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Farmacologia I

Código: MI073229     Sigla: FCOL1

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Saúde

Ocorrência: 2010/2011 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: http://moodle.up.pt/course/view.php?id=2356
Unidade Responsável: Laboratório de Farmacologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MICF 186 MICF - Plano Oficial 3 - 6,5 65 175,5

Língua de trabalho

Português

Objetivos

FARMACOLOGIA GERAL
Perceber os métodos científicos que suportam a Farmacologia e a distinguem da pseudociência. Compreender os mecanismos gerais de acção dos fármacos, o seu ciclo geral no organismo, e os factores que condicionam a variabilidade da resposta individual e interindividual.

NEUROFARMACOLOGIA
Aplicar conceitos de comunicação neuronal na definição de intervenções farmacológicas experimentais e terapêuticas. Conhecer os principais grupos de fármacos utilizados na modulação do sistema nervoso central e periférico; compreender os seus mecanismos de acção e reacções adversas; compreender os modelos e metodologias experimentais que servem de suporte ao desenvolvimento e validação desses fármacos.

COMPONENTE LABORATORIAL
Planear, conduzir e analisar diferentes tipos de ensaios farmacológicos; interpretar a literatura da especialidade.

RESULTADOS ESPERADOS
Formação de indivíduos que:
1) Conhecem os princípios gerais da Farmacologia;
2) São capazes de se pronunciar de forma crítica e científica sobre a validade e risco/benefício da utilização de um fármaco pertencente aos grupos terapêuticos estudados;
3) São capazes de aplicar os princípios gerais a novos contextos farmacológicos.

Programa

PROGRAMA TEÓRICO

1. Farmacologia geral
1.1. Avaliação básica e clínica de novos fármacos
1.2. Farmacodinâmica
1.3. Farmacocinética
2. Neurofarmacologia

2.1. Farmacologia do sistema nervoso autónomo
2.1.1. Transmissão colinérgica
2.1.2. Transmissão adrenérgica
2.2. Farmacologia do sistema nervoso central
2.2.1. Ansiolíticos e hipnóticos
2.2.2. Antidepressores
2.2.3. Antipsicóticos e estabilizadores do humor
2.2.4. Dependência farmacológica
2.2.5. Antiparkinsónicos e outros fármacos com utilidade em doenças neurodegenerativas
2.2.6. Antiepilépticos


PROGRAMA LABORATORIAL

1. Considerações gerais sobre a avaliação da eficácia de fármacos em humanos vs. modelos não-humanos. Simulação de ensaios com técnicas de randomização, ocultação e estudo do efeito placebo.
2. Introdução às boas práticas de experimental animal. Ensaios não invasivos em Mus musculus. Ensaios em campo aberto (open field), labirinto em cruz elevada (elevated plus maze), cilindro rotativo (rota-rod), e outros testes comportamentais não invasivos.
3. Métodos alternativos à experimentação animal. Organismos menos complexos (Drosophyla melanogaster, Danio rerio). Ensaios in vitro. Ensaios com órgãos isolados.
4. Caracterização de agonistas. Curvas concentração resposta, cálculo da CE50 (EC50), pEC50. Afinidade, actividade intrínseca, potência e eficácia.
5. Caracterização de antagonistas. Antagonismo: fisiológico, farmacológico, competitivo, não-competitivo, reversível e irreversível. Regressão de Schild. Cálculo do pA2 e pKb.
6. Mecanismos de inactivação de neurotransmissores. Dessensibilização e reserva de receptores. Caracterização de receptores. Ordem de potência de agonistas e antagonistas.
7. Uso de programas de cálculo e representação gráfica para o traçado e análise de parâmetros farmacológicos.

Bibliografia Obrigatória

Gilman Alfred Goodman ed.; Goodman and Gilman.s: the pharmacological basis of therapeutics. ISBN: 0-02-344710-9
Guimarães Serafim; Terapêutica medicamentosa e suas bases farmacológicas. ISBN: 972-0-06029-8
Rang H. P.; Pharmacology. ISBN: 0-443-05974-8
Katzung Bertram G. ed.; Basic & clinical pharmacology. ISBN: 0-07-117968-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Integração de métodos pedagógicos magistrais, tutoriais e experimentais, maioritariamente presencial mas complementado com plataforma de e-learning.

AULAS TEÓRICAS
(Serão integralmente leccionadas pelo regente da disciplina; não estão previstas aulas teóricas por outros docentes ou convidados)
Exposição magistral dos conteúdos programáticos, com sistematização dos aspectos mais pertinentes e actuais.
Sempre que for oportuno, privilegiar-se-á a discussão interactiva com os alunos das matérias em estudo, nomeadamente, através de aulas de debate.

AULAS LABORATORIAIS
(São leccionadas em bloco -> mesmo tema, mesmo docente todas as turmas)
(Os temas são distribuídos pelo regente da disciplina e pelos Assistentes convidados de forma proporcional à distribuição de serviço oficial; Poderá haver apoio às aulas laboratoriais por parte de estudantes de Doutoramento, supervisionados pelo regente da disciplina)
Compreendem a planificação, execução e interpretação de experiências, privilegiando-se a criação de dinâmica de grupos e a aprendizagem baseada em problemas (problem-based-learning).

PLATAFORMA DE E-LEARNING
Fóruns: partilha de resultados obtidos nas aulas laboratoriais + discussões temáticas
Glossários: Pesquisa e sistematização de informação relevante para o estudo da disciplina
Esclarecimentos de dúvidas e disponibilização de material de apoio

PERÍODOs DE ATENDIMENTO PEDAGÓGICO
2af 18-19h; 4af 18-19h; ou outros horários a combinar em função da compatibilidade dos horários de aulas dos alunos e docentes
Esclarecimento de dúvidas e ensino tutorial em complemento às aulas teóricas e laboratoriais

Palavras Chave

Ciências da Saúde > Ciências farmacológicas > Farmacologia clínica
Ciências da Saúde > Neurociências > Neurofisiologia
Ciências da Saúde > Ciências farmacológicas > Farmácia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 65,00
Apresentação 1 - Aval Distribuída Trabalho laboratorial 14,00 2011-03-30
Apresentação 2 - Aval Distribuída Trabalho laboratorial 14,00 2011-05-18
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Preparação Exame Final Estudo autónomo 82,5 2011-06-24
Total: 82,50

Obtenção de frequência

Para a obtenção de frequência, o cumprimento da assiduidade nas aulas laboratoriais é obrigatório, de acordo com as normas de avaliação da FFUP em vigor.

Fórmula de cálculo da classificação final

NOTA FINAL (0-20) = nota da avaliação distribuída (0-5) + nota do exame final (0-15) + (Máx 0,5: vd. *** abaixo)

Não é necessário nota mínima na avaliação distribuída para aceder ao exame final.
A participação na avaliação distribuída é facultativa, podendo um estudante desde que tenha frequência laboratorial aceder ao exame final, mas se a nota de avaliação distribuída for = 0 valores, a nota final máxima possível serão os 15 valores do exame final.

Serão considerados aprovados os estudantes que obtenham uma NOTA FINAL igual ou superior a 10 valores (aplicam-se as regras convencionais do arredondamento matemático: 9,50=10; 9,49=9). (vd *** abaixo)
NÃO estão previstas PROVAS ORAIS.


AVALIAÇÃO DISTRIBUÍDA:
5 valores dos 20 da disciplina;
Maioritariamente relacionada com as aulas laboratoriais;
2 eventos principais (2,5 valores cada), cada um integrando uma apresentação oral sobre resultados obtidos nas aulas laboratoriais;
Só será atribuída classificação a quem participar activamente nos eventos principais;
As classificações serão atribuídas individualmente, sendo eventualmente diferenciadas dentro do mesmo grupo sempre que tal se justificar.
Para efeitos de diferenciação da classificação será considerado:
a) Apresentação e discussão oral dos projectos de grupo nas aulas laboratoriais;
Poderá adicionalmente ser considerado:
b) Participação e desempenho nas aulas laboratoriais;
c) Relatórios de projectos de grupo nas aulas laboratoriais;
NOTA1: Os relatórios serão considerados a pedido dos estudantes que pretendam alterar a classificação obtida após apresentação oral no evento principal. Dependendo da qualidade do relatório, a classificação poderá subir (até ao máximo de 2,5 valores correspondente ao evento principal), manter-se, ou descer (ate um mínimo de 0 valores para esse evento principal). -> Isto constitui um estímulo à entrega de relatórios com qualidade.
NOTA2: Para uma participação num relatório ser considerada válida, no formulário respectivo na plataforma de e-learning deverá constar uma declaração de participação do requerente. A requisição terá de ser validada idealmente por todos, mas no mínimo pela maioria dos colegas que participaram na elaboração do relatório. Esta informação (Relatórios + Requisições + Declarações) ficará disponível a todos os estudantes da disciplina.
-> Isto constitui um estímulo à participação activa nos trabalhos de grupo e assegura a transparência do processo de avaliação.

EXAME FINAL:
Consistirá num exame do tipo escolha múltipla, englobando a totalidade da matéria abordada na disciplina (até 15 valores dos 20 da disciplina).
Cada pergunta terá uma frase principal e 5 alíneas associadas. Nunca estarão as 5 certas ou as 5 erradas. Os descontos são proporcionais ao nº de certas e erradas, anulando a cotação positiva por resposta aleatória. Não há transição de cotações negativas entre questões (min =0).
Exemplos de questões são disponibilizados na plataforma de e-learning como EXAMES FORMATIVOS.


***NOTA FINAL
Para feitos de arredondamento da nota final ao número inteiro imediatamente superior, i.e., os acréscimos nunca serão superiores a 0,5 valores, poderá ser considerado, a pedido do estudante:
a) Participação (em qualidade) nos fóruns de discussão, glossários e outras actividades relevantes para o processo de aprendizagem e demonstração de competências em Farmacologia na plataforma de e-learning;
-> Isto constitui um estímulo à participação em qualidade na plataforma de e-learning

Os estudantes terão acesso à ficha de correcção do exame, e notas da avaliação distribuída, podendo calcular a nota sem arredondamento. O pedido de arredondamento tendo em consideração a alínea a) acima, terá de ser efectuado por escrito na plataforma de e-learning, com indicação das participações concretas que justificam o arredondamento. Essa informação ficará disponível para todos os estudantes da disciplina.
-> Isto assegura transparência do processo de avaliação.

Provas e trabalhos especiais

Os alunos que estejam dispensados da frequência das aulas laboratoriais, seja por pertencerem a regimes especiais previstos na lei, seja por outros motivos aprovados pelo órgão competente na FFUP, poderão aceder à cotação prevista na AVALIAÇÃO DISTRIBUÍDA (até 5 valores dos 20 da disciplina) através de uma PROVA ESPECIAL. Esta consistirá numa prova com uma componente escrita (50%) e uma componente oral (50%), incidindo maioritariamente sobre as matérias mais directamente relacionadas com as aulas laboratoriais, tal a como a avaliação distribuída para os estudantes não abrangidos por este regime.
NÃO é necessário nota mínima na prova especial para aceder ao exame final.

EQUIVALÊNCIAS ou REPETIÇÃO DA AVALIAÇÃO DISTRIBUÍDA
Os alunos que já possuam nota de avaliação distribuída a esta disciplina, obtida em anos anteriores mas cuja frequência se mantenha válida de acordo com as normas de avaliação em vigor, poderão optar pelo estabelecimento de uma equivalência proporcional à nota anteriormente obtida:
(Nota de equivalência actual = nota anterior * máximo da escala actual / máximo da escala da nota anterior).

Alternativamente, podem DESISTIR da nota da avaliação distribuída obtida em anos anteriores e REPETIR a totalidade da avaliação no corrente ano lectivo. Esta decisão terá de ser manifestada em formulário disponibilizado na plataforma de e-learning. Uma vez formalizada, a decisão é irreversível. O estudante não poderá recuperar a classificação anterior, mesmo que a obtida no corrente ano lectivo seja inferior.
As condições em que se processa esta repetição serão idênticas para todos os estudantes, e as aulas cuja frequência é novamente obrigatória serão todas aquelas que estiverem associadas a trabalho de grupo, por forma a não prejudicar os colegas do grupo laboratorial em que forem inseridos.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o previsto nas normas de avaliação em vigor na FFUP.

Melhoria de classificação

O estudante pode requerer melhoria de classificação de acordo com as normas de avaliação da FFUP em vigor. Esta melhoria aplica-se exclusivamente ao Exame Final. A Nota Final após melhoria corresponderá à classificação mais alta obtida nos dois Exames Finais efectuados, adicionada da nota da Avaliação Distribuída anteriormente obtida (esta última, dada a sua especificidade, não está sujeita a melhoria independente).

Os estudantes inscritos na disciplina, com frequência laboratorial em anos anteriores, poderão REPETIR a avaliação contínua no presente ano lectivo, devendo para tal desistir da nota obtida anteriormente. (Info. adicional na secção "Provas e Trabalhos Especiais"/Equivalências ou Repetição da avaliação distribuída")

Observações

Os estudantes devem ter conhecimentos prévios de Fisiologia necessários à compreensão das funções fundamentais dos principais órgãos e sistemas, bem como dos mecanismos de comunicação celular.

Língua de ensino:
Português e, sempre que necessário, Inglês ou Castelhano
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