Toxicologia Mecanística
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências da Saúde |
Ocorrência: 2010/2011 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MICF |
241 |
MICF - Plano Oficial |
4 |
- |
6 |
52 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A unidade curricular de Toxicologia Mecanística tem como principal objectivo desenvolver a competência dos estudantes em Ciências Farmacêuticas na análise e compreensão dos mecanismos associados ao risco dos xenobióticos, sejam eles fármacos, tóxicos ou contaminantes ambientais e alimentares. Pretende, ainda, que os estudantes obtenham a capacidade de usar os conhecimentos adquiridos na área da Toxicologia para a avaliação e comunicação de risco associado a xenobióticos na sua futura actividade profissional.
De um modo mais particular, esta unidade curricular tem como objectivos:
• Expor os fundamentos da Toxicologia e os parâmetros da avaliação de risco dos xenobióticos.
• Salientar a importância da toxicocinética e dos factores que a modulam na actividade biológica dos xenobióticos no organismo.
• Explicar as razões da vulnerabilidade dos diferentes órgãos e sistemas fisiológicos aos efeitos tóxicos dos xenobióticos.
• Expor os principais mecanismos de toxicidade dos xenobióticos.
• Apresentar as principais consequências ao nível patofisiológico da actividade tóxica dos xenobióticos.
• Desenvolver a capacidade crítica de análise e comunicação do risco associado a xenobióticos.
Programa
Programa teórico
1. Âmbito da Disciplina. Definições básicas. Aspectos históricos. Evolução dos conhecimentos e dos conceitos neste domínio.
2. Relação Dose/Resposta. Hormesis. Avaliação do Risco ("Risk Assessment") e seus parâmetros.
3. Interacção entre xenobióticos: antagonismo, adição, sinergismo, potenciação e coalição.
4. Tolerância aos xenobióticos
5. Disposição dos xenobióticos nos sistemas biológicos: Absorção, Distribuição, Metabolismo e Eliminação (ADME).
a. Absorção dos xenobióticos.
b. Distribuição dos xenobióticos no organismo e parâmetros que a condicionam.
c. Excreção dos xenobióticos. Principais vias de eliminação: rim, fecal (biliar) e pulmonar. Referência a outras vias de excreção.
d. Metabolismo dos tóxicos: reacções de fase I, fase II e fase III.
e. Metabolismo extra-hepático
f. Controlo do metabolismo
g. Toxicação versus destoxificação. Bioactivação de xenobióticos.
6. Factores químicos, biológicos e genéticos que afectam o metabolismo e a disposição dos tóxicos:
7. Respostas tóxicas aos xenobióticos:
a. Órgãos alvo dos xenobióticos: Fígado, Rim, pulmões, coração, SNC, gónadas e sangue.
b. Mecanismos de citotoxicidade: acções primárias, secundárias e terciárias.
c. Efeitos farmacológicos, fisiológicos e bioquímicos.
d. Teratogénese
e. Imunotoxicidade
f. Toxicidade genética
g. Carcinogenicidade e fenómenos epigenéticos
Programa laboratorial
1. Toxicologia na Internet
2. Citocromo P450: Indução e Inibição Enzimática
3. Mecanismos Primários de Citotoxicidade: Stress Oxidativo e Fenómenos Relacionados
4. Mecanismos Secundários de Citotoxicidade: Alterações da Homeostase Iónica
Bibliografia Obrigatória
Klaassen Curtis D. 340;
Casarett and Doull99s toxicology. ISBN: 978-0-07-147051-3 (Livro de estudo principal)
Klaassen Curtis D. ed.;
Casarett and Doull.s toxicology: the basic science of poisons. ISBN: 0-07-112453-5
Timbrell John;
Principles of biochemical toxicology. ISBN: 0-748-40736-7
Bibliografia Complementar
Goodman Louis S. ed.;
pharmacological basis of therapeutics: a textbook of pharmacology, toxicology, and therapeutic
Hayes A. Wallace ed.;
Principles and methods of toxicology. ISBN: 1-56032-814-2
Hoffman Robert S. 340;
Goldfrank.s manual of toxicologic emergencies. ISBN: 0-07-144310-X
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas serão essencialmente leccionadas pelos docentes da UC. Ocasionalmente poderão ser leccionadas por outros docentes (exemplo estudantes de pós-doutoramento e de doutoramento), cuja área de especialização seja considerada pelo regente uma mais valia para as referidas aulas. Todas as aulas serão no entanto acompanhadas pelo regente da UC.
AULAS TEÓRICAS:
• As aulas teóricas são essencialmente magistrais, ministradas com recurso a um sistema de apresentação de diapositivos PowerPoint via Data-Show.
• Os estudantes são constantemente desafiados a questionarem o docente relativamente às matérias ministradas.
• São propostos problemas a serem resolvidos posteriormente pelos estudantes com recurso à componente e-Learning da unidade curricular.
AULAS LABORATORIAIS:
• As aulas laboratoriais versam temas considerados importantes da unidade curricular, tentando realçar experimentalmente os fenómenos toxicológicos subjacentes de uma forma pedagógica.
• As aulas laboratoriais são sempre precedidas de uma aula explicativa dos temas e trabalhos a executar posteriormente.
• Os estudantes, no laboratório, formam pequenos grupos compostos por um máximo de 3 elementos para execução dos trabalhos experimentais.
• Os estudantes são acompanhados pelo docente durante a execução dos trabalhos propostos, permitindo a constante análise e interpretação dos mesmos.
• Os resultados são discutidos no final da aula e, depois de reunidos aos das outras turmas, são apresentados e discutidos na aula de explicação dos trabalhos do bloco de aulas laboratoriais seguinte.
PLATAFORMA DE E-LEARNING:
• É apresentada na primeira aula laboratorial, que é ministrada numa sala de computadores com ligação à Internet.
• É suportada por uma página do Serviço de Toxicologia, uma plataforma e-Learning (Moodle) e pelo desenvolvimento de páginas web pelos estudantes relativas a monografias na área da comunicação de risco em Toxicologia.
• A página web do Serviço de Toxicologia ( www.ff.up.pt/toxicologia), elaborada pelo regente desta UC, disponibiliza não só informações gerais sobre o Serviço de Toxicologia como também ligações (links) a páginas, revistas científicas e bases de dados essenciais nesta área de estudo. Toda esta informação é transmitida aos estudantes na primeira aula laboratorial com recurso a computadores com ligação à Internet.
• No âmbito do projecto eLearning@UP, é organizada uma página da unidade curricular na plataforma Moodle onde se disponibilizam os conteúdos pedagógicos e as ferramentas de comunicação essenciais para a sua aprendizagem. Nesta página encontram-se não só os conteúdos em formato pdf de todos os diapositivos das aulas, como também artigos científicos, exames de anos anteriores (muitos com correcção), fotografias e filmes elaborados durante as aulas laboratoriais, monografias desenvolvidas pelos estudantes, ligação à página do Serviço de Toxicologia e ainda o principal livro adoptado para o ensino da unidade curricular.
• A comunicação com os estudantes é facilitada pela ferramenta dos avisos da plataforma da Moodle e pelo e-mail.
• São estabelecidos fóruns de discussão sobre casos clínicos ou forenses que envolvam matéria abordada no âmbito do programa da unidade curricular.
• É proposta aos estudantes a elaboração de páginas web onde se desenvolvam monografias referentes a factores de risco importantes para o domínio público e com uma forte vertente de comunicação de risco. Estas monografias ficam alojadas na plataforma da Moodle. Posteriormente, as monografias de maior qualidade científica passam a estar também disponibilizadas ao público em geral através da página do Serviço de Toxicologia.
PERÍODOS DE ATENDIMENTO PEDAGÓGICO
Estabelecidos na 1ª aula teórica.
Palavras Chave
Ciências da Saúde > Ciências farmacológicas > Toxicologia
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
- A assistência dos alunos às aulas laboratoriais é obrigatória sendo considerados sem frequência os alunos cuja assistência seja inferior a 3/4 das aulas efectivamente leccionadas, desde que estas representem mais de 50% das aulas previstas.
- A assistência dos alunos às aulas teóricas não é obrigatória.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação de conhecimentos é realizada em concordância com as normas aprovadas pelo Conselho Pedagógico da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto. A prova de avaliação é feita no final do semestre com uma classificação até 20 valores e consiste num exame escrito, eliminatório para classificações inferiores a 8,0 valores. Para classificações iguais ou superiores é permitido ao estudante submeter-se a exame oral. Para estudantes com classificação entre 8,0 e 9,4 a sua aprovação depende da aprovação no exame oral. A classificação final dos estudantes com classificação superior a 9,4 na prova escrita será a obtida na prova oral, caso a requeiram, ou a obtida na prova escrita.
A avaliação da componente referente aos fundamentos das aulas laboratoriais é feita conjuntamente com a componente teórica no exame escrito, sendo-lhe reservada uma cotação correspondente a 6 valores.
A nota final da disciplna corresponderá à nota do exame escrito, eventualmente ponderada com a nota do trabalho extracurricular (até 10% da avaliação máxima da disciplina, ou seja 2 valores), desde que a nota do exame esteja compreendida entre 8,0 e 18,0 valores.
Provas e trabalhos especiais
Os estudantes são convidados a desenvolver um trabalho extracurricular de comunicação de risco em páginas web no âmbito das aulas laboratoriais (bloco 1 do programa laboratorial). Este trabalho é avaliado até um máximo de 2 valores, a atribuir como bónus na classificação final. Igualmente, são convidados a resolver problemas lançados durante o semestre no Fórum de Discussão na componente e-Learning da unidade curricular. A resolução destes problemas é premiada com 2 valores, também a atribuir como bónus. O bónus, num máximo de 2 valores, será acrescentado à nota final da unidade curricular aos estudantes que conseguirem uma classificação no exame final entre 8,0 e 18,0 valores.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
- Os alunos podem requerer melhoria de classificação, uma única vez por disciplina, numa das duas épocas, normal ou de recurso, imediatamente subsequentes àquela em que obtiveram aprovação.
- A repetição das provas para melhoria de nota só pode ser realizada uma única vez por disciplina.
- A classificação final da disciplina será a mais alta das obtidas nas duas provas realizadas.
Melhoria de classificação
De acordo com as normas de avaliação da FFUP.
Observações
Esta disciplina está inserida na componente e-learning da Universidade do Porto, utilizando para isso a plataforma Moodle.