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Alimentação Humana I

Código: MI073123     Sigla: ALHUM1

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Saúde

Ocorrência: 2011/2012 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: http://moodle.up.pt/course/view.php?id=3629
Unidade Responsável: Laboratório de Bromatologia e Hidrologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MICF 199 MICF - Plano Oficial 3 - 5 52 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A disciplina de Alimentação Humana I visa proporcionar uma formação teórica e laboratorial relativa aos nutrientes vitais dos alimentos, princípios da alimentação saudável nas diferentes faixas etárias e a importância da alimentação na saúde do individuo, incidindo igualmente sobre as questões alimentares mais importantes no Mundo de hoje. Actualmente, os contornos que delimitam o alimento, o medicamento e o tóxico são difíceis de definir e as barreiras que os separam são cada vez mais ténues. Consequentemente, esta disciplina apresenta um conteúdo multidisciplinar nas matérias a ministrar. O ensino proposto baseia-se em aulas teóricas interligadas com laboratoriais, levando o aluno a correlacionar informação diferente através da discussão de problemas concretos, com o intuito de:
1 - Proporcionar aos estudantes conhecimentos sobre a importância da alimentação na saúde e evidenciar a função do alimento como medida preventiva no que respeita à saúde das populações, um campo da saúde que em muitas circunstâncias está esquecido.
2 - Conhecer os nutrientes vitais e a sua distribuição nos alimentos.
3 - Conhecer as necessidades alimentares do indivíduo saudável nas suas várias faixas etárias: alimentação da grávida e do recém-nascido, alimentação infantil, alimentação do adolescente e do jovem, alimentação do adulto e do idoso, para deste modo, saber escolher os alimentos, de forma e em quantidades adequadas às necessidades diárias ao longo das diferentes fases da vida.
4 - Consciencializar os alunos para a importância da qualidade e segurança alimentar no Mundo de hoje, e os constituintes que podem por em causa a segurança alimentar (aditivos, contaminantes, pesticidas, resíduos de drogas veterinárias, compostos tóxicos resultantes do processamento dos alimentos).
5 - Despertar nos alunos motivações e atitudes científicas, nomeadamente, de racionalidade, rigor, consistência no saber, trabalho de equipa, interpretação dos dados obtidos, e espírito crítico.

Programa

1. Importância da Educação alimentar da população e regras da alimentação saudável.

2. Conhecer a distribuição dos nutrientes vitais nos alimentos
2.1. Água
2.2. Aminoácidos, péptidos e proteínas
2.3. Glúcidos (monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos)
2.4. Lípidos: Classificação e funções nos alimentos.
2.5. Sais minerais
2.6. Vitaminas lipossolúveis e vitaminas hidrossolúveis
2.7. Componentes bioactivos

3. Necessidades nutricionais do indivíduo saudável nas suas várias faixas etárias
3.1. A nova roda dos alimentos e a pirâmide alimentar
3.2. As necessidades energéticas do indivíduo saudável nas suas várias faixas etárias
3.2.1. Alimentação da grávida e da lactante
3.2.2. Alimentação do lactente, o leite humano e as fórmulas de alimentação infantil
3.2.2.1 Maturidade das funções digestivas e metabólicas do lactente
3.2.2.2 Vantagens do aleitamento materno
3.2.2.3 Diferenças entre leite humano e o leite de vaca
3.2.3. Diversificação alimentar
3.2.4. Alimentação na infância e na adolescência
3.2.5. Alimentação do idoso
3.3. Controlo de peso
3.3.1. Índice de massa corporal (IMC ) ou Índice de Quetelet
3.3.2. Gráficos da relação peso / altura
3.3.3. Exercício físico
3.3.4. Como ganhar peso. Como perder peso
3.4. Elaboração de uma dieta

4. Qualidade e Segurança Alimentar: desafio do mundo moderno

4.1. A qualidade em todos os seus aspectos
4.1.1. As substâncias sápidas e substâncias do aroma
4.1.2. A importância da análise sensorial
4.1.3. Autenticidade dos alimentos: identificação de biomarcadores.
4.1.4. Alimentos certificados
4.2. Política alimentar na União Europeia
4.3. Avaliação de Riscos
4.4. Segurança alimentar do ponto de vista da nutrição
4.5. Constituintes dos alimentos que podem por em causa a sua segurança
4.5.1. Aditivos. Relação benefício/risco
4.5.2. Contaminantes
4.5.3. Contaminantes resultantes do processamento e culinária dos alimentos
4.5.4. Outros compostos com actividade fisiológica
4.6. Avaliação do risco e garantia de segurança dos "novos alimentos"
4.7. Organismos geneticamente modificados: Legislação e segurança alimentar
4.8. Análise de perigos e controlo dos pontos críticos (HACCP)


Programa das aulas laboratoriais
1. Análise do valor nutricional de alguns alimentos.
1.1. Avaliação do teor de humidade pelo infrateste.
1.2. Determinação das cinzas.
1.3. Doseamento da gordura por diferentes metodologias.
1.4. Determinação do teor em proteínas pelo método de Kjeldahl .
1.5. Determinação do teor de glúcidos por métodos químicos e por métodos físicos.
1.6. Determinação do valor calórico total dos alimentos analisados e comparação com a rotulagem.

2. Doseamento de alguns constituintes dos alimentos:
2.1. Doseamento de nitratos em vegetais por HPLC/UV
2.1. Licopeno em Ketchup.
2.2. Doseamento das antocianinas num sumo de fruta.
2.3. Doseamento da Trimetilamina em peixe.
2.4. Análise de vinhos: doseamento do grau alcoólico e do teor de SO2.

3. Contacto com tabelas de composição dos alimentos. Calcular necessidades energéticas adaptadas às várias etapas da vida. Formular ementas nutricionalmente adequadas. Integração dos alimentados analisados em padrões de consumo.

Bibliografia Obrigatória

Owusu-Apenten Richard; Introduction to food chemistry. ISBN: 0-8493-1724-X
Belitz Hans-Dieter; Food chemistry. ISBN: 3-540-40818-5
Garrow J. S. ed.; Human nutrition and dietetics. ISBN: 0-443-05627-7
Caballero Benjamin 340; Encyclopedia of food sciences and nutrition. ISBN: 0-12-227055-X

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A disciplina será leccionada em regime de elearning misto, com aulas presenciais e apoio on-line na plataforma Moodle. As aulas presenciais incluem aulas teóricas e laboratoriais. O ensino teórico tem como base a exposição das matérias em aulas teóricas, de cerca de 50 minutos. Na disciplina de Alimentação Humana I as aulas laboratoriais vão proporcionar aos alunos a possibilidade de realizarem a separação e quantificação dos compostos presentes nos alimentos, cuja importância foi previamente explicada nas aulas teóricas. Será colocada à sua disposição a tecnologia analítica mais adequada para cada análise. O material de apoio à disciplina é disponibilizado na plataforma on-line e os trabalhos de grupo solicitados ao longo do semestre serão também enviados pela plataforma.
No decorrer do semestre será realizado uma avaliação on-line sobre o conteúdo das aulas laboratoriais. O exame final também é realizado na plataforma Moodle. Nestas avaliações só é permitido utilizar calculadora científica.

Palavras Chave

Programas gerais > Programas de base
Programas gerais > Programas de base > Programas de base
Ciências Naturais > Ciências agrárias
Ciências da Saúde
Ciências Sociais, comércio e direito > Programas de base
Ciências Físicas > Química
Programas gerais > Programas de base

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 52,00
Avaliação laboratorial on-line Exame 1,00 2011-11-23
Avaliação laboratorial grupo Trabalho escrito 2,00 2011-12-02
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Os alunos que não tenham frequência laboratorial terão que realizar um exame laboratorial, onde serão sorteados dois trabalhos realizados durante o semestre (incluindo os trabalhos realizados através da plataforma).

- A assistência dos alunos às aulas laboratoriais é obrigatória sendo considerados sem frequência os alunos cuja assistência seja inferior a 25% das aulas previstas.
- A assistência dos alunos às aulas teóricas não é obrigatória.


Fórmula de cálculo da classificação final

Na disciplina de Alimentação Humana I, a avaliação final resulta da informação obtida num exame escrito (60%) e da avaliação das aulas laboratoriais (40%). No exame escrito é necessário aprovação (classificação de pelo menos 50%), o mesmo não se verifica com a avaliação laboratorial.

Provas e trabalhos especiais

A avaliação do aproveitamento das aulas laboratoriais é efectuada de forma contínua, pelo desempenho demonstrado no decurso das mesmas e pela classificação obtida num questionário individual realizado on-line numa aula laboratorial durante o semestre visando a matéria dos trabalhos práticos (1ª e 2ª série de trabalhos), assim como, os trabalhos de grupo que são solicitados ao longo do semestre.
A atribuição de uma nota laboratorial contribuirá com um peso de 40% na nota final da disciplina e não é eliminatória para ir ao exame teórico.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Conforme as normas de avaliação da FFUP no ano lectivo 2011/2012.

Melhoria de classificação

Os alunos têm direito a requerer a repetição das provas do exame teórico final para melhoria de nota, uma única vez , numa das duas épocas, normal ou de recurso, imediatamente subsequentes àquela em que obtiveram aprovação.
A classificação final da disciplina será a mais alta das obtidas nas duas provas realizadas.
A classificação final será a resultante da ponderação da nota do exame teórico final com a que o aluno teve quando foi avaliado no ensino laboratorial.
A melhoria de classificação laboratorial pode ser obtida pela realização de um exame laboratorial onde serão sorteados dois trabalhos realizados durante o semestre (incluindo os trabalhos realizados através da plataforma).
Se o estudante requerer melhoria da classificação laboratorial e do exame final o resultado final resultada da classificação obtida nessas duas provas.

Observações

Os alunos devem ter conhecimentos básicos de bioquímica, química orgânica e métodos instrumentais de análise.
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