicas. Interpretação dos resultados laboratoriais. Erros administrativos e analíticos. Testes bioquímicos executados fora do laboratório clínico: problemas analíticos e de interpretação. Controlo de qualidade. Valores de referência e variabilidade biológica e analítica. Glicose e diabetes. Lípidos. Alterações patológicas do metabolismo das lipoproteínas e seu tratamento. Factores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.Hipertensão. Proteínas e enzimas na patologia clínica. Compostos nitrogenados não proteicos. Função renal, doenças e testes da função renal. Função hepática, doenças hepáticas e testes da função hepática. Metabolismo ósseo. Gravidez e testes de avaliação do bem-estar fetal. Endocrinologia e determinações hormonais. Marcadores tumorais. "Screening "de doenças metabólicas no recém-nascido.
Bioquímica pediatrica e geriatrica.
Bibliografia Obrigatória
Gaw Allan 070;
Clinical biochemistry. ISBN: 0-443-07269-8
Burtis Carl A. ed.;
Tietz textbook of clinical chemistry. ISBN: 0-7216-5610-2
Marshall, William J.;
Clinical chemistry. ISBN: 0-7234-3159-0
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas: 2 h/semana. Aulas magistrais ilustradas com datashow.
Aulas laboratoriais: 2h/semana. Durante a aula laboratorial de 2 horas, os alunos trabalham sempre que possível individualmente ou dois a dois, sendo fornecido no início do período o material de apoio e protocolos. No final das aulas laboratoriais são elaborados relatórios com a respectiva discussão dos resultados. São também executadas cartas de controlo. Apresentação e discussão de casos clínicos e pesquisas bibliográficas.
Visita ao Laboratório de Análises Clínicas da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto.
No início do semestre é definido um horário de atendimento ao aluno (2h/semana)
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
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|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
- A assistência dos alunos às aulas laboratoriais é obrigatória, sendo considerados sem frequência os alunos cuja assistência seja inferior a 75% das aulas previstas.
- A assistência dos alunos às aulas teóricas não é obrigatória.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação é feita de acordo com as normas de avaliação em vigor na FFUP.
a)Exame escrito de avaliação final da disciplina com um componente teórico e um teórico prático onde são versadas as matérias das aulas laboratoriais.
Os alunos com classificação igual ou superior a 9,5 são considerados aprovados. Não estão previstas provas orais para os alunos com classificação entre 8,0 e 9,4 valores.
Em alternativa ao exame escrito final, a avaliação distribuída far-se-á através da realização de dois testes intercalares, em data a agendar. O resultado final é a média das avaliações intercalares. São aprovados os alunos com classificação final superior ou igual a 9,5. Um resultado inferior a 4,8 valores no primeiro teste ou a 4,7 no segundo, obriga a avaliação escrita final. Os alunos que optarem pela avaliação intercalar e que reprovem ou faltem a um dos testes só poderão realizar o exame final na época de recurso.
b) Avaliação laboratorial:
Realiza-se na última aula laboratorial e consiste na execução de trabalho(s) realizado(s) nas aulas laboratoriais (3 valores) esta nota será adicionada da informação obtida na discussão de casos clínicos e pesquisas bibliográficas (que valem conjuntamente 1 valor).
Não sendo aprovado (nota mínima de 9,5), o aluno será admitido à prova prática do exame final em data definida no calendario escolar elaborado pelo Conselho Pedagógico.
A aprovação na avaliação laboratorial, é um pré-requisito para a admissão do aluno à prova escrita do exame final.
Os alunos que por lei estão dispensados da presença de aulas, são chamados a realizar a prova prática do exame final.
A aprovação na avaliação laboratorial, será válida durante três anos lectivos, aquele em que foram obtidas e os dois seguintes.
Nota final de avaliação global da disciplina: 80% da nota do exame teórico + 20% da nota da avaliação laboratorial.
Provas e trabalhos especiais
Os alunos que por lei estão dispensados da presença de aulas são chamados a realizar a prova prática do exame final. A aprovação nesta prova é um pré-requisito para admissão do aluno à prova escrita do exame final.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com as normas de avaliação em vigor na FFUP.
Melhoria de classificação
- O aluno tem direito a requerer melhoria de classificação da prova de exame teórico, uma única vez, numa das duas épocas, normal ou de recurso, imediatamente subsequentes àquela em que obtiveram aprovação.
A classificação final da avaliação teórica será a mais alta das obtidas nas duas provas realizadas.
A classificação global da disciplina será a resultante da ponderação da melhor nota do exame teórico com a da classificação laboratorial que o aluno obteve por avaliação laboratorial distribuída ou final.
Observações
São requisitos essenciais conhecimentos prévios de Biologia Celular, Bioquímica Básica, Imunologia e Fisiologia, assim como conhecimentos básicos de estatística.
Língua de ensino:
Português e, eventualmente, Inglês.