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Química Geral e Inorgânica

Código: MI071105     Sigla: QGINOR

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Físicas

Ocorrência: 2010/2011 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Laboratório de Química Aplicada
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MICF 199 MICF - Plano Oficial 1 - 5,5 65 148,5

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Os objectivos definidos para a disciplina de Química Geral e Inorgânica prendem-se naturalmente com o seu papel elementar, generalista e de suporte pedagógico, mas a sua abordagem e desenvolvimento será consequência do nível específico de conhecimentos exibido pelos alunos, e da sua subsequente evolução. No entanto como objectivos definidos á priori salientam-se:

a) Revisão, uniformização e consolidação de conhecimentos basilares em química, sendo dado um relevo especial à componente inorgânica.

b) Sistematização de conceitos e desenvolvimento das capacidades de identificação, interpretação e resolução de problemas associados com fenómenos ou reacções químicas.

c) Divulgação de conhecimentos mais avançados em áreas diversas da química e estabelecimento, sempre que possível, de ligações com o exercício da actividade farmacêutica.

d) Motivação dos alunos para a necessidade de complementar e consolidar as matérias ministradas ou para o acesso a novos conhecimentos, através do recurso a material bibliográfico, bases de dados, informação disponível na Internet, etc.

Programa

Programa das aulas teóricas:
1. Átomos, moléculas e iões

1.1. Matéria
1.2. A teoria atómica de Dalton
1.3. A estrutura do átomo
1.4. Relações mássicas
1.5. Moléculas: átomos em combinação
1.6. Iões e compostos iónicos
1.7. Composição elementar dos compostos
1.8. Nomenclatura dos compostos inorgânicos
1.9. Compostos de coordenação

2. Reacções químicas I: Equações químicas e reacções em solução aquosa

2.1. Equações químicas: equação molecular e iónica
2.2. Propriedades das soluções aquosas
2.3. Electrólitos e não-electrólitos
2.4. Reacções de precipitação
2.5. Reacções de complexação
2.6. Reacções de ácido-base
2.7. Reacções de oxidação-redução

3. Reacções químicas II: Estequiometria

3.1. Balanceamento de equações químicas
3.2. Quantidades de reagentes e produtos
3.3. Reagente limitante e reagente em excesso
3.4. Rendimento das reacções
3.5. Reacções químicas em solução
3.5.1. Preparação de soluções
3.5.2. Unidades de concentração
3.6. Estequiometria de solução
3.6.1. Análise quantitativa

4. Ligação química: Conceitos básicos

4.1. Notação de Lewis
4.2. A ligação iónica
4.3. A ligação covalente
4.4. Electronegatividade
4.5. Escrita de estruturas de Lewis
4.6. Carga formal e estrutura de Lewis
4.7. Ressonância
4.8. Excepções à regra do octeto

5. Forças Intermoleculares e Estados da matéria

5.1. Forças intermoleculares
5.2. O estado gasoso
5.3. O estado líquido
5.4. O estado sólido
5.5. Teoria cinética dos gases
5.6. Teoria cinética de líquidos e sólidos
5.7. Equilíbrio sólido-líquido
5.8. Equilíbrio Líquido-gás
5.9. Equilíbrio sólido-gás
5.10. Mudanças de fases
5.11. Diagramas de fase
7.11. Diagrama de fase sólida e líquida de misturas

6. Soluções

6.1. Tipo de soluções
6.2. Perspectiva molecular do processo de dissolução
6.3. Soluções de líquidos em líquidos
6.4. Soluções de sólidos em líquidos
6.5. Temperatura e solubilidade
6.6. Efeito da pressão na solubilidade de gases
6.7. Propriedades coligativas de soluções de não-electrólitos
6.7.1. Abaixamento da pressão de vapor
6.7.2. Elevação ebulioscópica
6.7.3. Depressão crioscópica
6.7.4. Pressão osmótica

7. Sistemas bioinorgânicos

7.1. Iões metálicos e sistemas biológicos
7.2. Quelato-terapias
7.3. Complexos metálicos
7.4. Radiofármacos

8. Equilíbrio químico

8.1. O conceito de equilíbrio
8.1.1. Equilíbrio homogéneo
8.1.2. Equilíbrio heterogéneo
8.1.3. Equilíbrio múltiplo
8.1.4. Factores que afectam o equilíbrio
8.1.5. A constante de equilíbrio
8.1.6. Equilíbrio e termodinâmica
8.1.7. Coeficientes de actividade
8.1.8. Força iónica
8.1.9. Coeficiente de actividade
8.2. Equilíbrio de Precipitação
8.2.1. Solubilidade e produto de solubilidade
8.2.2. Solubilidade e efeito do ião comum
8.2.3. Solubilidade e pH
8.2.4. Solubilidade e equilíbrio de complexação
8.3. Equilíbrio de Complexação
8.3.1. Formação de complexos
8.3.2. Complexos metal-quelato
8.3.3. Titulações complexométricas

Programa das aulas práticas:
Resolução de exercício referentes à matéria ministrada nas aulas teóricas.

Programa das aulas laboratoriais:

1. Utilização do laboratório de química
1.1. Normas de segurança
2. Medição
2.1. As unidades SI
2.1.1. Massa e peso
2.1.2. Volume
2.1.3. Densidade
2.1.4. Escala de temperaturas
3. Substâncias, aparelhos e operações unitárias
4. Preparação, titulação e rectificação de soluções

Trabalhos Laboratoriais:

1. Preparação de soluções padrões
2. Preparação de soluções não padrão
3. Cristalização de uma amostra impura de ácido salicílico
4. Determinação da curva de solubilidade do KNO3
5. Preparação e purificação do nitrato de potássio
6. Reacções e Estrutura de Sólidos Inorgânicos
7. Deslocamento da posição de um equilíbrio químico
8. Pesquisa de catiões numa amostra

Bibliografia Obrigatória

Chang Raymond; Química. ISBN: 972-9241-68-6
Reger Daniel; Química. ISBN: 972-31-0773-2
Russell John B.; Qímica geral. ISBN: 85-346-0151-8

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A disciplina de Química Geral e Inorgânica é leccionada com recurso a aulas teóricas, práticas e laboratoriais.

As aulas teóricas têm como objectivo a apresentação, desenvolvimento e discussão das matérias que constituem o conteúdo programático da disciplina. Apesar do carácter propedêutico da disciplina procurar-se-á, sempre que possível, estabelecer ligações entre as matérias a leccionar e situações quotidianas particularmente apelativas para os alunos, dando um especial enfoque a exemplos e práticas que envolvam a actividade profissional do farmacêutico.
As aulas teóricas serão ministradas com recurso a diapositivos elaborados em PowerPoint, os quais serão posteriormente impressos e disponibilizados as alunos para que possam fotocopiá-los, funcionando como textos de apoio à disciplina. Simultaneamente, as aulas ficarão disponíveis na página Web da disciplina, tanto em formato PPT (com visualização automática) como em formato PDF (para impressão). A página da disciplina disponibiliza também os sumários das aulas (em simultâneo com a página da Faculdade), exercícios sobre a matéria, ligações a outras páginas consideradas com interesse no âmbito da disciplina, assim como a um exame-tipo semelhante ao utilizado no final do semestre como processo de avaliação, de modo a que os alunos se possam familiarizar com a forma como serão avaliados os seus conhecimentos.
Na primeira aula teórica do semestre os alunos serão informados sobre os objectivos e programa da disciplina, normas e métodos de avaliação e bibliografia recomendada.

As aulas práticas serão utilizadas para esclarecimentos de dúvidas e para resolução de problemas práticos (sempre que possível relacionados com a actividade farmacêutica) em consonância com as matérias ministradas nas aulas teóricas.

As aulas laboratoriais serão utilizadas para a realização de um conjunto pré-definido de 7 trabalhos, cuja selecção é efectuada de modo a que os alunos possam enfrentar situações ou problemas práticos relacionados com as diferentes matérias que constituem o programa teórico. Os trabalhos são realizados em grupos de 2 ou 3 alunos conforme o número de alunos por turma. As duas primeiras aulas laboratoriais serão utilizadas para alertar os alunos para as normas de segurança a que devem obedecer aquando da realização de trabalho experimental em laboratório, assim como para os cuidados a ter e a forma mais correcta de manusear o material que terão ao dispor. Serão também explicados e clarificados os conceitos teóricos subjacentes aos trabalhos a realizar, assim como as técnicas e procedimentos que deverão ser utilizados na sua execução.
Cada aula laboratorial (semanal) terá a duração de 2 horas. Após a execução dos trabalhos os alunos terão que elaborar um relatório, em grupo, que deverão entregar na aula seguinte. Este relatório será utilizado, em conjunto com a avaliação do desempenho nas aulas, para apreciação da competência laboratorial dos alunos. No final do semestre, será atribuída uma classificação laboratorial. Apenas aqueles com aproveitamento terão acesso ao exame teórico. Os alunos sem aproveitamento terão que efectuar um exame laboratorial, o qual envolve a execução de um trabalho aleatório, de modo a conseguirem (se aprovados) acesso ao exame teórico.

O acompanhamento pedagógico dos alunos é efectuado a tempo inteiro, sempre que requisitado pelo aluno, quer por contacto directo, quer através do esclarecimento de dúvidas ou da resolução de problemas por correio electrónico.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Obtenção de frequência

Para obtenção da frequência os alunos devem cumprir os critérios de assiduidade determinados pelas Normas de Avaliação em vigor na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto.
O cumprimento da assiduidade nas aulas teóricas não é obrigatória.
Os alunos que estão dispensados da verificação das condições de assiduidade nas aulas práticas e laboratoriais poderão ser chamados a realizar uma prova prática, cujo aproveitamento condicionára o acesso à prova escrita.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final da disciplina é calculada considerando 20% da classificação obtida na avaliação prática e 80% da classificação obtida na prova escrita.

Melhoria de classificação

O aluno tem direito a requerer a repetição da prova escrita e/ou prática para melhoria de nota, de acordo com as Normas de Avaliação em vigor na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto.
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