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Fisiologia

Código: MI072115     Sigla: FISIOL

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Saúde

Ocorrência: 2012/2013 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: http://moodle.up.pt/course/view.php?id=820
Unidade Responsável: Laboratório de Farmacologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MICF 199 MICF - Plano Oficial 2 - 6,5 65 175,5

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pretende-se que o estudante:

- Adquira conhecimentos sobre a organização funcional do corpo humano e dos mecanismos que lhe permitem assegurar a homeostasia e manter a vida.
- Compreenda os mecanismos de funcionamento dos sistemas nervoso, endócrino, respiratório, cardiovascular, renal, reprodutor e digestivo e o seu funcionamento integrado.
- Compreenda a importância que o conhecimento do funcionamento normal do organismo humano e dos mecanismos reguladores da homeostasia fornece para a compreensão das alterações que se  verificam em caso de doença ou  lesão, e que serão abordados na disciplina de Fisiopatologia.
- Esse conhecimento, proporciona também o suporte necessário à descoberta de novos fármacos e à compreensão dos mecanismos de ação de fármacos, que serão estudados na disciplina de Farmacologia.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

No âmbito desta disciplina são importantes conhecimentos de Biologia celular, Anatomia e Histologia.

Programa

1. PRINCÍPIOS GERAIS DE FISIOLOGIA
Noção de meio interno e homeostasia.
Organização do corpo humano: compartimentos corporais e sua composição.
Comunicação celular: tipos de comunicação celular, mensageiros, recetores e sistemas de transdução de sinal. Mecanismos de regulação da resposta celular.
2. NEUROFISIOLOGIA
Funções dos neurónios e células gliais. Potencial de repouso, potencial de ação e potenciais sinápticos. Condução dos potenciais de ação e transmissão sináptica. Integração sináptica e eficiência sináptica. Neurotransmissores, cotransmissão e neuromodulação.
3. SISTEMA NERVOSO
Níveis de funcionamento do Sistema Nervoso.
Sistema sensitivo: recetores sensitivos, órgãos dos sentidos e codificação da informação.
Vias sensitivas e interpretação cortical da informação das diferentes modalidades. Fisiologia da dor.
Sistema motor: Centros motores cerebrais (córtex, núcleos subcorticais e cerebelo). Mecanismos de controlo motor local (reflexos). Vias motoras descendentes. Manutenção da postura e equilíbrio. Sistema nervoso autónomo: organização, neurotransmissores e efeitos nos órgãos efectores.
Sistema ativador reticular. Estados da consciência.  Regulação do sono e da vigília. Hipotálamo e sistema límbico. Emoções e memória.
4. FISIOLOGIA MUSCULAR
Tipos de fibras musculares e sua inervação. Transmissão na junção neuromuscular. Mecanismos moleculares da contração muscular. Mecânica da contração. Fontes de energia e metabolismo dos músculos. Fadiga muscular.
5. SISTEMA RESPIRATÓRIO
Vias aéreas e pulmões. Propriedades físicas dos pulmões e das vias aéreas. Influências nervosas. Ventilação pulmonar e mecânica pulmonar. Trocas gasosas entre os alvéolos, o sangue e os tecidos. Transporte de gases no sangue. Regulação da ventilação pulmonar.
6. SISTEMA CARDIOVASCULAR
Coração: propriedades elétricas e mecânicas dos cardiomiócitos e tecido nodal. Eletrocardiograma. Registos normais e anormais. Ciclo cardíaco. Débito cardíaco e sua regulação. Circulação: nas artérias e arteríolas. Pressões sanguíneas: pressão sistólica, diastólica e pressão de pulso. Circulação venosa e  capilar. Fluxo sanguíneo e troca de substâncias. Retorno venoso e sua regulação. Mecanismos de regulação da função cardiovascular.
7. SISTEMA URINÁRIO e REGULAÇÃO DO EQUILÍBRIO HIDRO-ELETROLÍTICO.
Processos renais básicos: filtração glomérular, reabsorção e secreção tubulares. Conceito de Clearance renal. Mecanismos de concentração e diluição de urina. Regulação da micção.
Papel do rim na regulação do pH, balanço hídrico e  concentração plasmática de sais.
8. SISTEMA ENDÓCRINO
Hipófise. Secreção e efeitos das hormonas ADH, oxitocina, ACTH, LH, FSH, TSH, GH e prolactina. Tiroide: síntese, secreção, transporte e efeitos das hormonas da tiroide T3 e T4
Suprarrenal: síntese, libertação efeitos dos glucocorticoides e mineralocorticóides.
Metabolismo ósseo. Papel da calcitonina, GH, PHT e calcitriol no metabolismo do cálcio e fósforo.
9. SISTEMA GASTROINTESTINAL
Digestão e absorção dos principais nutrientes: enzimas digestivas, locais de digestão e absorção. Regulação neuronal e hormonal das secreções e da motilidade. Regulação do metabolismo dos principais nutrientes: papel da insulina e do glucagon.
10. SISTEMAS REPRODUTORES
Gametogénese e diferenciação sexual. Sistema reprodutor masculino: espermatogénese e espermiogénese; papel da testosterona e DHT. Ereção e ejaculação de sémen.
Sistema reprodutor feminino: ciclo menstrual, papel das hormonas FSH, LH, estrogénios e progesterona, na regulação do ciclo menstrual. Alterações hormonais observadas durante a gravidez.

Bibliografia Obrigatória

Eric Widmaier, Hershel Raff, Kevin Strang; Vander's Human Physiology, 11/e, Mcgraw-hill, 2008. ISBN: 007304962x
Arthur C. Guyton & John E. Hall; Textbook of Medical Physiology, 11th Edition , Elsevier Saunders, 2006. ISBN: 9780721602400
Silverthorn D.U; Fisiologia Humana. Uma Abordagem Integrada, 2ª Ed. Manobe, 2003. ISBN: ISBN 85-204-1241-6

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nas aulas teóricas procura-se explicar aos alunos os mecanismos envolvidos na regulação de processos que são determinantes para a sobrevivência e bem-estar do ser humano, usando exemplos práticos e recorrendo a esquemas em PowerPoint que são apresentados com o auxílio do sistema Data show. Serão também apresentados Estudos de Caso, a resolver pelos alunos com a ajuda do professor, que estimulam a capacidade de pensar e auxiliam na compreensão de conceitos básicos através da sua aplicabilidade.•
O período destinado ao ensino laboratorial será usado como complemento das aulas teóricas onde os alunos terão oportunidade de executar testes fisiológicos que permitem avaliar a função de alguns sistemas de órgãos, como por exemplo, o sistema nervoso, respiratório e cardiovascular. Permitirão também resolver problemas recorrendo a programas interativos que simulam experiências que não seriam exequíveis durante o período das aulas laboratoriais, mas que permitem testar e aplicar conhecimentos, o que irá facilitar a aprendizagem e a interligação entre os conhecimentos teóricos e a sua relevância prática.

Software

Interactive Physiology. Benjamin Cummmings and adam.com. Versão 2.0 for Windows

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 65,00
Preparação para o EXAME FINAL Exame 100,00
Apresentações - Resolução de um CASO PRÁTICO e do sumário dos conhecimentos adquiridos na execução de um trabalho prático durante uma aula laboratorial Trabalho escrito 40,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

- A assistência dos alunos às aulas laboratoriais é obrigatória sendo considerados sem frequência os alunos cuja assistência seja inferior a 3/4 das aulas efetivamente lecionadas, desde que estas representem mais de 50% das aulas previstas. - A assistência dos alunos às aulas teóricas não é obrigatória.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação será efetuada de uma forma distribuída  entre a componente laboratorial que terá a cotação máxima de 4 valores e um exame final que se realizará durante a época de exames e que terá a cotação máxima de 16 valores. A nota final será obtida pelo somatório das duas componentes de avaliação que corresponde no máximo a 20 Valores.
Os alunos que abdicarem da avaliação à componente laboratorial terão 0 valores nesta componente, podendo apenas apresentar-se ao exame final desde que tenham obtido frequência às aulas laboratoriais, de acordo com as normas em vigor.
O exame final  englobará as matérias teóricas e laboratoriais e consistirá na resolução de num questionário de perguntas de escolha múltipla.

Provas e trabalhos especiais

A componente laboratorial será avaliada da seguinte forma: 1) Resolução e apresentação de um Casos Prático resolvido por um prupo de 2-3 alunos; cotação máxima de 3 valores; 2) Cada grupo será também avaliado através da elaboração de um resumo dos principais conhecimentos adquiridos na execução de um trabalho prático das aulas laboratorias, e apresentando a correção de fichas de avaliação resolvidas nessa aula; cotação máxima de 1 valor. As datas de apresentação dos temas trabalhados em cada componente da avaliação laboratorial encontram-se indicadas num cronograma disponivel que se encontra disponivel na plataforma Moodlena, na página dedicada à disciplina de Fisiologia .

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os alunos Estudantes Trabalhadores, ou ERASMUS, poderão dispensar a componente de avaliação laboratorial. Neste caso terão que efectuar apenas um exame final que englobará as matérias teoricas e laboratoriais, incluindo os casos praticos resolvidos pelos colegas durante o semestre, e que terá a cotação de 20 valores. Os alunos ERASMUS que dispensarem a avaliação laboratorial terão que ter frequência às aulas laboratoriais e deverão comunicar ao regente da disciplina a sua decisão, logo no inicio do semestre.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas de avaliação da FFUP atualmente em vigor, os alunos só podem requerer melhoria da classificação, uma única vez por disciplina, numa das duas épocas, normal ou de recurso, imediatamente subsequentes àquela em que obtiveram aprovação. O aluno nestas circunstâncias terá que repetir apenas o exame escrito final, sendo a classificação obtida igual ao somatório da classificação obtida no exame escrito de melhoria e classificação à componente laboratorial previamente obtida. A classificação final da disciplina será a mais alta das obtidas nas nas provas realizadas.

Observações

- A disciplina poderá eventualmente ser ministrada em Inglês.

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