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Micologia

Código: MI073226     Sigla: MICOL

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Saúde

Ocorrência: 2012/2013 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Laboratório de Microbiologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MICF 192 MICF - Plano Oficial 3 - 5 39 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Compreensão do interesse dos fungos no meio que nos rodeia e da sua importância como agentes de infeção no animal.
Aquisição dos conhecimentos necessários para a manipulação dos fungos no laboratório e das principais características que permitem a sua identificação laboratorial.
Compreensão da patogénese da infeção fúngica e dos meios disponíveis para a prevenção e tratamento.

Programa

Características estruturais e fisiológicas da célula fúngica, sua taxonomia e multiplicação.
Interesse dos fungos no mundo biológico, na biotecnologia e na patologia.
Os principais grupos de fungos e os fungos mais importantes em patologia humana.
Breves considerações sobre o diagnóstico laboratorial das infeções fúngicas.
Processos de identificação e aplicação de técnicas micológicas fundamentais.
Aspetos gerais da patogénese das infeções fúngicas. Influência dos fatores ligados aos fungos e ao hospedeiro. Mecanismos de defesa do organismo.
Tratamento das infeções fúngicas. Antifúngicos usados na prática clínica.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

a) Aulas teóricas (1,5 horas/semana): recorrendo aos meios audiovisuais disponíveis, em particular apresentações em Power Point;
b) Aulas laboratoriais: os estudantes são envolvidos em trabalhos laboratoriais.
Os trabalhos laboratoriais (1,5 horas/semana) são efetuados individualmente. Considerando as dificuldades logísticas para turmas de 20 ou mais estudantes, em alguns períodos da aula os estudantes poderão ser divididos, de forma a executarem individualmente o seu trabalho. Sem conhecimento atual do número de estudante por turma, não é possível prever essa necessidade.
O cronograma será previamente apresentado aos estudantes e as aulas laboratoriais serão acompanhadas com esquemas fornecidos e técnicas previamente apresentadas no início das aulas teóricas.
As horas de atendimento pedagógico são duas, a designar quando existir horário.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Obtenção de frequência

- A avaliação da frequência na unidade curricular segue o previsto nas "normas de avaliação" em vigor na FFUP 2012/2013.
- A presença dos estudantes nas aulas laboratoriais é obrigatória, sendo considerados sem frequência os estudantes cuja presença nas aulas seja inferior a 75% das aulas previstas.
- A presença dos estudantes nas aulas teóricas não é obrigatória.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação da unidade curricular segue o previsto nas “normas de avaliação” em vigor na FFUP 2012/2013.
A componente laboratorial é avaliada de uma forma contínua através de testes de avaliação de execução e respetivos relatórios. Os estudantes que não tiverem nota superior ou igual a 9,5 serão submetidos a um exame de execução laboratorial com o preenchimento de um relatório. A não realização de uma das componentes da avaliação contínua poderá ou não justificar a realização do exame laboratorial final, dependendo das competências adquiridas pelo estudante e da classificação obtida nas restantes componentes. A falta a mais de uma componente conduz obrigatoriamente à realização de exame laboratorial final.
Os estudantes que tendo obtido uma classificação superior ou igual a 9,5 valores na avaliação distribuída, que pretendam realizar o exame laboratorial da correspondente época, colocarão em causa a sua nota, podendo depois de aprovados reprovar no respetivo exame e sendo impedidos de realizar o exame teórico.
Apenas os estudantes que obtiverem nota de 9,5 na avaliação contínua ou no exame laboratorial final serão admitidos à prova escrita do exame final, o qual abrange a totalidade dos conhecimentos ministrados nas aulas teóricas e laboratoriais. Obterão aprovação os estudantes com nota superior ou igual a 9,5 valores no exame teórico escrito. Uma nota inferior a 9,5 corresponde a reprovação.
No início do semestre é comunicado aos estudantes o tipo de avaliação aplicada.

A componente laboratorial tem um peso de 40% na nota final, enquanto a componente teórica corresponde a 60%.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Segundo as normas de avaliação da FFUP 2012/2013. Os estudantes que não tenham obrigatoriedade de assistir às aulas laboratoriais para obtenção de frequência, e não o pretendam fazer, serão obrigados a realizar o exame laboratorial final. Apenas com aprovação, classificação superior ou igual a 9,5 valores, poderão realizar a prova escrita do exame final.

Melhoria de classificação

- O estudante tem direito a requerer a repetição das provas do exame laboratorial e teórico ou apenas do exame teórico para melhoria de nota numa das duas épocas, normal ou de recurso, imediatamente subsequentes áquela em que obteve aprovação. Não está prevista a realização exclusiva do exame laboratorial.
- A repetição das provas para melhoria de nota só pode ser realizada uma vez.
- A classificação final da disciplina será a mais alta das obtidas no conjunto das duas provas realizadas.
- Se o estudante opta por realizar apenas a prova teórica então a classificação final será a resultante da ponderação da melhor nota do exame final com a que o aluno teve quando foi avaliado no ensino laboratorial.

Observações

Pressupõem-se os conhecimentos básicos de Microbiologia, pelo que os estudantes deverão ter frequentado as aulas de Microbiologia. O não cumprimento da presente recomendação implica problemas de segurança no laboratório por ausência de conhecimentos e competências para a manipulação de microrganismos in vitro.
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