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Fisiologia

Código: MI072115     Sigla: FISIOL

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Saúde

Ocorrência: 2010/2011 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: http://moodle.up.pt/course/Fisiologia
Unidade Responsável: Laboratório de Farmacologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MICF 253 MICF - Plano Oficial 2 - 6,5 65 175,5

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pretende-se que o estudante:
- Adquira conhecimentos sobre a organização funcional do corpo humano e dos mecanismos que lhe permitem assegurar a homeostasia e manter a vida.
- Compreenda os mecanismos de funcionamento dos sistemas nervoso, endócrino, respiratório, cardiovascular, renal, reprodutor e digestivo e o seu funcionamento integrado.
- Compreenda a importância que o conhecimento do funcionamento normal do organismo humano e dos mecanismos reguladores da homeostasia fornece para a compreensão das alterações que se verificam em caso de doença ou lesão, e que serão abordados na disciplina de Fisiopatologia.
- Esse conhecimento, proporciona também o suporte necessário à descoberta de novos fármacos e à compreensão dos mecanismos de acção de fármacos, que serão estudados na disciplina de Farmacologia.

Programa

1. PRINCÍPIOS GERAIS DE FISIOLOGIA
1.1 Noção de meio interno e homeostasia.
1.2 Organização do corpo humano. Compartimentos corporais e sua composição.
1.3 Comunicação celular.
1.3.1 Tipos de comunicação celular: autócrina, parácrina, endócrina.
1.3.2 Mensageiros, receptores e sistemas de transdução de sinal.
1.3.3 Mecanismos de regulação da resposta celular.
2. NEUROFISIOLOGIA e FISIOLOGIA MUSCULAR
2.1 Neurofisiologia
2.1.1 Funções dos neurónios e células gliais.
2.1.2 Potencial de repouso, potencial de acção e potencias sinápticos. Geração e condução dos potenciais de acção e transmissão sináptica. Integração sináptica e eficiência sináptica. Neurotransmisoores, co-transmissão e neuromodulação.
2.2 Fisiologia Muscular.
2.2.1 Tipos de fibras musculares e sua inervação. Transmissão na junção neuromuscular.
2.2.2 Mecanismos moleculares da contracção muscular. Mecânica da contracção.
2.2.3 Fontes de energia e metabolismo dos músculos. Fadiga muscular.
3. SISTEMA NERVOSO
3.1 Níveis de funcionamento do Sistema Nervoso.
3.2 Sistema sensitivo.
3.2.1 Receptores sensitivos, órgãos dos sentidos e codificação da informação.
3.2.3 Vias sensitivas e interpretação cortical da informação das diferentes modalidades.
3.2.4 Fisiologia da dor.
3.3 Sistema motor.
3.3.1 Centros motores cerebrais (córtex, núcleos sub-corticais e cerebelo). Mecanismos de controlo motor local (reflexos).
3.3.2 Vias motoras descendentes. Manutenção da postura e equilíbrio.
3.4 Sistema nervoso autónomo: organização, neurotransmissores e efeitos nos órgãos efetores.
3.5 Sistema activador reticular. Estados da consciência. Regulação do sono e da vigília.
3.6 Hipotálamo e sistema límbico. Emoções e memória.
4. SISTEMA ENDÓCRINO
4.1 Hipófise. Secreção e efeitos das hormonas ADH, oxitocina, ACTH, LH, FSH, TSH, GH e prolactina.
4.2 Tiróide: síntese, secreção, transporte e efeitos das hormonas da tiróide T3 e T4
4.3 Supra-renal: síntese, libertação efeitos dos glucocorticóides e mineralocorticóides.
4.4 Metabolismo ósseo. Controlo hormonal do metabolismo do cálcio e fósforo. Papel da calcitonina, GH, PHT e calcitriol.
5. SISTEMA CARDIOVASCULAR
5.1 Coração: propriedades eléctricas e mecânicas dos cardiomiócitos e tecido nodal. Electrocardiograma. Registos normais e anormais. Ciclo cardíaco. Débito cardíaco e sua regulação.
5.2. Circulação: arterial e arteríolar. Pressões sanguíneas: pressão sistólica, diastólica e pressão de pulso. Circulação venosa e capilar. Fluxo sanguíneo e troca de substâncias. Retorno venoso e sua regulação.
5.3 Mecanismos de regulação da função cardiovascular.
6. SISTEMA URINÁRIO e REGULAÇÃO DO EQUILÍBRIO HIDRO-ELECTROLÍTICO.
6.1 Processos renais básicos: filtração glomerular, reabsorção e secreção tubulares. Conceito de Clearance renal. Mecanismos de concentração e diluição de urina. Regulação da micção.
6.2 Papel do rim na regulação do pH, balanço hídrico e concentração plasmática de sais.
7. SISTEMA RESPIRATÓRIO
7.1 Vias aéreas e pulmões. Propriedades físicas dos pulmões e das vias aéreas. Influências nervosas. Ventilação pulmonar e mecânica pulmonar.
7.2 Trocas gasosas entre os alvéolos, o sangue e os tecidos. Transporte de gases no sangue.
7.3 Regulação da ventilação pulmonar.
8. SISTEMAS REPRODUTORES
8.1 Gametogénese e diferenciação sexual.
8.2 Sistema reprodutor masculino.
8.2.1 Espermatogénese e espermiogénese: papel da testosterona e DHT. Erecção e ejaculação de sémen.
8.3 Sistema reprodutor feminino.
8.3.1 Ciclo menstrual. Papel das hormonas FSH, LH, estrogénios e progesterona, na regulação do ciclo menstrual. Alterações hormonais observadas durante a gravidez.
9. SISTEMA GASTROINTESTINAL
9.1 Digestão e absorção dos principais nutrientes: enzimas digestivas, locais de digestão e absorção.
9.2 Regulação neuronal e hormonal das secreções e da motilidade.
9.3 Regulação do metabolismo dos principais nutrientes: papel da insulina e da glucagina.

Bibliografia Obrigatória

Arthur C. Guyton & John E. Hall; Textbook of Medical Physiology, 11th Edition , Elsevier Saunders, 2006. ISBN: 9780721602400
William F. Ganon g; Review of Medical Physiology, Lang Medical Books/McGraw-Hill, 2005. ISBN: 0-07-144040-2 / 0892-1253
Eric Widmaier, Hershel Raff, Kevin Strang; Vander's Human Physiology, 11/e, Mcgraw-hill, 2008. ISBN: 007304962x

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nas aulas teóricas procura-se explicar aos alunos os mecanismos envolvidos na regulação de processos que são determinantes para a sobrevivência e bem-estar do ser humano, usando exemplos práticos e recorrendo a esquemas em PowerPoint que são apresentados com o auxílio do sistema Data show. Serão também apresentados Estudos de Caso, a resolver pelos alunos com a ajuda do professor, que estimulam a capacidade de pensar e auxiliam na compreensão de conceitos básicos através da sua aplicabilidade.•
O período destinado ao ensino laboratorial será usado como complemento das aulas teóricas onde os alunos terão oportunidade de executar testes fisiológicos que permitem avaliar a função de alguns sistemas de órgãos, como por exemplo, o sistema nervoso, respiratório e cardiovascular. Permitirão também resolver problemas recorrendo a programas interactivos que simulam experiências que não seriam exequíveis durante o período das aulas laboratoriais, mas que permitem testar e aplicar conhecimentos, o que irá facilitar a aprendizagem e a interligação entre os conhecimentos teóricos e a sua relevância prática.

Software

Interactive Physiology. Benjamin Cummmings and adam.com. Versão 2.0 for Windows

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 65,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

- A assistência dos alunos às aulas laboratoriais é obrigatória sendo considerados sem frequência os alunos cuja assistência seja inferior a 3/4 das aulas efectivamente leccionadas, desde que estas representem mais de 50% das aulas previstas.
- A assistência dos alunos às aulas teóricas não é obrigatória.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação será efectuada de uma forma distribuída entre a componente laboratorial (ACL) que terá a cotação máxima de 5 valores e um exame final (EF) que se realizará durante a época de exames e que terá a cotação máxima de 15 valores.
Não existe nota mínima a nenhuma das componentes da avaliação. A nota final será obtida pelo somatório da ACL e EF que corresponde no máximo a 20 Valores.
Os alunos que abdicarem da avaliação ACL terão 0 valores nesta componente, podendo apenas apresentar-se no EF desde que tenham obtido frequência às aulas laboratoriais, de acordo com as normas em vigor.
O exame final englobará as matérias teóricas e laboratoriais. Consistirá na resolução de num questionário de perguntas de escolha múltipla. O exame final poderá vir a ser realizado em computador, em caso de disponibilidade.

Provas e trabalhos especiais

A avaliação da componente laboratorial (ACL) irá consistir da resolução e apresentação de um Estudo de Caso por aluno (geralmente em grupo de 2-3 alunos no máximo) que terá a cotação de 3 valores e na resolução de um teste individual com perguntas de escolha múltipla ou resposta curta referentes aos Estudos de Caso resolvidos e apresentados pelo colegas ao longo do semestre e que terá a cotação de 2 valores. O exame sobre os Estudos de Caso decorrerá nas últimas aulas do semestre após todos os Casos terem sido apresentados.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os alunos TE, caso assim o entendam, poderão dispensar a componente de avaliação ACL, estando sujeitos apenas ao exame final que englobará as matérias teóricas e laboratoriais (incluindo as matérias abordadas na componente ACL pelos colegas durante o ano lectivo corrente) e que terá a cotação de 20 valores. Os alunos TE que dispensarem a ACL e frequência às aulas laboratoriais terão que comunicar ao regente da disciplina a sua decisão, logo no inicio do semestre.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas de avaliação da FFUP actualmente em vigor, os alunos só podem requerer melhoria da classificação, uma única vez por disciplina, numa das duas épocas, normal ou de recurso, imediatamente subsequentes àquela em que obtiveram aprovação.
O aluno nestas circunstâncias terá que repetir apenas o exame escrito final, sendo a classificação obtida igual ao somatório da classificação obtida no exame escrito de melhoria e da classificação obtida ao longo do semestre através dos trabalhos apresentados nas aulas laboratoriais (ACL). Em casos excepcionais, o aluno pode querer melhorar a classificação obtida à ACL. Nesse caso, o exame escrito terá a cotação de 20 valores e nesse exame serão incluídas perguntas sobre todos os Estudos de Caso apresentados pelos colegas durante o ano lectivo corrente. A classificação final da disciplina será a mais alta das obtidas nas duas provas realizadas.

Observações

No âmbito desta disciplina são importantes conhecimentos de Biofísica, Biologia celular, Anatomia e Histologia.
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A disciplina poderá eventualmente ser ministrada em Inglês.
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