Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > MI072217

Microbiologia Geral

Código: MI072217     Sigla: MICROG

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Naturais

Ocorrência: 2012/2013 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Laboratório de Microbiologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MICF 211 MICF - Plano Oficial 2 - 6 52 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A unidade curricular de Microbiologia Geral é a primeira disciplina da área da Microbiologia, do primeiro ciclo do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas. Pretende-se nesta unidade curricular, sensibilizar os estudantes para a relevância da Microbiologia, para a área das Ciências Farmacêuticas, com ênfase particular na área de conhecimento da Bacteriologia.
O programa teórico pretende iniciar os estudantes no estudo dos princípios básicos da Microbiologia dando a conhecer, não só as características gerais das diversas entidades microbianas (bactérias, fungos, parasitas e vírus), mas também a sua relação com o Homem como agentes etiológicos de infecção. Pretende ainda aprofundar os conhecimentos sobre a organização, ultra-estrutura e metabolismo da célula bacteriana, bem como genética de bactérias e terapêutica anti-bacteriana, de forma integrada com os conceitos anteriormente referidos.
O programa laboratorial pretende transmitir aos aestudantes, metodologias laboratoriais típicas do estudo da microbiologia (caracterização morfológica, estudo metabólico, genética bacteriana) e apoiar do ponto de vista experimental, conceitos abordados nas aulas teóricas.

Programa

TEÓRICO
A Microbiologia num curso de Ciências Farmacêuticas. Acções benéficas e acções prejudiciais dos microrganismos.
História da Microbiologia. Posição taxonómica dos microrganismos no contexto dos seres vivos. A árvore da vida.
Principais grupos de microrganismos: bactérias, fungos, parasitas e vírus.
Os microrganismos como agentes causadores de doença. Importância dos microrganismos como flora comensal. Importância ecológica dos microrganismos e na produção biotecnológica.
Fungos. Características estruturais e fisiológicas da célula fúngica, sua taxonomia e multiplicação. Interesse dos fungos no mundo biológico, na biotecnologia e na patologia.
Parasitas. Definição e classificação. Formas de parasitismo.
Vírus como entidades biológicas individuais, sua estrutura, multiplicação e taxonomia.
Bactérias. A célula bacteriana: sua organização celular e ultra-estrutura. Metabolismo bacteriano. Genética bacteriana. Mecanismos de acção e resistência de anti-bacterianos relacionando com os conceitos apresentados ao longo da unidade curricular.
Relação parasita-hospedeiro. Factores de virulência bacterianos.
Controlo físico e químico de microrganismos.
LABORATORIAL
Regras de segurança no laboratório de Microbiologia. Técnica asséptica.
Observação microscópica comparada de bactérias, parasitas e fungos em exame a fresco e após coloração de Gram. Observação da mobilidade de bactérias.
Esterilização.
Meios de cultura em bacteriologia – tipos de meios. Isolamento de culturas bacterianas em meios diferenciais e selectivos. Metabolismo bacteriano. Estudo da actividade enzimática bacteriana. Método de difusão em agar para a determinação da susceptibilidade aos anti-bacterianos.
Genética bacteriana: transferência de caracteres genéticos por conjugação.

Bibliografia Obrigatória

Madigan Michael T.; Brock biology of microorganisms. ISBN: 0-13-049147-0
Prescott Lansing M.; Microbiology. ISBN: 0-07-232041-9
Ferreira Wanda F. Canas 340; Microbiologia. ISBN: 972-757-024-0
Ferreira, WC, Sousa JC e Lima N; Microbiologia, Lidel, 2010. ISBN: 978-972-757-515-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas e laboratoriais.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Obtenção de frequência

Considera-se que o aluno cumpre a assiduidade ,se tendo estado regularmente inscrito, não exceder o limite de 25% das aulas laboratoriais leccionadas
Os alunos que tenham a frequência das aulas laboratoriais e obtenham a classificação de 9,5, na avaliação laboratorial, são admitidos ao exame final escrito.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final na disciplina corresponderá à média das classificações laboratorial e do exame final escrito, com a ponderação de 20% para a avaliação laboratorial e 80% para o exame teórico. Serão aprovados, os estudantes que obtenham a classificação de 9,5 no exame teórico. Não está prevista a realização de provas orais.

Observações

Os alunos deverão ter conhecimentos básicos de Biologia Celular, Bioquímica, Genética e Imunologia. Língua de Ensino: Português e Inglês
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-18 às 09:59:33 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias