Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > MI072112

Bioquímica II

Código: MI072112     Sigla: BIOQ2

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Físicas

Ocorrência: 2012/2013 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: http://moodle.up.pt/course/view.php?id=3621
Unidade Responsável: Laboratório de Bioquímica
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MICF 180 MICF - Plano Oficial 2 - 6 52 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Compreensão das estruturas dos lipídeos e das suas funções na organização e metabolismo do organismo humano e bem assim o papel dos aminoácidos no metabolismo. Pretende-se que os alunos adquiram bons conhecimentos das estruturas e processos bioquímicos fundamentais que os ajudem a compreender, por exemplo, a patologia associada a certas disfunções e lhes sirvam de apoio à melhor compreensão dos conteúdos da Hematologia, Imunologia, Fisiologia, Farmacologia e Toxicologia. Compreensão da relação estrutura-funções bioquímicas. Aquisição da metodologia experimental necessária à caracterização e avaliação de funções bioquímicas desempenhadas por estruturas sub-celulares (mitocôndrias). Desenvolvimento de boas práticas da utilização de todo o equipamento laboratorial.

Programa

Estrutura dos lipídeos: lipídeos simples e lipídeos complexos. Tracilgliceróis, fosfoglicerídeos, esfingolipídeos, esteroides, lipídeos terpénicos. Estrutura e função das bio membranas. Os lipídeos no organismo humano – organização e metabolismo. Oxidação e síntese dos ácidos gordos. Glucose e ácidos gordos. Síntese de lipídeos.
Metabolismo dos aminoácidos. Fixação do azoto. Inter-relações metabólicas.
Programa Laboratorial: preparação de mitocôndrias – identificação, caracterização e avaliação de algumas funções bioquímicas.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Métodos de Ensino
Aulas teóricas: 2 horas /semana. Aulas magistrais apresentadas em “data show” (power point) e distribuição prévia das apresentações aos alunos.

Aulas laboratoriais: 2 horas /semana. No início do semestre é fornecido aos alunos um Manual de Laboratório, onde estes encontrarão os protocolos dos trabalhos a executar e a respectiva explicação teórica. O aluno trabalha individualmente, executando as determinações bioquímicas previstas no programa curricular da disciplina.
No início do semestre é definido pelo regente da disciplina um horário de atendimento ao aluno (2 horas/semana).

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Obtenção de frequência

A frequência dos alunos às aulas teóricas não é obrigatória.

A frequência das aulas laboratoriais é obrigatória, sendo considerados sem frequência os alunos cuja assiduidade seja inferior a 75% das aulas previstas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação dos alunos é baseada numa prova final escrita que engloba a matéria leccionada nas aulas teóricas e nas aulas laboratoriais, correspondendo a cada uma das partes a seguinte ponderação na classificação final:


Componente teórica.....................................70%
Componente laboratorial
exame teórico ................................20%
apresentação de artigos ...................10%




Provas e trabalhos especiais

Os alunos que por lei estão dispensados da presença de aulas são chamados a realizar a prova prática do exame final. A aprovação nesta prova prática do exame final, é um pré-requisito para a admissão do aluno à prova escrita do exame final.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

É realizada de acordo as normas de avaliação da FFUP.

Melhoria de classificação

O aluno pode requerer melhoria de classificação da prova de exame teórico, uma única vez, numa das duas épocas, normal ou de recurso, imediatamente subsequentes àquela em que obtiveram aprovação.
A classificação final da avaliação teórica será a mais alta das obtidas nas duas provas realizadas.

Observações

Pressupõem-se conhecimentos básicos de Química Orgânica, Química Geral, Biologia Celular e de Bioquímica I e experiência em laboratório de química.
Língua de Ensino:
Português e, eventualmente, Francês e Inglês.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-16 às 07:36:15 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias